Educação

Dívida de quase 15 Milhões do Governo do RN pode deixar estudantes sem transporte, alerta FEMURN

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) expressou a sua preocupação diante dos constantes atrasos nos repasses das verbas do Programa Estadual de Transporte Escolar (PETERN), considerado essencial para a manutenção do transporte escolar. Segundo levantamento recente da federação, a dívida do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (Governo do RN) pode chegar a quase R$ 15 milhões.

Criado para garantir a oferta de transporte aos estudantes do ensino fundamental na rede pública estadual de ensino, o PETERN visava ajudar a combater entre outras coisas a evasão escolar. Vinculado à Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), o programa é a principal ponte entre os alunos que vivem a mais de 2 km das escolas da rede estadual e a oferta de ensino básico.

Estudantes sem transporte escolar no início do ano letivo?

Agora, às vésperas de iniciar mais um ano letivo, o atraso no repasse dos valores referentes a oferta desse serviço pode comprometer a capacidade dos estudantes de comparecerem as aulas. Neste cenário, a Femurn ressaltou não só sua preocupação para com a manutenção do serviço, como também alertou aos municípios que tenham eventuais pendências na prestação de contas com o governo, para que regularizem a sua situação.

O Programa Estadual de Transporte Escolar (PETERN) é considerado imprescindível na vida de muitos estudantes da rede pública de ensino. (Foto: SEEC/ASSECOM)
O Programa Estadual de Transporte Escolar (PETERN) é considerado imprescindível na vida de muitos estudantes da rede pública de ensino. (Foto: SEEC/ASSECOM)

Luciano Santos, presidente da Femurn, enfatizou que é dever defender o municipalismo e as comunidades das cidades. “Esperamos que o Estado atenda nossa reivindicação, regularizando os repasses para não comprometer o direito à educação dos nossos estudantes”, pontuou Santos.

Na visão da Femurn,o convênio PETERN é vital para garantir o acesso à educação aos estudantes das regiões rurais e mais distantes. A inadimplência do Estado em relação ao programa não apenas fragiliza a execução do convênio, mas também deteriora a qualidade e eficiência do transporte escolar.

Diante das informações trazidas pela FEMURN o Governo do RN ainda não se posicionou frente ao atraso no repasse dos valores do PETERN. Contudo, caso isso mude, a matéria será atualizada com mais informações sobre o caso.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.