Titular contra a Argentina, Gabriel Jesus volta a vestir a Camisa 9 da Seleção Brasileira

O atacante do Arsenal não usava a 9 do Brasil desde fevereiro de 2022, na vitória contra o Paraguai por 4x0, também nas Eliminatórias.
Titular contra a Argentina, Gabriel Jesus volta a vestir a Camisa 9 da Seleção Brasileira (Fotos: Joilson Marconne / CBF)
Titular contra a Argentina, Gabriel Jesus volta a vestir a Camisa 9 da Seleção Brasileira (Fotos: Joilson Marconne / CBF)

Pouco mais de 1 ano e 9 meses após perder a Camisa 9 da Seleção Brasileira, Gabriel Jesus volta a usar a lendária numeração do ataque Canarinho. Diante da Argentina, na noite desta terça-feira (21), no Maracanã, o Brasil terá o seu maior teste desde que foi eliminado da Copa do Mundo do Qatar.

Vinda de uma sequência negativa com um empate e duas derrotas, a Seleção Brasileira está finalizando a sua preparação para enfrentar os atuais Campeões Mundiais. Contra o Brasil, a Argentina poderá levar a campo o mesmo time titular que fez a final contra a França no Qatar.

Com mudanças na escalação, em virtude de lesões e também escolhas do técnico Fernando Diniz, o atacante Gabriel Jesus volta a ser titular vestindo a Camisa 9 do Brasil. Vindo de lesão, o jogador tem sido preparado para a partida contra a Argentina desde que se apresentou a Seleção.

A polêmica convocação de Jesus, lesionado desde outubro, gerou questionamentos sobre suas condições reais de jogo. Seguindo orientações da equipe médica da Seleção, o atacante nem se quer viajou com a delegação brasileira para a partida contra a Colômbia, em Barranquilla.

Na Granja Comary, em Teresópolis, Casa da Seleção Brasileira, o atacante ficou concentrado realizando trabalhos físicos de recuperação e preparação para o duelo contra os Argentinos. Após o retorno da Seleção Brasileira aos treinos, na última sexta-feira (17), Jesus voltou as atividades em campo com o elenco titular.

Lesão e retorno de Gabriel Jesus

Líder técnico e homem de confiança do treinador do Arsenal, Mikel Arteta, Gabriel Jesus se lesionou em uma das suas melhores partidas nesta temporada. Contra o Sevilla, no último dia 24 de outubro, em partida válida pela terceira rodada da fase de Grupos da Champions League, o Camisa 9 deu a assistência e marcou o gol da vitória por 2×1.

Apesar disso, saiu no final do segundo tempo lesionado. Até então apontado com o melhor jogador da competição, Jesus deixou o campo mancando e sem expectativas de retorno aos gramados, de acordo com o próprio técnico do Arsenal.

Apesar disso, foi convocado pela Seleção Brasileira e tem mostrado boa recuperação, a ponto de já estar treinando com a equipe e ser titular na próxima partida. Sem atuar a quase um mês, o Camisa 9 terá a dura missão de se adaptar as ideias de Diniz e comandar o ataque do Brasil diante da Argentina.

Jejum pela Seleção Brasileira

Jesus não marca pela Seleção Brasileira desde junho de 2022 (Fotos: Joilson Marconne / CBF)

Ainda era junho de 2022, quando Gabriel Jesus marcou pela última vez pela Seleção Brasileira. Neste mais de 1 ano e 5 meses, o atacante Richarlison, assumiu a Camisa 9 do Brasil; o jovem Endrick estreou como profissional pelo Palmeiras; Vitor Roque, já vendido ao Barcelona e um dos principais cotados para a vaga no ataque da Seleção, se lesionou; e agora de volta com a camisa 9, Jesus terá mais uma chance para voltar a marcar com a Amarelinha.

Em seu último gol, no amistoso contra a Coreia do Sul, em junho de 2022, Jesus saiu do banco aos 33′ minutos do segundo tempo. Entrando no lugar de Raphinha, o atacante levou 14′ minutos para deixar o dele na goleada por 5×1.

Em jogada individual, Jesus recebeu na ponta-direita, driblou três marcadores em velocidade e finalizou de esquerda para marcar. Há época, o gol do então camisa 18 encerrava um jejum de 19 jogos com a Amarelinha.

Agora, contra a Argentina, a esperança é de que o centroavante brasileiro possa reencontrar o caminho das redes e voltar a pôr fim a uma série de oito jogos sem marcar pela Seleção.

As novas numerações do Brasil

Contra a Argentina, o Brasil terá uma nova numeração em campo. Além de Jesus, com a 9; Gabriel Martinelli herdou a camisa 7 de Vinícius Junior, que foi cortado por lesão. Antes com a camisa 9, o atacante João Pedro passará a usar a 22, que pertencia a Martinelli.

Confira a numeração dos jogadores para a partida contra a Argentina

Número da camisaJogadorPosiçãoClube
1AlissonGoleiroLiverpool (ING)
23BentoGoleiroAthletico Paranaense
12Lucas PerriGoleiroBotafogo
2Emerson RoyalLateral-DireitoTottenham (ING)
6Renan LodiLateral-EsquerdoOlympique (FRA)
15Carlos AugustoLateral-EsquerdoInter de Milão (ITA)
14BremerZagueiroJuventus (ITA)
4Gabriel MagalhãesZagueiroArsenal (ING)
3MarquinhosZagueiroPSG (FRA)
13NinoZagueiroFluminense
5AndréMeio-campistaFluminense
8Bruno GuimarãesMeio-campistaNewcastle (ING)
16Douglas LuizMeio-campistaAston Villa (ING)
18JoelintonMeio-campistaNewcastle (ING)
19Raphael VeigaMeio-campistaPalmeiras
10RodrygoMeio-campista/atacanteReal Madrid (ESP)
21EndrickAtacantePalmeiras
7Gabriel MartinelliAtacanteArsenal (ING)
9Gabriel JesusAtacanteArsenal (ING)
22João PedroAtacanteBrighton (ING)
19PaulinhoAtacanteAtlético-MG
17PepêAtacantePorto (POR)
11RaphinhaAtacanteBarcelona (ESP)

COMPARTILHE: