Brasil vence o Equador de virada no Pré-Olímpico

Em jogo truncado, o Brasil saiu atrás no placar, mas conseguiu virar o jogo e garantiu a classificação antecipada no quadrangular final do Pré-Olímpico.
Brasil vence o Equador de virada no Pré-Olímpico - (Foto: Joilson Marconne / CBF)
Brasil vence o Equador de virada no Pré-Olímpico - (Foto: Joilson Marconne / CBF)

O Brasil garantiu sua classificação com antecedência para o quadrangular final do Torneio Pré-Olímpico. Diante do então primeiro colocado do grupo, o Equador, a Seleção conseguiu uma vitória de virada, após sair atrás em um jogo de poucas oportunidades.

Com gols de Patrik Mercado, para a equipe equatoriana, e de Marlon Gomes e Gabriel Pirani, para a seleção brasileira, os comandados do técnico Ramon Menezes conseguiram garantir a classificação antecipada à próxima fase do torneio. Agora com 9 pontos conquistados em três partidas disputadas, a Seleção poderá poupar titulares para o duelo contra a dona da casa, a Venezuela.

Com a classificação, a Seleção fica a um passo de garantir uma vaga nas Olimpíadas de Paris 2024, maior objetivo da equipe canarinho. Vale lembrar que apenas os dois finalistas do torneio terão vaga garantida nos Jogos Olímpicos.

Como foi Brasil x Equador?

Em um jogo truncado o Brasil conseguiu poucas oportunidade de ameaçar o gol adversário na primeira etapa. Escalado com a mesma formação que garantiu a vitória contra a Colômbia, o Brasil buscava construir melhor e dominar a posse de bola.

Em relação ao segundo objetivo, o Brasil de fato conseguiu ser melhor na posse de bola, mais de 60%. Apesar disso, pouco conseguiu criar em oportunidades claras de gol.

Em sua terceira partida, o Brasil ainda encontra dificuldades na criação de oportunidades. Sem um meia-armador, as atuações da seleção tem dependido dos espaços criados pela dupla Endrick e John Kennedy. - (Foto: Joilson Marconne / CBF)
Em sua terceira partida, o Brasil ainda encontra dificuldades na criação de oportunidades. Sem um meia-armador, as atuações da Seleção tem dependido dos espaços criados pela dupla Endrick e John Kennedy. – (Foto: Joilson Marconne / CBF)

Na primeira etapa, a equipe conseguiu apenas uma grande oportunidade com Endrick. De cabeça, o Camisa 9 desperdiçou a chance criada no cruzamento de Alexsander.

Diante das poucas oportunidades construídas, a equipe voltou diferente na segunda etapa. A entrada de Gabriel Pec na meia-esquerda, no lugar de Maurício, melhorou a velocidade da equipe e capacidade de movimentação.

Apesar da melhora, foi no início do segundo tempo também que a equipe brasileira sofreu seu primeiro gol na competição. Aos 15′ minutos, Patrick Mercado, aproveitando falha da defesa canarinho, não perdoou e mandou para o fundo da rede, antes de Mycael conseguiu reagir ao desvio em Arthur Chaves.

Ao contrário do que poderia acontecer, o gol pareceu dar ainda mais vontade e poder de reação ao Brasil. Em jogada individual, Endrick driblou dois marcadores e chutou cruzado para Marlon Gomes desviar para as redes aos 19′ minutos de jogo.

Em seu terceiro jogo com a Seleção Pré-Olímpica, Endrick não marcou desta vez, mas manteve com a assistência a média de uma participação em gol por partida - (Foto: Joilson Marconne / CBF)
Em seu terceiro jogo com a Seleção Pré-Olímpica, Endrick não marcou, mas manteve com a assistência a média de uma participação em gol por partida – (Foto: Joilson Marconne / CBF)

Substituído logo após o lance, Endrick deu lugar a Marquinhos e o lateral Rikelme deu lugar ao meia Gabriel Pirani. Com o jogo empatado, seria o próprio Pirani quem resolveria a parada para a Seleção Brasileira.

Aos 29′ do segundo tempo, Khellven encontrou Pirani dentro da área. O meia soltou o pé na bola em direção ao gol, mas ela parou nos marcadores. Se não deu na primeira tentativa, deu na segunda, de canhota em um lance de boa reação, o Camisa 7 mandou para o gol e garantiu a virada brasileira. Final Brasil 2×1 Equador!

Classificação e próximos jogos

Com a vitória conquistada diante do Equador, o Brasil alcançou 9 pontos e assumiu a liderança do Grupo A. Faltando apenas mais um jogo para concluir a rodada a Seleção já garantiu a primeira posição, não podendo ser alcançado pelos demais, mesmo em caso de derrota na última rodada.

Agora a Seleção voltará a campo na próxima quinta-feira (1º), às 20h00 (horário de Brasília), contra a dona da casa, a Venezuela. A partida acontece no Estádio Nacional Brígido Iriarte, em Caracas e terá transmissão exclusiva do SporTV (Canal por assinatura).

COMPARTILHE: