Destaques, Negócios, RN

Governadora destaca potencialidades do RN a grupo de 40 empresários franceses

Os governadores do Nordeste iniciaram, nesta segunda-feira (18), a missão na Europa. Durante evento em Paris, o grupo apresentou a 40 empresários franceses um mapa de oportunidades de investimentos no Nordeste. Os empresários também puderam esclarecer dúvidas com os governadores e alguns apresentaram atuações que já possuem no Brasil.

Essa é a primeira articulação internacional do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). Para ampliar o fluxo de negócios com investidores europeus e fortalecer as relações de cooperação, o consórcio destaca o potencial de consumo e de desenvolvimento da região nordestina, que reúne 57,1 milhões de habitantes e tem um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 898,1 bilhões, equivalente a 14% do PIB brasileiro.

A governadora Fátima Bezerra destacou as potencialidades do estado potiguar. “O RN lidera o ranking de energia eólica no país, a riqueza em petróleo, o sal, os minérios, além do grande potencial turístico. Saímos daqui com uma data para a realização de um próximo encontro no Brasil a fim de continuarmos as tratativas aqui iniciadas. Quero que elas resultem em investimentos para o nosso Estado, trazendo o que o povo mais precisa: emprego e renda”, disse. Ela ainda reiterou que almeja “um estado produtivo, inclusivo, onde se possa avançar no sentido de garantir melhorias, qualidade e acesso dos serviços públicos que são prestados à população.”

Na viagem à Europa, o objetivo dos governadores é atrair recursos para áreas integradoras, como sustentabilidade, infraestrutura, turismo, saúde, segurança pública, saneamento e energias limpas, inclusive com a perspectiva de abertura de parcerias público-privadas (PPP).

“A nossa vinda foi apresentar o mapa de oportunidades, dizer o quanto a região Nordeste está pronta para o crescimento destacando, inclusive, o potencial de riquezas naturais que nós temos”, acrescentou a governadora do RN. Ela pontuou também a prioridade ao quesito conectividade, frisando que a nossa sociedade é digitalizada e que necessita de atenção especial. “Precisamos dotar a nossa região e os nossos estados com infovias que garantam a conexão com a internet e de boa qualidade. Reforçamos também as prioridades nas questões da agricultura familiar, do saneamento, do tratamento dos resíduos sólidos e do esgoto sanitário. Temos ainda um déficit imenso nessas áreas e temos como desenvolver excelentes parcerias para que possamos avançar nessas direções”, disse.

O governador da Bahia e presidente do Consórcio Nordeste, Rui Costa, mostrou aos franceses as oportunidades em segmentos como energia, conectividade, segurança, além da preservação de rios e nascentes. “Queremos com essa visita aumentar os números de nossa relação comercial com a Europa. O Nordeste é a região do Brasil que tem crescido acima da média. Temos 33 projetos para licitar em PPPs, representando R$ 27 bilhões em investimentos”.

O diretor geral do tesouro francês, Cristophe Bories, disse que “a França investe mais no Brasil do que na China. O Nordeste é uma região que tem três vezes a superfície da França e tem desafios e oportunidades para nossas empresas. As autoridades francesas estão mobilizadas para apoiar projetos no Brasil através de financiamentos. Podemos fazer vários tipos de cooperação entre a França e os estados do Nordeste”.

Para Luis Cesar Gasser, representante do Itamaraty presente na reunião, o Governo Federal vê muito potencial nessa parceria do Nordeste com a Europa e está interessado em aprimorar o que for preciso para atrair mais investimentos estrangeiros.

Foto: Elisa Elsie

O membro do Movimento das Empresas da França (Medef), Gérard Wolf, se mostrou interessado em dar andamento às negociações e sugeriu uma reunião nos próximos meses em Salvador para aprofundar as discussões com as empresas francesas.

“Essa missão mostra a importância da união dos estados do Nordeste, que enfrentam desafios semelhantes, e que atuam juntos para avançar nas soluções. Estamos mostrando as potencialidades do Nordeste para o mundo em busca de novas parcerias e novas oportunidades de negócios”, comentou o governador do Ceará, Camilo Santana.

Organizado pelo Medef, o evento ocorreu na sede do Ministério da Economia e Finanças da França. Após a apresentação e conversa com os empresários, os governadores se reuniram com o ministro francês Bruno Le Maire. Além de Paris, o grupo estará em Roma, na quarta-feira (20), e em Berlim, na quinta (21) e sexta-feira (22).

Participam também da missão os governadores Rui Costa (Bahia), Renan Filho (Alagoas), Camilo Santana (Ceará), João Azevêdo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias (Piauí), assim como o vice-governador Carlos Brandão (Maranhão). O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, não viajou por motivos de saúde e está representado na missão pelo superintendente de Parcerias Público Privadas, Oliveira Junior.

Read More...

Destaques, Mossoró

Projeto de alunos do SESI-RN é destaque no Fantástico

Alunos do SESI Escola viraram pauta no Fantástico, na noite deste domingo (17). Ganhadores da última fase da Olimpíada do Futuro, realizada no último sábado em São Paulo, a matéria falou sobre o projeto Biotinga, um canudo biodegradável feito com cera de carnaúba, mandioca e glicerina.

Liderados pelo professor de Geografia, Aryon Diniz, integraram a equipe os alunos Francisca Hellen, Rhana Helen, Ana Karolina, Ana Beatriz e João Victor, todos alunos da SESI Escola, em Mossoró.

O projeto Biotinga visa ajudar na preservação do meio ambiente e não causa malefícios à saúde humana.

A equipe de reportagem, conduzida pela jornalista Ana Carolina Raimunde, esteve na unidade de Mossoró, na quinta-feira (15), para conhecer o projeto e produzir o material, com destaque para depoimentos de alunos e professores da escola, que integra a Federação da Indústria do Estado do Rio Grande do Norte – FIERN.

Confira a matéria completa:

Read More...

Destaques, Saúde

Começa segunda fase da vacinação contra o sarampo

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira (18) em todo o país. As pessoas, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, são o alvo desta etapa.

De acordo com o último boletim epidemiológico sobre sarampo do Ministério da Saúde, esta faixa etária é a que mais acumula número de casos da doença. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 casos em pessoas de 20 a 29 anos.

O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, disse que um dos motivos é que esse público não tomou a vacina em nenhuma fase da vida e, se tomou, não voltou para aplicar a 2ª dose, necessária para a proteção.

Para atingir essa faixa etária, o ministério adotou algumas estratégias. Uma delas é a realização da segunda fase da campanha de vacinação em locais de grande circulação dessas pessoas. A ação será realizada em conjunto pelos três níveis de governo: federal, estadual e municipal.

Read More...

Destaques, Plantão Policial

Polícia Militar apreende 10 armas, 50 munições e dois coletes durante feriadão

Desde a última sexta-feira (15), com o feriado da Proclamação da República, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte intensificou o policiamento ostensivo em todo o Estado, para “inibir a ocorrência de crimes e reforçar o combate à criminalidade”.

Durante o feriadão, de sexta a domingo, a Polícia Militar registrou na Região Metropolitana a apreensão de dez armas de fogo de diversos calibres, além da apreensão de um simulacro de arma e dois coletes balísticos.

Ainda no combate ao porte ilegal de armas e munições, a PMRN apreendeu cerca de 50 munições intactas de diversos calibres, além de 20 munições deflagradas e um carregador de pistola desmuniciado.

Já no âmbito do combate ao tráfico ilícito de drogas e entorpecentes, a Polícia Militar do RN registrou a apreensão de aproximadamente 4 kg de entorpecentes, sendo 112 pedras de cocaína, 02 tabletes de maconha, 09 trouxinhas de maconha, 01 papelote de cocaína, 42 pedras de crack e 08 porções de crack.

A Polícia Militar ainda registrou a apreensão de substâncias utilizadas para a fabricação de lança perfume (loló) no bairro das Quintas, em Natal. A ocorrência foi registrada na noite da última sexta (15), quando policiais militares do 9° BPM apreenderam 4 litros de clorofórmio, 1 litro de acetona e 9 litros de éter em uma residência após denúncias anônimas.

Ainda durante o feriadão, a Polícia Militar registrou a captura de seis foragidos da Justiça, os quais, após a realização dos procedimentos legais junto à autoridade de Polícia Judiciária, foram reconduzidos ao sistema prisional do Estado para o cumprimento de suas respectivas penas.

Os dados foram coletados durante ocorrências registradas e atendidas pela Polícia Militar do RN na Região Metropolitana entre os dias 15 e 17 de novembro.

Read More...

Mundo

Papa almoça com pessoas carentes e critica quem ‘alimenta o medo’

(ANSA) – Em celebração pela 3ª “Jornada Mundial dos Pobres”, o papa Francisco almoçou neste domingo (17), no Vaticano, com 1,5 mil pessoas carentes de dioceses de toda a Itália.

“Que Deus abençoe todos nesta reunião de amigos. Bom almoço”, disse o líder da Igreja Católica no início do encontro, que teve garçons vestidos a rigor e mesas dignas de grandes banquetes.

O menu não teve carne de porco para permitir a participação de fiéis de outras religiões, como muçulmanos, e incluiu lasanha, frango, frutas, doces e café, além de água, suco de laranja e refrigerante.

A mesa do Papa tinha 20 pessoas. Um morador de rua do norte da Itália sentou ao lado de Francisco e não conseguiu segurar as lágrimas. “Sabe, hoje está tudo bonito, é festa. Será muito difícil voltar para a rua”, disse ele, que se identificou como Giuseppe.

Já Carmen, uma peruana que vive há 13 anos na Itália, participou do almoço com suas filhas e afirmou que não esperava “tantas honras”. “É uma festa bonita, amanhã será mais duro”, acrescentou. Antes do almoço, Jorge Bergoglio havia celebrado uma missa pela Jornada Mundial dos Pobres na Basílica de São Pedro.

Na homilia, o Pontífice argentino criticou aqueles que “disseminam alarmismo” e “alimentam o medo do outro e do futuro”. “Quantas vezes nos deixamos seduzir pela pressa de querer saber tudo e agora, pela última notícia impactante ou escandalosa, pelos gritos de quem grita mais alto e está mais irritado, por quem diz ‘agora ou nunca mais’?”, questionou.

A Jornada Mundial dos Pobres foi instituída pelo Papa em 2016, no fim do Jubileu da Misericórdia, e entrou em vigor em 2017.

Read More...