Educação

Conheça os cursos técnicos que mais empregam no Brasil

Em média, 84,4% dos egressos dos cursos técnicos do Senai encontram emprego em até um ano após a conclusão do curso.

Os cursos técnicos têm se mostrado uma ponte sólida para a empregabilidade no Brasil, preparando profissionais altamente qualificados que rapidamente se inserem no mercado de trabalho. Uma pesquisa recente, realizada com ex-alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) entre 2021 e 2023, destaca a importância destas formações na carreira dos profissionais.

Segundo o estudo, cerca de 84,4% dos formandos dos cursos técnicos do Senai conseguem emprego até um ano após a conclusão de seus cursos. Este número atinge um pico de 91,2% no Pará, evidenciando a relevância regional dos cursos técnicos na geração de emprego.

Os dados coletados não apenas reforçam a eficácia dos cursos técnicos na preparação para o mercado de trabalho, mas também destacam um aumento considerável na renda dos profissionais após a formação. Em média, há um aumento de 25% nos salários dos egressos, que passam a receber cerca de 2,3 salários-mínimos.

Neste cenário, o Senai se destaca por oferecer uma ampla gama de cursos técnicos (sejam eles gratuitos e online, ou presenciais e a um custo mensal), acessíveis a candidatos de todo o país. Áreas como Segurança do Trabalho e Informática Básica na Prática são apenas alguns exemplos do leque de opções disponíveis, desenhados para atender às demandas específicas do mercado de trabalho brasileiro.

Entre os cursos com maior índice de empregabilidade, os destaques incluem:

  • Mecânica, com 96,5% de empregabilidade;
  • Alimentos, com 95,2%;
  • Mecânica de Manutenção, com 94,7%;
  • Refrigeração e Climatização, com 94,5%;
  • Eletromecânica, com 94,4%;
  • Automação Industrial, com 93,2%;
  • Fabricação Mecânica, com 93%;
  • Eletrotécnica, com 92,7%;
  • Soldagem, com 91,3%;
  • Manutenção de Máquinas Industriais, com 90,6%.

Estes números não apenas evidenciam a eficiência dos cursos técnicos em preparar os alunos para o mercado, mas também destacam o potencial destas formações para proporcionar estabilidade financeira e crescimento profissional. Para mais informações sobre os cursos oferecidos e como se inscrever, visite o site oficial do Senai.

A análise dos cursos técnicos e sua relação com a empregabilidade no Brasil ressalta a importância destas formações na economia do país. Preparando profissionais para atender às necessidades do mercado, os cursos técnicos se apresentam como uma opção viável e eficaz para quem busca qualificação profissional e um caminho direto para o emprego.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.