Brasil x Guiné: Onde assistir ao vivo, escalações e retrospecto

Brasil x Guiné disputam amistoso internacional - Fotomontagem ilustrativa

Na tarde deste sábado (17), Brasil x Guiné realizam uma partida amistosa em Barcelona, na Espanha. O jogo será marcado por um ato histórico, pela primeira vez a Seleção Brasileira jogará com uma camisa inteiramente preta.

A iniciativa faz parte de um ato que visa combater o racismo no esporte. Dessa maneira a decisão de usar um uniforme totalmente preto é uma forma de marcar posição e amplificar a luta diante do recente caso de racismo sofrido na Espanha pelo craque brasileiro Vinícius Júnior.

Retrospecto contra Africanos

O jogo contra Guiné será a primeira vez em que as duas seleções se enfrentam. Vale lembrar, para eventuais desavisados, que Guiné não é o mesmo que Guiné-Bissau, tratam-se de seleções e obviamente países diferentes.

Atualmente contra seleções africanas, o Brasil soma 38 jogos, dos quais venceu 33, empatou duas e foi derrotado por três vezes. Sendo a última delas diante de Marrocos na estreia do técnico interino Ramon Menezes à frente da Seleção Brasileira.

Nesse sentido, a outra seleção do Continente Africano que também superou o Brasil foi Camarões. Assim a sua primeira vitória na Copa das Confederações em junho de 2003, por 1×0. Desse modo, o gol foi marcado pela lenda do futebol camaronês Samuel Eto”o.

Da mesma forma na Copa do Mundo do Qatar, o mesmo Eto”o viu, das arquibancadas do estádio Lusail Stadium, o também atacante Vincent Aboubakar conquistar uma nova vitória para Camarões diante da Seleção Brasileira.

O atacante Aboubakar marcou o gol e tirou a camisa 10. Em seguida mostrou para as arquibancadas onde estava a lenda do futebol camaronês Samuel Eto”o. – Foto: Anne-Christine POUJOULAT

Na vitória pelo mesmo placar (1×0), Aboubakar tirou a camisa 10, na euforia da comemoração, em seguida mostrou para as arquibancadas onde estava a lenda do futebol camaronês. Curiosamente, por ter tirado a camisa no ato, o atacante tomou o segundo cartão amarelo e terminou a partida expulso.

Brasil x Guiné

Para a partida deste sábado o técnico Ramon Menezes deverá usar nove jogadores que estiveram com o Brasil na última Copa. Apesar disto, o time terá duas novidades, o lateral-esquerdo do Flamengo e agora também da Seleção Brasileira Ayrton Lucas, deverá assumir a titularidade na posição.

Do mesmo modo, o meia Joelinton do Newcastle também será novidade na Seleção. O jogador vem de uma ótima temporada com o clube inglês, onde a mudança de posição do ataque para o meio campo foi fundamental para sua evolução.

Além disso, no último treino o goleiro Alison sentiu o pulso e pode ser dúvida. No lugar dele Weverton, que foi titular no último amistoso, pode ser o escolhido. Nesse sentido o técnico também pode contar com Ederson, que conquistou com o Manchester City a UEFA Champions League no último sábado.

Assim como o Brasil, Guiné também vem de derrota em sua última partida. O jogo ocorrido pela Copa das Nações Africanas no último dia 14, encerrou com a Seleção de Guiné sendo derrotada por 2 a 1 para o Egito.

Horário e onde assistir Brasil x Guiné

Brasil x Guiné jogam às 16h30 (horário de Brasília), neste sábado (17), no RCDE Stadium em Barcelona, na Espanha. A partida terá transmissão da Globo (TV aberta) e Sportv (TV fechada).

Prováveis escalações

Seleção Brasileira – Alisson (Weverton); Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Ayrton Lucas; Casemiro, Joelinton e Lucas Paquetá; Rodrygo, Vini Jr e Richarlison.
Técnico: Ramon Menezes

Seleção de Guiné – Koné, Conte, Sow, Diakhaby e Sylla; Diawara e Keita; Kamano, Moriba e Guilavogui; Guirassy.
Técnico: Kaba Diawara

No apito do amistoso internacional

Árbitro: Andris Treismanis (Letônia)
Assistentes: Haralds Gudermanis (Letônia) e Aleksejs Spasennikovs (Letônia)
Quarto árbitro: Albert Avalos (Espanha)
VAR: Víctor Garcia

COMPARTILHE: