Brasil

Rio Grande do Norte recebe 45 mil doses de vacina contra a dengue

Nesta quinta-feira, 15 de fevereiro, o Rio Grande do Norte marcou um passo significativo na luta contra a dengue com a chegada do primeiro lote de vacinas contra a doença, contendo 45.190 doses. A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), mira inicialmente na imunização de jovens de 10 a 11 anos em 19 municípios estrategicamente escolhidos.

A seleção das cidades foi uma colaboração entre o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de saúde, focando em áreas de alta transmissão de dengue do tipo 2 e suas adjacências, visando criar um cinturão protetor contra a doença.

A secretária de Estado da Saúde Pública, Lyane Ramalho, expressou o significado deste momento para a saúde pública do país e afirmou o compromisso da Sesap em agilizar a distribuição das vacinas para que a imunização comece já na próxima segunda-feira (19), seguindo o modelo de eficiência observado na campanha de vacinação contra a covid-19.

As vacinas serão distribuídas em uma operação logística que envolve a parceria com o Corpo de Bombeiros para os municípios do Oeste, enquanto as cidades da Região Metropolitana farão a retirada dos imunizantes diretamente na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat).

A campanha de vacinação seguirá a nota técnica do Ministério da Saúde, começando pelas crianças de 10 a 11 anos e expandindo para outras faixas etárias conforme novos lotes da vacina sejam disponibilizados.

Entre os municípios contemplados estão Natal, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Extremoz e Parnamirim, na Região Metropolitana, além de Mossoró, Baraúna, Apodi, e outros na região Oeste Potiguar.

A vacina, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária em março de 2023, é um marco, pois o Brasil se torna o primeiro país a incorporá-la no calendário nacional de imunização. A imunização requer duas doses, com a segunda aplicação prevista para 90 dias após a primeira.

Apesar da importância da vacina no combate à dengue, a Sesap reforça que a prevenção e o controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti seguem como medidas essenciais. A população é incentivada a eliminar possíveis focos do mosquito em suas residências e comunidades, especialmente em um estado com clima propício à sua proliferação.

Os dados mais recentes da Sesap indicam 1201 casos notificados de dengue no estado, com 130 confirmados, 1110 prováveis e 91 descartados, sem registros de óbitos pela doença.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.