Fortaleza na final da Sul-Americana: jogadores e torcedores se preparam para a decisão

Após fazer uma campanha histórica na competição, o Laion será o primeiro clube do nordeste a disputar uma final na Sul-Americana.
Fortaleza na final da Sul-Americana: jogadores e torcedores se preparam para a decisão (Imagem: Divulgação / Fortaleza)
Fortaleza na final da Sul-Americana: jogadores e torcedores se preparam para a decisão (Imagem: Divulgação / Fortaleza)

A semana no Fortaleza promete ser agitada, após longos 20 dias de espera, o clube chegou a semana mais importante da sua trajetória até aqui. Com a disputa pelo título da Conmebol Sul-Americana agendada para este sábado (28), o Leão do Pici mal pode esperar pela decisão contra a LDU de Quito.

O duelo acontecerá no Estádio Domingo Burgueño Miguel, em Maldonado, no Uruguai. A partida iniciará às 17:00 (horário de Brasília). O clube nordestino é o primeiro da região a chegar em uma final da Sul-Americana e um dos dez brasileiros a brigar pelo título.

Além do Laion, Internacional, Fluminense, Goiás, São Paulo, Ponte Preta, Chapecoense, Flamengo, Athletico-PR e Red Bull Bragantino, já disputaram a final. Caso vença a partida, o Fortaleza se juntará a São Paulo, Internacional e Chapecoense, que também foram campeões da competição uma vez. O Athletico-PR é o único brasileiro, com dois títulos, em 2018 e 2021.

Duelo de peso contra a LDU

Apesar de fazer uma das melhores campanhas da competição e ter o ataque mais efetivo, com 27 gols marcados, o Fortaleza terá um adversário de peso. Campeão da Libertadores (2008) e da Sul-Americana (2009), a LDU de Quito será um adversário difícil.

Atual vice-líder do Campeonato Equatoriano, a LDU conquistou 5 títulos nacionais nos últimos 20 anos, além de 4 continentais, incluindo duas recopas (2009 e 2010).

A experiência do clube também é vista em campo. Atualmente a equipe tem uma média de idade de 31 anos, incluindo talentos como os meias Renato Ibarra, Alexander Alvarado e Jhojan Julio. Além do centroavante Paolo Guerrero.

Com titulares em campo, o clube venceu a disputa contra o Emelec nessa segunda-feira (23), pelo Campeonato Equatoriano. A vitória por 1×0 foi conquistada graças ao gol de José Quintero, experiente lateral-direito da equipe do técnico Luis Zubeldía.

Invasão Tricolor

Pensando em reforçar o time para a disputa, o Fortaleza não apenas convocou seus torcedores de todo o Brasil, mas quer contar também com torcida local no Uruguai. Pensando nisso, o Laion iniciou em suas redes sociais uma campanha pedindo a seus torcedores que estarão presentes na decisão que levem camisas a mais do clube, afim de doarem aos fãs uruguaios.

Outra iniciativa do clube que visa garantir o apoio do seu torcedor mais fiel foi voltada ao seu programa de sócio torcedor. O Laion levará 80 torcedores sorteados para viajarem de graça rumo a grande decisão.

Apesar da iniciativa a vida dos torcedores do tricolor não será nada fácil. Para chegarem ao Uruguai, esses guerreiros do Laion terão de percorrer quase 5 mil km, entre a capital cearense e o local da partida em Punta del Este.

A longa jornada iniciada nessa segunda-feira (23), tem previsão de chegada apenas na próxima sexta-feira (27), um dia antes da decisão. Serão ao todo mais de 60 horas na estrada, para os dois ônibus que levam os fãs do clube. A iniciativa partiu de diretores do clube, que decidiram presentear os sorteados com o trajeto de ida e volta. O translado também é assistido por 20 funcionários do clube.

Fortaleza focado na decisão

Enquanto fora de campo a peregrinação do torcedor mostra o sacrifício em amor ao Fortaleza, dentro do campo os jogadores correspondem com esforço máximo. Pronta para a grande decisão, a equipe ganhou mais um dia para se preparar após o adiamento da partida contra o Botafogo.

Apesar disso, tem algumas preocupações importantes. Dudu, Calebe e Thiago Galhardo, deixaram o gramado machucados na derrota para o Bahia, com time misto em campo.

O clube não revelou ainda se os atletas terão ou não condições de jogo para a decisão. A informação deverá ser confirmada apenas no boletim médico no dia da partida. Nesse interim, todos viajam junto a delegação para o Uruguai na quarta-feira (25).

Vale lembrar que não há suspensões no Fortaleza para a decisão. Outra boa notícia fica por conta de Marinho, recuperado da lesão, o atacante voltou a fazer uma boa atuação diante do Bahia e segue focado na final da Sul-Americana.

COMPARTILHE: