Grêmio vence o Palmeiras e encurta distância no Brasileirão

Com o resultado o Verdão segue na segunda colocação no Campeonato Brasileiro, mas é seguido de perto pelo Tricolor Gaúcho
Grêmio vence o Palmeiras e encurta distância na classificação (Foto: Divulgação / Grêmio)
Grêmio vence o Palmeiras e encurta distância na classificação (Foto: Divulgação / Grêmio)

A noite desta quinta-feira (21) foi de muita pressão e comemoração na Arena Grêmio, em duelo pelo Campeonato Brasileiro, o Grêmio venceu o Palmeiras por 1×0. Válida pela 24ª rodada da competição, a partida foi disputada até o último minuto e acabou com vitória para o Imortal.

Após empatar em um jogo “muito aberto” contra o Corinthians, o Grêmio recebeu o Palmeiras na Arena ciente de que só a vitória interessaria. Nesse sentido, logo nos primeiros minutos de jogo, o Imortal pressionou em busca de abrir o placar.

Já o Palmeiras, vindo de uma sequência de oito jogos sem sofrer gols, acreditava na vitória para seguir na caça ao líder Botafogo. Contudo, logo aos 18′ minutos de jogo, em um raro momento de desatenção sofreu o gol que garantiria a vitória do time da casa.

O volante Villasanti encontrou um passe para o atacante Luis Suárez, que acertou de primeira uma enfiada de bola para o lateral-direito João Pedro. Dando um tapa na frente, o ala entrou na área e acertou um chute cruzado sem defesa para o goleiro Weverton.

Na desvantagem, o Palmeiras até lutou para empatar, mas pecava no último toque na bola. Bem postada defensivamente, a defesa Gremista conseguiu garantir o placar e conquistar a vitória por 1×0. Destaque para o goleiro do Grêmio, Gabriel Grando, que foi fundamental para o resultado positivo do Imortal.

Como foi Grêmio x Palmeiras?

Sem Kannemann, suspenso por tomar o terceiro cartão amarelo, o Grêmio foi a campo escalado com uma postura ofensiva, com três atacantes e meio campo mais aberto. Enquanto isso, o Palmeiras foi a campo ainda com problemas para ajustar o lado esquerdo ofensivo e com Rony poupado, pensando na semifinal da Conmebol Libertadores.

Com a bola rolando, o Grêmio começou pressionando, assim como fez em sua última partida contra o Corinthians. Enquanto isso, o Palmeiras buscava a posse de bola para assumir o controle do jogo.

Nesse sentido, logo aos 18′ minutos de jogo aconteceria o gol que definiria o resultado da partida. Villasanti encontrou Luis Suárez, que de primeira lançou o lateral João Pedro. Sem pensar muito, o Camisa 18 avançou a área a chutou cruzado para o gol defendido por Weverton, que não conseguiu alcançar a bola firme e rasteira em diagonal.

Na sequência o Palmeiras buscaria empatar a partida e até conseguiria dominar a posse de bola e o jogo, mas sem conseguir converter a força ofensivo em gol. Assim o Grêmio terminaria a primeira etapa com vantagem mínima.

Na segunda parte do jogo o roteiro foi semelhante. Contudo, sem conseguir acertar no último toque, o Palmeiras ia acumulando finalizações e oportunidades perdidas.

Enquanto o lado direito do ataque palmeirense funcionava e criava oportunidades. O lado esquerdo com Arthur praticamente anulado, se limitava aos cruzamentos na área do lateral Piquerez.

Já o Grêmio, com a vantagem no placar recuava a marcação, reduzia o espaço entre linhas e buscava sair no contra-ataque com Ferreirinha. A pressão da marcação gremista no entanto cobraria seu preço e além do cansaço físico evidente, algumas pequenas falhas quase custaram o gol de empate.

Apesar disso, mesmo quando obteve a superioridade numérica, após Villasanti ser expulso aos 40′ minutos do segundo tempo, o Palmeiras não conseguiu marcar. Final Grêmio 1×0 Palmeiras!

Palmeiras e Grêmio brigam na tabela de classificação

Segundo colocado no brasileirão com 44 pontos, o Palmeiras viu a oportunidade de encurtar a vantagem do líder Botafogo escapar. Ao mesmo tempo, o Grêmio conquistou uma importante vitória e retornou a terceira posição, agora a oito pontos do líder e apenas um atrás do Verdão.

Próximos jogos

O Grêmio agora retorna a campo na próxima rodada do Brasileirão, no sábado (30). O Imortal viaja para a capital cearense, onde enfrentará na Arena Castelão, a equipe do Fortaleza, às 16h00 (horário de Brasília).

Por outro lado, o Palmeiras voltará suas atenções as semifinais da Conmebol Libertadores, onde enfrentará o Boca Juniors, em La Bombonera, na Argentina. A partida será a primeira dos dois jogos que decidirão o finalista da competição e acontece na próxima quinta-feira (28), às 21h30 (horário de Brasília).

COMPARTILHE: