Educação

Com atraso de 4 dias, MEC divulga resultado da segunda chamada do Prouni

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) disponibiliza bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior.

Após quatro dias além do esperado, o Ministério da Educação (MEC) liberou a lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), edição 2024. Este atraso, sem explicação oficial até o momento, culminou na extensão do prazo para a entrega de documentos necessários por parte dos candidatos selecionados, que agora têm até o dia 12 de março para efetivar sua inscrição, seja diretamente nas instituições de ensino correspondentes ou através de meio eletrônico.

Para aqueles que não foram contemplados em nenhuma das chamadas, o MEC oferece uma nova chance por meio da lista de espera, cujo período para manifestação de interesse se estende pelos dias 18 e 19 de março. A previsão para a divulgação dessa lista é dia 22 do mesmo mês, mantendo a esperança viva para muitos estudantes que ainda almejam uma oportunidade de ensino superior gratuito ou parcialmente subsidiado.

A edição de 2024 do Prouni mostrou-se significativa em números, com 716.759 inscrições registradas e a oferta de 406.428 bolsas — 308.977 integrais e 97.451 parciais, distribuídas em 15.482 cursos de 1.028 instituições privadas de ensino superior.

Embora o MEC tenha permanecido silencioso sobre os motivos do atraso na divulgação dos resultados, a instituição assegurou que as equipes técnicas da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação e da Secretaria de Educação Superior estavam em plena atividade para disponibilizar os resultados o mais breve possível. A lista com a segunda chamada, divulgada neste sábado (2), já está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Sobre o Prouni

Criado em 2004, o Programa Universidade Para Todos (Prouni) se destaca como uma iniciativa governamental para promover o acesso à educação superior. O programa disponibiliza bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior, sendo um vetor de transformação social ao possibilitar que estudantes de baixa renda tenham a chance de cursar uma graduação.

Os critérios de seleção abrangem, principalmente, a renda familiar bruta mensal per capita, a exigência de ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista integral em escolas privadas, além de vagas específicas para pessoas com deficiência. Com seleções semestrais, o Prouni se consolida como uma das portas de entrada para o ensino superior.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Cuidados Veterinários: Tratando Alergias Inesperadas Os Segredos do Óleo de Chia para uma Vida Saudável Ventilação Vital: Estratégias para o Lar Pele Madura: Estratégias para uma Beleza Duradoura Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.