Cultura

Crendices e superstições

Você sabe o que significa crendices e superstições? Em suma, podemos definir como sendo a crença ou noção sem base na razão ou no conhecimento. Sendo assim, pode levar as pessoas a criarem falsas obrigações, temer coisas infundadas, depositar confiança em coisas absurdas, sem nenhuma relação com os fatos. 

Ou seja, estamos falando em acreditar em fatos ou relações sobrenaturais, fantásticas ou extraordinárias e que também não possuem apoio em pensamentos religiosos. Dessa maneira, as crendices e superstições, na verdade, são vestígios do nosso passado, em que o ser humano possuía uma visão mágica do mundo, acreditando que fatores sobrenaturais podiam interferir diretamente na sua vida.

Esse modo de pensar acabou sendo transmitido de geração a geração. Especialmente entre as camadas populares, que foram mantidas isoladas da evolução do conhecimento científico. 

Por fim, as crendices e superstições são incorporadas no dia-a-dia de todos, criando hábitos e gestos. Confira!

Crendices e superstições são inevitáveis

Antes de mais nada, precisamos entender que as superstições participam da própria essência intelectual humana e não existe momento na história do mundo sem a sua presença. 

Mesmo depois da elevação nos padrões de vida, o domínio da máquina, a cidade industrial ou tumultuosa, as superstições velhas foram renovadas e readaptadas às necessidades modernas e técnicas da população. 

Ou seja, não é necessário ser pobre ou ignorante para ser supersticioso. Isso significa que mesmo as pessoas mais instruídas podem apresentar vários comportamentos supersticiosos.

Traz sorte ou azar? 

Além disso, devido sua origem popular, as crendices e superstições também fazem parte do folclore de um povo. Por exemplo, existem muitas superstições e crendices do folclore brasileiro. 

Entre elas, muitas pessoas acreditam que dá azar passar por baixo de uma escada ou quebrar um espelho. Também temem as sextas-feiras que caem no dia 13, principalmente no mês de agosto, que é chamado de mês de desgosto ou mês de cachorro louco.

Porém as superstições não dizem respeito somente ao azar, mas também à sorte. Por exemplo, o significado das horas iguais. Ou os insetos como a joaninha e o louva-a-deus, que são considerados como portadores de boa-sorte. Fazer pedidos quando vê uma estrela cadente, jogar moedas em fontes, pular sete ondas no ano novo são também garantias de realização de desejos. 

No entanto, as crendices também podem estar relacionados a vários outros fatores. Sendo assim, diz-se que, quando sentimos a nossa orelha esquerda “queimar”, é porque alguém está falando mal de nós.

Poder das simpatias e amuletos 

Além das superstições, também podemos mencionar as “simpatias”, que são conhecidas como práticas que podem surtir efeitos incríveis. Assim, algumas pessoas acreditam que podem conquistar o coração de outra pessoa colocando o seu nome em um pires com açúcar e então acendendo uma vela. 

Outro exemplo é colocar uma vassoura atrás da porta de casa quando um visitante indesejado vai embora, para ele não voltar mais. 

Por fim, na categoria das crendices e superstições temos os talismãs e amuletos, para proteção e boa sorte. Por exemplo, ferraduras, pés de coelho, ramos de arruda e trevos de quatro folhas.

Exemplos de crendices e superstições

Agora, confira mais alguns exemplos de crendices e superstições:

  • Deixar o chinelo virado pode matar sua mãe 
  • Ao derramar sal, jogue um pouco por cima do ombro esquerdo 
  • Comer manga com leite pode te matar
  • Evite fazer caretas, pois, se bater vento no seu rosto, você pode ficar assim para sempre 
  • Varrer seu pé vai te impedir de casar
  • Coceira na palma da mão é sinal de dinheiro chegando 
  • Abrir guarda-chuva aberto dentro de casa dá azar

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.