O que está acontecendo com o Botafogo?

Após fazer história no primeiro turno do Brasileirão e alcançar 14 pontos de vantagem na liderança, o Glorioso tem uma das piores campanhas do segundo turno.
O que está acontecendo com o Botafogo? (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
O que está acontecendo com o Botafogo? (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

Na reta final do Brasileirão, o Botafogo, que chegou a ter mais de 90% de chance de ser campeão, começou a tropeçar. Diante do Vasco nesta segunda-feira (06), o Glorioso chegou a sua terceira derrota consecutiva, deixando uma dúvida no ar: “Afinal, o que está acontecendo com o Botafogo?”

A jornada do Botafogo no Brasileirão vinha sendo histórica, a equipe terminou o primeiro turno com 47 pontos e um aproveitamento de 82,46%. Nessa campanha praticamente impecável, o Glorioso parecia seguir imparável em direção ao título certo.

Nesse sentido, até a 21ª rodada tudo caminhava bem para a Estrela Solitária, que chegou a ter mais de 90% de chance de Conquistar o título do Brasileirão. Mais aí o jogo virou completamente e nas 10 rodadas seguintes, o Glorioso sofreu seis derrotas, conseguiu dois empates e apenas duas vitórias.

Com os resultados, o clube que chegou a ter 17 pontos para o Palmeiras, atual vice-líder, agora viu toda a ‘gordura acumulada’ ir embora. Pior que isso, hoje aos 59 pontos, o Glorioso só se mantém na liderança por possuir uma vitória a mais na competição.

Campanha de time rebaixado

Agora o Botafogo luta para evitar o que poderá ser um dos maiores fiascos da história do Brasileirão na era dos pontos corridos. De uma campanha de campeão, o Glorioso passou a ter números dignos de rebaixamento.

No segundo turno, a equipe hoje comandada por Lúcio Flávio tem atualmente a terceira pior campanha. No cálculo da UFMG, o clube conseguiu aproveitar apenas um terço dos pontos disputados no segundo turno. Fato que o coloca a frente apenas de América-MG e Coritiba, atuais lanterna e vice-lanterna da competição.

Título ameaçado

Diante da sequência de resultados ruins, o Botafogo chegou pela primeira vez em um ponto onde a ameaça ao título, que parecia seu, já é de quase 65%. Atualmente o clube ainda tem o melhor aproveitamento geral, cerca de 63%, porém viu suas chances de título caírem a pouco mais de 35%.

Ao mesmo tempo, adversários antes desacreditados chegaram firmes na disputa pelo título. Enquanto o Red Bull Bragantino tem mais de 30% de chance de ser campeão, o Palmeiras vem em seguida com cerca de 25%. Da mesma forma, Grêmio e Flamengo correm por fora com 5.1% e 1.5% de chance de terminarem em primeiro, respectivamente.

A luz no fim do túnel da Estrela Solitária

Apesar do cenário não ser tão bom o quanto já foi até a 21ª rodada, o Botafogo tem dois importantes cenários a seu favor. O primeiro e mais importante é que o Glorioso depende apenas de si e caso volte a vencer, pode manter a liderança e alcançar o título.

Outro fator que o Botafogo tem a seu favor é o tempo. Em meio a 32ª rodada e ainda com um jogo a menos, o Glorioso precisará se manter na liderança por apenas mais seis rodadas. O que parece perfeitamente possível para um clube que já liderou o Brasileirão por 29 rodadas consecutivas.

COMPARTILHE: