Brasil x Argentina: Veja como as seleções chegam para o confronto

Vivendo o pior momento de sua história nas Eliminatórias da Copa do Mundo, Brasil busca se reerguer no clássico contra a Argentina de Messi.
Brasil x Argentina: Veja como as seleções chegam para o confronto (fotomontagem ilustrativa)
Brasil x Argentina: Veja como as seleções chegam para o confronto (fotomontagem ilustrativa)

A noite desta terça-feira (21), terá clássico entre Seleções no Maracanã. Brasil x Argentina se enfrentam, no que poderá ser a última atuação de Messi com a Seleção Argentina no país. Contra os Hermanos, a Seleção Brasileira do técnico Fernando Diniz deverá enfrentar o seu maior desafio até aqui. Válida pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo 2026, a partida deverá ser recheada de emoções.

Vinda de duas derrotas e um empate, a Seleção Brasileira quer reencontrar o caminho para a vitória no Maracanã. Diante do seu torcedor, o Brasil espera ter uma noite digna de sua história e tradição no futebol.

Ao mesmo tempo, a Argentina de Lionel Messi, chega para o confronto “mordida” após ser derrotada em plena La Bombonera pela Seleção Uruguaia. Contra o Brasil, a atual Campeã do Mundo não deverá poupar esforços para se reerguer.

Retrospecto de Brasil x Argentina

Um dos maiores clássicos do Futebol Mundial, Brasil x Argentina já se enfrentaram 108 vezes. Com um equilíbrio quase que perfeito, o Brasil leva a melhor com diferença de apenas quatro jogos.

Enquanto a Seleção Brasileira ganhou ao todo 43 vezes, os Hermanos se saíram melhor em 39 oportunidades. O histórico conta também com 26 empates entre as seleções.

Jogando em sua casa o Brasil soma 23 vitórias, contra 11 dos Argentinos. Apesar disso, nas três últimas vezes em que se enfrentaram aqui, a Seleção Argentina levou a melhor em duas oportunidades.

Curiosamente as duas últimas derrotas Brasileiras tiveram o mesmo placar, 1×0, em um amistoso em 2019 e também na final da Copa América de 2021. Por sinal, o duelo serviu de ponto de virada de chave histórica para Messi na Seleção. Para muitos argentinos, a vitória contra o Brasil deu o impulso que levou a Argentina a chegar bem e após um leve tropeço, se firmar e conquistar a sua segunda Copa do Mundo.

Fernando Diniz vs Lionel Scaloni

Com o time fechado para enfrentar os Argentinos, o técnico Fernando Diniz promoveu apenas duas mudanças na equipe que enfrentou a Colômbia. Enquanto Gabriel Jesus assumiu a vaga deixada por Vini Jr (cortado por lesão), Carlos Augusto assume a lateral-esquerda no lugar de Renan Lordi, por opção técnica do treinador.

Recuperado de lesão, Gabriel Jesus é aposta de Diniz contra a Argentina (Fotos: Joilson Marconne / CBF)

Sob o comando de Diniz a Seleção deverá ir a campo em um 4-2-4 com um quarteto de ataque formado por Gabriel Martinelli, Gabriel Jesus, Rodrygo e Raphinha. Recuperado de lesão especialmente para a partida, Jesus voltará a atuar com a Camisa 9 da Seleção após quase dois anos.

Ao mesmo tempo na Argentina, o técnico Lionel Scaloni fez indicações de que pode levar a campo uma equipe semelhante a que encarou a França na final da última Copa do Mundo. Focado em dar mais espaço e criar oportunidades para Lionel Messi, o treinador sabe fazer a equipe jogar em função do Melhor do Mundo.

Com seu esquema de jogo bem consolidado, Scaloni deverá montar a Argentina em um 4-2-1-3, com foco nas pontas, contando com o talento de Messi e Di María. A principal dúvida segue no posto de centroavante, já que Lautaro Martínez e Julián Álvarez disputam a vaga na função.

Prováveis escalações

Brasil: Ederson, Emerson Royal, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Carlos Augusto; André e Bruno Guimarães; Raphinha, Gabriel Jesus, Rodrygo e Gabriel Martinelli.
Técnico: Fernando Diniz

Argentina: Emiliano Martínez, Molina, Cristian Romero, Otamendi e Tagliafico; Enzo Fernandez, De Paul e Mac Allister; Messi, Di María e Lautaro Martínez.
Técnico: Lionel Scaloni

Horário e onde assistir?

Válida pela 6ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo 2026, a partida entre Brasil x Argentina acontece logo mais às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã. O duelo terá transmissão ao vivo no Sportv (canal por assinatura) e Globo (TV Aberta).

COMPARTILHE: