Fortaleza amplia marca histórica e vai a final da Sul-Americana

Vitória contra o Corinthians na Arena Castelão levou o Leão do Pici a final da segunda maior competição do continente.
Subistituindo Marinho (lesionado), Yago Pikachu marcou o gol que abriu o placar da vitória contra o Corinthians (Fotos: Mateus Lotif / Fortaleza EC)
Subistituindo Marinho (lesionado), Yago Pikachu marcou o gol que abriu o placar da vitória contra o Corinthians (Fotos: Mateus Lotif / Fortaleza EC)

O Fortaleza é o primeiro finalista da Copa Conmebol Sul-Americana 2023. A vaga foi confirmada com méritos totais da equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda. Jogando na Arena Castelão, o Leão do Pici venceu o Corinthians, após empatar o primeiro jogo fora de casa.

Com o resultado o Timão está eliminado da Sul-Americana, enquanto o Fortaleza seguirá para a grande final. O adversário do Leão do Pici será definido entre Defensa y Justicia x LDU, que disputam nesta quarta-feira (04), a segunda partida da semifinal.

Após vencer o primeiro jogo por 3×0, a LDU sai na frente, mas o Defensa y Justicia, fará o jogo de volta na Argentina e acredita que pode virar o placar em casa.

A final da Sul-Americana acontece no dia 28 de outubro, um sábado, em Punta del Este, no Uruguai. Caso conquiste o título, este será o maior já conquistado não apenas pelo Fortaleza, mas por um clube da Região Nordeste como um todo.

Como foi Fortaleza x Corinthians?

Após empatar o primeiro jogo fora de casa, o Fortaleza chegou para a segunda partida “com a faca nos dentes”. Na Arena Castelão o time entrou não apenas pronto para ganhar, mas decidido a pressionar do primeiro ao último minuto de jogo.

Enquanto isso, o Corinthians fez uma aposta ousada e trocou o técnico Vanderlei Luxemburgo por Mano Menezes entre um jogo e o outro das semifinais. A mudança, apesar do pouco tempo, surtiu algum efeito e a equipe entrou em campo mais sólida defensivamente.

Com a bola rolando, o Corinthians acabou amassado pelas linhas altas da marcação do Fortaleza. Pressionando, o time da casa impedia a saída qualificada do Timão com a bola, deixando o time praticamente limitado a dar chutões e buscar a disputa pela segunda bola.

Enquanto isso, com a bola, o Fortaleza era ultra ofensivo e criava oportunidades de muito perigo a meta defendida por Cássio. O goleirão conseguiu evitar a maioria das investidas da equipe de Vojvoda, enquanto outras pararam na zaga.

Apesar da pressão constante, o Corinthians conseguiu escapar e em uma dessas oportunidades Yuri Alberto quase abre o placar. Salvo pelo goleiro João Ricardo, o Fortaleza em momento algum desistiu ou mesmo demonstrou cansaço em jogar com uma postura tão ofensiva. Mesmo assim, o primeiro tempo acabou em 0x0.

Segundo tempo

Apesar da igualdade no placar não refletir bem o que foi o primeiro tempo de jogo, o segundo logo faria justiça a garra do Fortaleza. Logo aos 03′ minutos da segunda etapa, Yago Pikachu abriu o placar para o Leão.

Da entrada da área, Lucero soltou a bomba que foi bloqueada pela zaga corintiana e subiu em disputa na área. Tite buscou disputar pelo alto, mas ela sobrou na direita com Pikachu. Na disputa com o lateral Fábio Santos, o ponta dominou quase caindo e fintou o chute, para passar pelo lateral e finalizar no cantinho de Cássio.

Com a vantagem do placar o time poderia se retrair e esperar para matar o jogo no contra-ataque. Apesar disso, não é assim que esse Fortaleza de Vojvoda joga, principalmente em sua casa e em um jogo tão importante.

No Castelão o Tricolor Cearense continuou amassando o Corinthians e assim conseguiu chegar ao seu segundo gol aos 09′ minutos da etapa final. Após o cruzamento pela esquerda ser afastado pelo zagueiro Gil, Bruno Pacheco acertou um cruzamento na medida para Tinga cabecear no canto de Cássio.

Com a desvantagem no placar, Mano Menezes ainda buscou reorganizar a equipe em campo. Mais ofensivo, o Corinthians lutou para marcar, mas não conseguiu a reação. Final Fortaleza 2×0 Corinthians!

Premiações e recompensas por um trabalho a longo prazo

O destaque no futebol do Fortaleza tem nome e sobrenome Juan Pablo Vojvoda. O treinador assumiu o clube em maio de 2021 e desde então vem fazendo um trabalho de excelência a frente da equipe.

Aos 48 anos, o argentino conquistou com o Fortaleza quatro títulos: Três campeonatos Cearenses consecutivos (2021, 2022 e 2023) e uma Copa do Nordeste (2022). Além disso, disputou 299 jogos e obteve 142 vitórias, 65 empates e 92 derrotas.

Agora a equipe chega a final da Sul-Americana, uma classificação inédita para equipe e todo o Nordeste. Só em premiações a equipe já supera os R$ 25 milhões nesta edição da Sul-Americana.

Caso conquiste o título, são mais R$ 24,6 milhões para premiar um trabalho sólido e muito bem consolidado. Vojvoda é o segundo técnico mais longevo do futebol brasileiro, perdendo apenas para o português Abel Ferreira, do Palmeiras.

Próximos jogos de Fortaleza e Corinthians

O Fortaleza retorna a campo no próximo domingo (08), às 18h00 (horário de Brasília), quando recebe também na Arena Castelão o América-MG. A partida é válida pela 26ª rodada do Brasileirão.

Enquanto isso, o Corinthians recebe no sábado (04), o Flamengo, que acertou com novo treinador. A partida acontece na Neo Química Arena, às 21h00 (horário de Brasília), também pela 26ª rodada do Brasileirão.

COMPARTILHE: