Cultura

Dia das Crianças: livros podem ser ótimo presente para os pequenos

Pedagoga dá dicas de leitura por faixa etária e fala sobre a importância de incentivar o hábito com o público infantil: leitura é essencial para criança desenvolver a comunicação

Celebrado nesta quarta-feira (12 de outubro), o Dia das Crianças evoca brinquedos, roupas e até eletrônicos como primeiras opções de presente, conforme mostra a pesquisa de intenção de compras da Fecomércio RN para a data neste ano. Entretanto, um presente que pode ampliar os horizontes do público infantil são os livros. Por todo País, clubes de assinatura de livros infantis fazem sucesso e o momento de apreciar as histórias é, sem dúvida, um tempo de qualidade que os pais passam com as crianças.

Capaz de estimular a imaginação e a criatividade dos pequenos, a leitura é fundamental também para que uma criança desenvolva sua habilidade linguística, aprimore seu vocabulário e suas formas de comunicação, além de ajudá-la a reconhecer as próprias emoções durante todos os seus processos de desenvolvimento.

A pedagoga e coordenadora do curso de Pedagogia da Estácio, Carollini Graciani, destaca que habituar uma criança ao gosto pela leitura começa dentro de casa, por meio do exemplo dos pais, mostrando aos filhos que o livro é um presente. “O melhor momento de interação dos pais com os filhos é reservar uma história para ler antes de dormir. Não só contar a história, mas fazer questionamentos à criança, como qual o título da história, quem é o autor, quem são os personagens, o que entendeu sobre a história”, explica.

Mas na hora de escolher qual livro presentear, é importante atentar para a classificação indicativa da história e o formato da publicação, que deve ser de acordo com a fase de desenvolvimento, como recomenda.

Para crianças de até três anos são indicados ‘livros-brinquedo’, ‘livros de tecido’, ‘livros de banho’, que estimulem a parte sensorial, com texturas, sons e cores. Bebês param para ouvir histórias contadas com entonação boa e as imagens vão chamar sua atenção. É o primeiro contato com o objeto livro, é o momento de manuseio. Para crianças de 4 a 6 anos são aconselhados livros com frases curtas, muitas imagens e com letras em caixa alta, para facilitar as primeiras tentativas de reconhecer as letras e palavras. Aqui valem também os gibis, que são um importante recurso para a alfabetização“, orienta a especialista.

Segundo a pedagoga, aos sete e oito anos de idade, o ideal são livros com frases mais longas e letras variadas, livros de poesias, contos e fábulas que vão estimular a imaginação e desenvolver temas sobre comportamento, respeito, bom convívio e conscientização. São as famosas histórias com uma moral no final.

Com nove e 10 anos de idade, a criança já está apta a livros que tenham volumes para sequência de leitura, com menos imagem e mais texto, com assuntos que os iniciem no mundo da pré-adolescência.

Carollini aproveita e indica nomes da literatura infantil nacional: “temos uma lista de autores que fazem parte do cotidiano escolar das crianças, como Ana Maria Machado, com “Menina bonita do laço de fita”; Maurício de Sousa, com a Turma da Mônica; Ziraldo, com “O menino maluquinho” e Ruth Rocha, com uma lista extensa de histórias que atendem da Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental“, exemplifica.

A pedagoga cita ainda alguns clássicos infantis nacionais como “Ou isto ou aquilo“, de Cecília Meireles; “Chapeuzinho amarelo“, de Chico Buarque; e “Meu Pé de Laranja Lima“, de José Mauro de Vasconcelos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.