Brasil

Professores da UFRN aprovam indicativo de greve

Categoria reivindica reajuste salarial dos servidores públicos federais, reestruturação da carreira e recomposição do orçamento das instituições federais de ensino.

Em uma assembleia realizada na terça-feira (19), os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) votaram a favor de um indicativo de greve para o mês de abril. A reunião ocorreu de maneira híbrida, com participação presencial no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede, no campus central, e também de forma remota, através de uma plataforma de videoconferência.

A principal reivindicação da categoria, representada pelo Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ADURN), inclui o reajuste salarial para os servidores públicos federais, a reestruturação da carreira acadêmica e a recomposição do orçamento destinado às instituições federais de ensino.

Durante a assembleia, Oswaldo Negrão, presidente do ADURN-Sindicato, destacou a importância da participação dos docentes no debate e na mobilização pela melhoria das condições de trabalho e da carreira acadêmica. Ele enfatizou a luta conjunta entre professores e demais profissionais da educação como essencial para alcançar as reivindicações.

Foi decidido que uma nova assembleia será realizada no dia 8 de abril, para discutir e votar sobre a possível deflagração da greve. Conforme o estatuto da ADURN, a oficialização da greve dependerá de um plebiscito entre os docentes.

Além disso, os professores aprovaram as contas do sindicato referentes ao ano fiscal de 2022 e emitiram uma nota de apoio à greve dos técnicos administrativos em Educação da UFRN, iniciada em 14 de março, “reconhecendo a interdependência das lutas por uma educação pública de qualidade e condições de trabalho justas“.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.