Parque das Dunas e Parque da Cidade terão programação especial no Dia das Crianças

outubro 11, 2017 0 Por Romário Nicácio
Parque das Dunas e Parque da Cidade terão programação especial no Dia das Crianças

Os projetos Bosque Encena e Som da Mata prepararam uma edição especial nesta quinta-feira (12), Dias das Crianças. Às 10h, as princesas clássicas resolveram marcar um encontro no anfiteatro do Parque das Dunas para apresentar e coroar a mais nova princesa do Reino Encantado: Moana!

Que tal relembrar um pouco da história das princesas clássicas e conhecer a mais nova princesa da praia, mais conhecida como “a filha do chefe”? Todas as crianças estão convidadas para aproveitar a manhã desta quinta-feira em meio à natureza e conferir um verdadeiro Encontro de Princesas!

No período da tarde, às 16h30, tem Ilha de Música no Sonzinho da Mata para encantar a criançada. A Ilha de Música é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, instituída como projeto social de musicalização infanto-juvenil. Idealizado por Gilberto Cabral e Inês Latorraca, o projeto acontece na comunidade da África, zona norte de Natal, desde outubro de 2006.

Em dez anos de existência cerca de mil crianças e adolescentes já passaram pela Ilha e hoje, alguns deles são instrutores no projeto. A cada nova turma são assistidas 50 crianças e adolescentes da comunidade, com aulas de flauta-doce, clarinete, sax, trompete, trombone, bateria, contrabaixo elétrico, violão, guitarra, além de contação de histórias e reforço escolar.

Eles também têm à disposição a assistência de um psicólogo e café da manhã diariamente. Todas as aulas são gratuitas e é exigido apenas que a criança frequente uma escola no turno alternativo à Ilha. Atualmente três professores e três monitores se revezam na condução das aulas práticas e teóricas.

Também à tarde, das 13h às 17h, um resgate de brincadeiras antigas acontecerá no Espaço Saúde do Parque (próximo ao anfiteatro). Cirandas, pião, pintura, bambolê e diversas atividades com muita imaginação fazem parte da proposta, que é resgatar brincadeiras deixadas de lado ao longo do tempo. A atividade é uma parceria entre o Parque das Dunas com a Criação Espaço Infantil. Os eventos são gratuitos e a entrada custa apenas R$1,00.

Dia das Crianças no Parque da Cidade

Foto: Divulgação

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte programou uma semana de atividades para os pequenos aproveitarem bastante com jogos educativos sobre educação ambiental, apresentação teatral e atividades de incentivo à leitura, como a contação de histórias e bate-papo com escritores. A programação começou na segunda-feira (09) e vai até o domingo (15), com atividades nos dois horários.

Nesta quarta-feira (11) pela manhã, o grupo Estação de Teatro está apresentando a peça “Um Sonho de Rabeca no Reino da Bicharada”, no auditório, para crianças de várias escolas agendadas previamente. À tarde, brincadeiras com o jogo ecológico Na Trilha do Parque; a oficina atelier Fauna e Flora do Parque da Cidade; o jogo das Fábulas, com o pessoal da Qi+4, que vai levar um “Príncipe Encantado” para interagir com as crianças; e contação de histórias, com o ator Josivan Alves, sobre o escritor Monteiro Lobato, além da oficina de máscaras dos personagens do Sitio do Picapau Amarelo.

Na quinta-feira (12), o personagem João, o Contador de Histórias fará mediação de leitura na biblioteca, a partir das 8:30h. Em seguida começará o Jogo Ecológico “Na Trilha do Parque”, onde a criança é a peça de um jogo de perguntas e respostas. À tarde tem oficina de Origami, com Eugênio Batista Rangel, e Jogo das Fábulas, com a equipe da Qi+4, a partir das 14:30h. Para encerrar a tarde do dia dedicado à garotada, o Grupo Estação de Teatro vai apresentar a peça “Um Sonho de Rabeca no Reino da Bicharada”, no auditório, a partir das 16 horas.

O escritor Mirim Renan Felipe de Oliveira Pinto estará no Parque da Cidade nesta quinta-feira (12) autografando o seu livro “O Rato e o Gato”, no estande da SBS Livraria, montado na entrada do Centro de Visitantes. Renan, é potiguar, tem 11 anos, cursa o 4º ano do Ensino Fundamental II e adora ler e aprender coisas novas. Segundo ele, escreveu a fábula para mostrar que apesar de sermos diferentes podemos ser amigos. “Gosto de animais, de banho de mar, de andar de bicicleta e de fazer origami”. O autor mirim curte dividir tudo com os amigos e tem um canal na internet “Canal do Mundo Renan”.

A programação oferecida pelo Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte é totalmente gratuita, graças aos parceiros como Sebrae, Cosern, SBS Livraria, Secretaria Municipal de Educação Academia K Fitness e Qi+4 e tem estacionamento próprio, sem cobrar pela entrada.

A Unidade de Conservação também conta com serviços terceirizados como a lanchonete e o aluguel de bicicletas para quem quiser pedalar nas trilhas. A torre panorâmica estará funcionando nos dois horários durante a programação da Semana da Criança. O telefone para contato é o 3232-3207/3232-3074 ou 3232-3028.