noticia_123563
Foto: Divulgação

No próximo sábado, dia 24 de junho, é comemorado o Dia do Asteroide e os astrônomos potiguares vão celebrar a data com mais uma edição do projeto “Astronomia no Parque”, a partir das 15 horas, com palestra no auditório e telescópio montado para observar o planeta Saturno, no pátio de eventos do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

O projeto “Astronomia no Parque”, por intermédio da organização internacional “The Planetary Society”, traz uma palestra sobre a missão Osiris-Rex, da NASA, que vai fazer uma nave espacial automática pousar em um asteroide e trazer uma amostra para a Terra, para estudos. Na ocasião, serão oferecidos brindes da missão, direto da NASA, para os participantes.

O Dia do Asteroide foi criado pelos cientistas para marcar o dia que um imenso asteroide caiu na Sibéria, gerando um impacto tão poderoso que destruiu 80 milhões de árvores numa área de 2 mil km². É para relembrar o que entrou para a história como “o Evento Tunguska” e alertar sobre o risco de que algo parecido possa acontecer novamente. No Brasil contará com atividades em vários estados até o fim do mês.

Desde o início do ano o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte vem apresentando o projeto “Astronomia no Parque”, que também conta com observações com telescópio, no final da tarde. O projeto Astronomia no Parque foi concebido por José Roberto Costa, editor do site de divulgação científica “Astronomia no Zênite” (www.zenite.nu) e sua realização conta com o apoio do Parque da Cidade, The Planetary Society e Associação Norte Rio-grandense de Astronomia. Até setembro, as atividades acontecerão sempre no último sábado de cada mês.

Neste sábado (24), o telescópio montado no Parque estará apontado para o planeta Saturno. A observação também é livre para o público, mas depende das condições climáticas na ocasião. O evento (palestra e observação) é gratuito e aberto as pessoas de todas as faixas etárias.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.