Corinthians: Mano Menezes deve poupar no Majestoso e acredita na equipe contra o Fortaleza

Após a demissão do treinador Vanderlei Luxemburgo, Mano Menezes assume o comando técnico para sua terceira passagem pelo Timão
Novo técnico do Corinthians, Mano Menezes deve poupar jogadores no Choque-Rei e acredita na equipe contra o Fortaleza (Foto: Rodrigo Coca / Corinthians)
Novo técnico do Corinthians, Mano Menezes deve poupar jogadores no Choque-Rei e acredita na equipe contra o Fortaleza (Foto: Rodrigo Coca / Corinthians)

Na tarde desta sexta-feira (29), o técnico Mano Menezes foi oficialmente apresentado como novo comandante do Corinthians. A mudança ocorre em um momento decisivo, no qual o Timão balança no Campeonato Brasileiro e disputa uma vaga na final da Conmebol Sul-Americana.

Às vésperas do clássico contra o São Paulo, Mano Menezes chega ao Corinthians para sua terceira passagem no comando técnico da equipe. O novo treinador substitui o técnico Vanderlei Luxemburgo, demitido após empatar em casa com o Fortaleza na primeira partida da semifinal da Sul-Americana.

Após deixar o Internacional, em julho deste ano, Mano estava sem contrato e tinha intenção de retornar ao futebol apenas em 2024. Agora o novo treinador do Timão chega a equipe com vínculo até 2025 e deverá promover uma reformulação para a próxima temporada.

Apresentação de Mano Menezes no Corinthians

Logo no início da coletiva, Mano Menezes destacou o motivo que o levou a assumir o Corinthians. Com três meses para encerrar a temporada, o Timão é o 11º colocado no Brasileirão e está na semifinal da Sul-Americana.

“O que me levou a aceitar o convite para retornar ainda esse ano, que não era a primeira ideia e eu tinha deixado claro em entrevistas, foi exatamente o tipo de relacionamento que a gente construiu nas outras duas vezes que passei aqui. Esse comprometimento e gratidão mútua que temos me fez voltar aqui e assumir novamente esse desafio de dirigir essa grandeza que o Corinthians é, mesmo faltando três meses para encerrar a temporada. Recebi com surpresa, não esperava. Nenhum presidente contrata treinador pensando em interromper o trabalho”, esclareceu.

Na atual temporada, Mano será o quarto treinador a comandar a equipe em 2023. Durante todo o mandato do presidente Duilio Monteiro Alves, o treinador será o sétimo contratado para a equipe.

Prestes a reestrear em seu retorno ao Timão, Mano tem pela frente um clássico já neste sábado (29). Nesse sentido, projetou o que espera para o duelo contra o São Paulo.

“O grau de dificuldade desses dias é exatamente esse, tem um grande adversário pela frente, acabou de conquistar um título [da Copa do Brasil], está empolgado, nós vamos enfrentar esse ambiente. O treinador tem que tomar cuidado com os jogadores que vai colocar lá. É fácil tirar uns e expor outros” iniciou o treinador sobre o Majestoso. “Vamos escolher os melhores sem ter o risco de algum jogador com desgaste excessivo para terça. Vamos colocar o que puder, o jogo exige, o adversário é duríssimo”, concluiu.

Após o clássico com o São Paulo, a decisão da vaga na final da Sul-Americana já acontecerá na próxima terça-feira (03) e será disputada fora de casa. Apesar disso, Mano acredita na força e capacidade do elenco de chegar bem para a partida.

“A equipe tem qualidade técnica boa, vem fazendo uma Copa Sul-Americana que surpreendeu e que coloca o clube numa possibilidade de chegar na final. Jogou um jogo parelho contra um adversário montado há bastante tempo, sendo dirigido pelo mesmo treinador há três anos”, pontuou Mano.

Opinião: O Corinthians “acerta” onde o Flamengo “errou”

A mudança no comando técnico do Corinthians ocorre às vésperas de uma grande decisão, a semifinal da Sul-Americana. Após fazer um jogo taticamente pífio em casa, o Timão irá para a segunda partida na Arena Castelão.

Neste cenário, o clube parece tentar evitar o que aconteceu com o Flamengo na Copa do Brasil contra o São Paulo. A altura do primeiro jogo, o treinador Jorge Sampaoli, já sem respaldo interno dos jogadores e sem conseguir apresentar um bom futebol com a equipe foi derrotado no Maracanã na primeira partida.

Apesar da forte pressão sobre o treinador flamenguista, a diretoria optou por manter Sampaoli para a segunda partida. Como resultado, o Flamengo permaneceu com os mesmos defeitos que levaram a primeira derrota, com a equipe sendo incapaz de entregar uma atuação consistente.

Neste cenário, o Timão parece optar por agir diferente, com a esperança de que o ‘fato novo’ (a alternância de treinadores) possa modificar o ânimo e desempenho da equipe na segunda partida. A mudança no entanto, não garante que o desfecho entre Fortaleza x Corinthians seja diferente. Contudo é um esforço válido, embora tardio, que pode impactar positivamente no desempenho da equipe.

Próximos jogos

Pelo Brasileirão, o Corinthians encara o São Paulo no Morumbi. A partida acontece neste sábado (30), às 18h30 (horário de Brasília).

Na Sul-Americana, o Fortaleza recebe na Arena Castelão, na próxima terça-feira (03), o Corinthians. Após empatarem na primeira partida, a vitória por qualquer placar garantirá vaga na final. Em caso de novo empate, a decisão da vaga ocorrerá nos pênaltis.

COMPARTILHE: