DestaquesRio Grande do Norte

Servidores do Detran entram em greve no RN

De acordo com o sindicato dos grevistas, paralisação acontece porque o governo não cumpriu o calendário para a realização de um concurso público para o órgão

Os servidores do Detran RN entraram em greve nesta quarta-feira (1º). Os grevistas informaram que todos os serviços oferecidos pelo Detran serão afetados pela paralisação, alguns parcialmente, outros integralmente. A decisão foi tomada em Assembleia da categoria realizada no dia 25 de maio.

Até o momento, o único setor realmente afetado pela greve é o de Registro de Veículos, responsável por serviços como transferência de veículos, mudança de características de veículos, de acordo com a assessoria do Detran.

Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (SINAI), a paralisação acontece porque o governo não cumpriu o calendário para a realização de um concurso público para o órgão – reivindicado desde 2019.

O que leva à greve, a questão principal, é o concurso, mas também a demora na negociação da pauta de 2022 protocolada no mês de março”, explica Felipe Assunção – coordenador geral do SINAI RN.

O último certame foi realizado em 2010 e ao logo desses 12 anos, a frota de veículo no RN mais do que dobrou. Enquanto isso, persiste um déficit no quadro de servidores do Departamento, com a quantidade de servidores efetivos não atendendo a demanda atual. A realização do concurso é urgente“, disse.

Ainda de acordo com o sindicato, a realização do concurso público para o Departamento Estadual de Trânsito foi firmada com o Governo do Estado em 2019, durante movimento grevista. Posteriormente, em 2021, o acordo sobre o certame foi renovado pelo Executivo Estadual, mas atualmente o cronograma não vem sendo cumprido.

Concurso Detran RN

Mesmo com a comissão formada desde 19 de setembro de 2018, o edital do aguardado concurso público do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) ainda segue sem definição de quando poderá ser publicado. O motivo, segundo fontes ligadas ao órgão, se deve a adequações orçamentárias necessárias para a contratação dos servidores. De qualquer forma, o certame segue em planejamento para ocorrer ainda em 2022.

Por enquanto, o que está definido é que a seleção deverá contar com oportunidades para os cargos de assistente técnico e assessor técnico, com exigências, respectivamente, de níveis médio e superior. A oferta de vagas, bem como as respectivas áreas de atuação, ainda está sendo definida.

A equipe do Portal N10 está buscando mais informações sobre o certame. Atualizaremos esta matéria com novidades em breve, então fique de olho!

Último concurso do Detran RN

O último concurso público realizado pelo Detran estadual aconteceu em 2010, sob a organização da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Nele, foram ofertadas 285 vagas entre cargos de nível médio e superior, em regime estatuário, atendendo a demanda da capital e interior.

Para candidatos de nível superior houveram oportunidades para:

Assessor Técnico: Área Administrativa, Área Administrativa (Gerenciamento de Recursos Humanos), Arquitetura, Comunicação (Relações Públicas e Jornalismo), Contabilidade, Economia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Estatística, Informática (Gerenciamento de Projetos, Administração de Bancos de Dados, Administração de Rede e Análise de Sistemas), Educação (Pedagogia e Letras) e Psicologia (Avaliação Psicológica e Administrativa).

Aos candidatos de nível intermediário foram ofertadas oportunidades nas seguintes áreas:

Assistente Técnico: Área Administrativa, Área Técnica (Construção Civil e Eletrotécnica)

Teve ainda oportunidades para candidatos que possuíam além de ensino médio, curso técnico ou profissionalizante. Para estes, foram destinadas vagas nos cargos de Eletricista/Programador (Área Técnica), Programador e Vistoriador/Emplacador.

Os vencimentos iniciais variavam, na época, entre R$ 799,30 e R$ 2.337,31, todos com regime de trabalho de 40 horas semanais.

O último concurso do Detran foi realizado com as seguintes etapas:

  • Prova objetiva de múltipla escolha (caráter eliminatório e classificatório)
  • Investigação social documental – somente para os cargos de Assessor Técnico (área de Informática), Analista de Suporte, Programado e Vistoriador/Emplacador

Conteúdo programático – último concurso Detran RN

No último concurso, regulamentado pelo edital nº 001/2010 – SEARH – DETRAN/RN, os candidatos realizaram provas objetivas, compostas por 60 questões de múltipla escolha. Na avaliação foram cobradas questões das seguintes matérias:

  • Língua Portuguesa
  • Informática
  • Questões Técnicas
  • Legislação de Trânsito
  • Conhecimentos Gerais

Os conteúdos programáticos detalhados cobrados em cada disciplina podem ser estudados pelo último edital do certame, disponível clicando aqui.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Essas rebelações sem fim só traz prejuízos a população.
    vimos do interior para resolver situações neste
    orgão e passamos por essa indigesta decisão.
    Não é de hoje a insatisfação desse povo….trabalham
    de mal humor, e demonstram fazer favor a população.
    Greve não é Nada de Deus, pois Satanás foi o primeiro a se rebelar e deixar
    esse mal nas pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.