Cultura

O que é hatha yoga: 3 curiosidades

Apesar de ter se popularizado, poucas pessoas sabem o que é hatha yoga.

Assim, para quem não sabe, o yoga é um caminho que leva ao autoconhecimento, sendo que a sua origem remete há mais de 5.000 anos.

No entanto, ainda que seja uma técnica milenar, ela continua se desenvolvendo. Um grande exemplo disso é o fato de até nos dias de hoje as pessoas quererem saber o que é hatha yoga.

Então, se você quer entender um pouco melhor sobre o que é hatha yoga, é só continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes.

O que é Hatha Yoga?

Em suma, a palavra sânscrita “hatha” é composta por duas sílabas. “Ha”, que quer dizer sol, e “Tha”, que é o mesmo que lua.

Ou seja, o hatha yoga faz referência aos dois principais tipos de canais de energia, que se chama Nadis, o qual o yoga busca trazer o equilíbrio.

Entende-se que, quando essas duas correntes opostas se mantêm em equilíbrio, a Kundalini é capaz de fluir por meio do canal central Sushumna até o nosso chakra coronário.

Dessa forma, oferece a experiência de felicidade e união. Isso quer dizer que o equilíbrio de opostos complementares é a chave para poder liberar energia da consciência.

Por consequência, acaba sendo uma das maneiras de se obter a liberdade espiritual. Inclusive, esse equilíbrio ocorre tanto física quanto psicologicamente.

No que se refere ao hatha yoga, ele é capaz de contribuir à remoção da dualidade na percepção da vida, a qual se manifesta por meio do julgamento sobre nós mesmos e sobre o mundo, isto é, certo e errado, bom e ruim.

Esses valores opostos acabam sendo uma forma de conflito interno e externo. Mas, quando se consegue integrá-los, torna-se possível evoluir para um estado de consciência não-dual.

No entanto, um outro significado da palavra “hatha” se refere a algo forte e determinado. Nesse caso, refere-se à disciplina física e mental.

Qual é a lenda sobre a origem do Yoga?

A princípio, diz-se que o yoga se reservava apenas para as divindades, em especial para os deuses da época.

Contudo, Shiva acabou aceitando em passar todos esses ensinamentos sobre essa técnica para Parvati. O local que se escolheu para transmitir este ensinamento foi uma caverna que fica à beira do mar.

Mas, um peixe que estava à espreita acabou ouvindo e, ao aplicar todos os ensinamentos, acabou se tornando um ser humano.

A partir disso, diante dos visíveis benefícios, o peixe acabou pedindo permissão para que pudesse transmitir os ensinamentos aos seres humanos.

Com a permissão das divindades, ele acabou sendo batizado de “Matsyendra”, que quer dizer “peixes se tornam homens”.

Inclusive, uma das poses mais famosas do hatha yoga acabou obtendo esse nome.

O alinhamento é importante no Hatha Yoga

Ao praticar o hatha yoga, tenha em mente que se trata de uma linha muito centrada no trabalho de corpo.

Por conta disso, existe uma atenção especial no correto alinhamento corporal durante toda a prática, chamado de “asana”.

Isso acontece porque, a partir do alinhamento, alguns padrões corporais se quebram, os quais quebram padrões emocionais e comportamentais.

Tudo só ocorre porque, quando há quebras de padrões, quer dizer que o nosso corpo físico está alinhado com precisão.

A partir disso, a nossa mente e os sentidos acabam entrando em um único equilíbrio, trazendo grandes benefícios.

Mas, à medida que se progride na prática, acaba-se obtendo uma consciência cada vez maior sobre a mente, o sentido e a respiração.

Quais são os benefícios do Hatha Yoga?

A prática do hatha yoga trabalha, de forma simultânea, alguns componentes físicos, emocionais, mentais e espirituais.

Para entender melhor sobre essa prática, deve-se saber que existem três pontos principais do yoga, que são os seguintes:

  • Respiração;
  • Espinha dorsal;
  • Trato gastrointestinal.

As posturas do hatha yoga ainda proporcionam relaxamento e fortalecimento dos nossos músculos do corpo.

Além disso, contribui para a coluna e articulações em geral, além de oferecer uma ação rejuvenescedora do sistema muscular esquelético.

Tendo em vista todos esses benefícios, vale muito a pena ir em busca de produtos de yoga e começar a prática com algum profissional.

Mas, não temos como deixar de mencionar que, por meio das pressões que ocorrem sobre os órgãos e chakras internos, acaba equilibrando todos os órgãos e glândulas do corpo.

Por consequência, oferece um efeito terapêutico extremamente benéfico, de modo a manter o nosso corpo perfeitamente saudável.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.