Convocação da Seleção Brasileira: Endrick está na lista de Diniz; Paquetá segue fora

Treinador da Seleção Brasileira, Diniz terá pela frente as partidas contra a Colômbia e a Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026.
Convocação da Seleção Brasileira: Endrick está na lista de Diniz; Paquetá segue fora (Foto: Divulgação / CBF)
Convocação da Seleção Brasileira: Endrick está na lista de Diniz; Paquetá segue fora (Foto: Divulgação / CBF)

Na tarde desta segunda-feira (06), a Seleção Brasileira anunciou a lista de convocados para as partidas contra a Colômbia e Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. Na lista do técnico Fernando Diniz, os destaques foram para a presença do jovem atacante Endrick do Palmeiras, com apenas 17 anos e a ausência de Lucas Paquetá entre os 24 convocados.

Sem poder contar com Neymar, lesionado na derrota contra o Uruguai, Diniz convocou Rodrygo como meio-campista. A opção pode indicar que o técnico conta com o atacante do Real Madrid como principal nome para ocupar a vaga deixada pelo jogador do Al Hilal no setor de criação do Brasil.

Atualmente em terceiro lugar nas Eliminatórias da Copa do Mundo, o Brasil terá pela frente a sequência mais difícil de jogos até aqui. Contra a Colômbia em Barranquilla, a Seleção Brasileira fará a sua primeira partida nesta Data FIFA de Novembro, em seguida receberá a Argentina no Maracanã.

Confira a lista de convocados da Seleção Brasileira

  • GOLEIROS: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City), Lucas Perri (Botafogo)
  • LATERAIS: Emerson Royal (Tottenham), Carlos Augusto (Inter de Milão), Renan Lodi (Olympique de Marselha)
  • ZAGUEIROS: Bremer (Juventus), Gabriel Magalhães (Arsenal), Nino (Fluminense), Marquinhos (PSG)
  • MEIO-CAMPISTAS: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), Joelinton (Newcastle), Raphael Veiga (Palmeiras), Rodrygo (Real Madrid)
  • ATACANTES: Endrick (Palmeiras), Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal), João Pedro (Brighton), Paulinho (Atlético-MG), Pepê (Porto), Raphinha (Barcelona) e Vinicius Junior (Real Madrid)

A primeira convocação de Endrick na Seleção Brasileira

Jogador mais jovem a ser convocado para a Seleção Brasileira desde Ronaldo Fenômeno, em 1994, Endrick entra na lista de convocados aos 17 anos, 3 meses e 15 dias. A escolha pelo jogador acontece no que é o melhor momento da joia palmeirense desde que subiu ao time profissional.

“É um jogador que tem potencial para ser um dos grandes talentos. Não sabemos se vai se confirmar. Não é uma pressão. É um prêmio e uma visão de futuro do que este garoto pode ser. Um menino nascido em 2006 produzir o que ele produz me chama atenção. E neste momento vive o seu melhor momento, jogando contra grandes times do Brasil e consegue se sobressair”, destacou Fernando Diniz.

Na última quarta-feira (01), Endrick teve a sua maior atuação pelo Palmeiras até então. Diante do Botafogo, o jogador foi decisivo, botou a bola de baixo do braço e conduziu o time para uma virada histórica após começarem o segundo tempo perdendo por 3×0.

Além do Camisa 9 do Verdão, João Pedro, do Brighton, Paulinho, do Atlético-MG, e Pepê, do Porto, também farão sua estreia pela Seleção Brasileira principal. Anteriormente todos já tiveram oportunidades nas Seleções de base do Brasil.

Paquetá segue barrado na Seleção

Alvo de uma investigação na Premier League por suspeita de envolvimento em um esquema de manipulação de apostas esportivas, Lucas Paquetá segue fora da lista de Fernando Diniz. O treinador da Seleção Brasileira falou sobre a vontade de contar com o meia do West Ham, mas destacou que aguarda o resultado das investigações.

“Paquetá é um jogador que eu considero um dos melhores dessa geração, eu teria muito gosto em convocá-lo e provavelmente ele teria grandes chances de brigar pela titularidade, porque é um jogador que eu admiro muito”, iniciou Diniz.

Porém o treinador destacou que as investigações contra o jogador ainda seguem em apuração. Nesse sentido, a escolha pelo meia neste momento seria incoerente na visão de Diniz.

“Ela (a investigação) não foi encerrada, então não tem nenhum fato novo. Porque se eu convoco provavelmente vocês iam me indagar porque eu convoquei e não convoquei antes. Por enquanto, pediram mais tempo para investigar. Obviamente, se esse tempo se estender mais, a próxima convocação é daqui a quatro meses, aí acho que já seria tempo suficiente para chegar alguma coisa. Mas a vontade de trazer existe“, completou o treinador.

Desfalques e próximos jogos do Brasil

A Seleção Brasileira se apresenta na próxima segunda-feira (13), para iniciar a preparação da partida contra Colômbia, na quinta-feira (16), no Estádio Metropolitano, em Barranquilla. O jogo acontecerá às 21h00 (horário de Brasília).

Na sequência, o Brasil terá pela frente a Campeã do Mundo, a Argentina no Maracanã. Guiada por Messi, a Seleção Argentina é atualmente a líder das Eliminatórias da Copa do Mundo e a única ainda invicta na competição. A partida acontecerá na terça-feira (21), às 21h30, e será a última atuação do Brasil em 2023.

Além de Neymar, que se machucou contra o Uruguai, o Brasil também tem Casemiro como desfalque por lesão. Gabriel Jesus, também lesionado atualmente, está na lista de convocados, mas poderá ser cortado caso não tenha condições de jogo até lá. Pensando nisso Diniz convocou 24 atletas, para que caso não possa contar com o atacante do Arsenal, não seja necessário convocar outro jogador.

COMPARTILHE: