Cultura, Destaques

História de grande ídolo do América de Natal vira livro

A história do ex-jogador e ídolo das torcidas do Sport-PE e América-RN, Carlos Moura Dourado, será retratada em ‘Moura, o Príncipe Negro’, a ser lançado no próximo dia 14 de julho pela editora Primeiro Lugar. Na obra, o jornalista Bruno Araújo passeia por vários momentos da carreira do ex-jogador, explora os fatos mais marcantes da trajetória de Moura e desvenda o ser humano além do atleta e ídolo.

O livro narra as dificuldades na infância, o início no futebol amador no Distrito Federal, o apoio da família na ascensão ao profissional, a experiência na Ásia, mágoas e alegrias, além, claro, dos gols importantes, títulos e grandes conquistas. A publicação ainda dedica capítulos especiais sobre a relação afetiva de Moura com os clubes por onde passou, especialmente o América, onde Moura alcançou grandes conquistas e criou um laço que persiste mesmo após a aposentadoria dos gramados.

“É uma história inspiradora pela determinação e superação de uma criança que perseguiu o sonho e se tornou um grande ídolo do futebol. Moura é dono de uma trajetória de desafios, mas também de muito amor pelas camisas que vestiu e respeito pelas pessoas que fizeram parte dessa história. A elegância dele em campo é fruto do ser humano que ele é. Um camisa 10 com faro de artilheiro, mas essencialmente humano e o livro mostra isso de maneira sensível e íntima”, descreve o jornalista Bruno Araújo.

Moura História de grande ídolo do América de Natal vira livro

O livro conta com depoimentos exclusivos de grandes personagens na trajetória de Moura, como o ex-jogador do Sport-PE, Vasco-RJ e Seleção Brasileira, Juninho Pernambucano, o ex-presidente do Sport-PE, Wanderson Lacerda, o presidente do América e responsável pela contratação do meia para o time rubro, Eduardo Rocha, dentre outros. A obra conta ainda com as participações do jornalista Augusto César Gomes, assinando a orelha do livro, e do pesquisador do futebol potiguar Marcos Trindade.

“Em quase todos os clubes pelos quais Moura passou, seja no Japão, Brasília ou Recife, ele foi peça importante, protagonista de conquistas e títulos. No América então, ele esteve presente em campo numa das fases mais vitoriosas da história centenária do Alvirrubro. Assim, o livro se torna um registro histórico, uma oportunidade de resgatar com detalhes momentos inesquecíveis do nosso futebol e de um grande personagem”, afirma o autor.

Moura, o Príncipe Negro’ será lançado no dia 14 de julho, na Sede Social do América, na avenida Rodrigues Alves, durante evento alusivo ao aniversário do clube. Enquanto isso, o leitor pode adquirir seu exemplar, durante a pré-venda, através do site da editora (www.edprimeirolugar.com.br).

Read More...

Cultura

Turma do Scooby-doo viaja pelas maravilhas do mundo

A Turma do Scooby-doo, em Explorando os Caminhos da Luz, de Luis Hu e publicada pela Editora Boa Nova, faz uma viagem pelo mundo e mostra diversos pontos turísticos épicos que toda criança deve conhecer. E, também, questiona se realmente todos os monumentos foram construídos por terráqueos, ou se alguns tiveram uma ajudinha interplanetária.

O primeiro da lista é o Egito, que investigam os mistérios das famosas tumbas dos faraós. Após isso, vão à China explorar a Grande Muralha, a maior de todo o mundo. A próxima parada é Machu Picchu, no alto da Cordilheira dos Andes, onde eles conhecem a Cidade Perdida dos Incas. Claro que não podiam deixar de passar pelo Coliseu Romano e, aproveitando que estavam na cidade dos gladiadores, deram um pulinho na Basílica de São Pedro.

Turma do Scooby-doo em Explorando os Caminhos da Luz 2

A Espanha também esteve na rota e visitaram o fabuloso palácio da fortaleza conhecido como Alhambra. No país do Sol Nascente, Japão, conhecem a ponte Seto Ohashi, de 13.200 metros de longitude, que liga as ilhas Honshu e Shikoku.

Para não deixar alguns importantes monumentos de fora, a turma da máquina do mistério, conta a história das maiores estátuas: o Grande Buda, o Cristo Redentor, a Grande Esfinge, os Totens Mexicanos, a Estátua da Liberdade, entre outras.

Ao ter que visitar Jules Undersea Lodge, deixaram a famosa van e mergulharam 10 metros para conhecer o hotel submarino. O livro infanto-juvenil explora muito mais, como a Torre Eiffel, o Tower Center, a Torre de Pisa, e mais um monte de lugares incríveis.

A obra Explorando os Caminhos da Luz, escrita por Luis Hu e publicada pela Editora Boa Nova, traz as maiores curiosidades do mundo, com muita informação bacana para os pequenos. Eles conhecerão muitos lugares importantes para a história e com explicações de cada monumento, com muita diversão.

Autor: Luis Hu
Gênero: infanto-juvenil
Formato: 20×26
Páginas: 48
Preço de capa: R$ 13,93

Read More...

Cultura

Ética no futebol é tema de livro infantil da ex-bandeirinha Fernanda Colombo

O futebol é o esporte favorito da maioria dos brasileiros e está presente nos quatro cantos desse país. Considerado referência de lazer, o esporte se apresenta como um fenômeno social, criador de um sentimento de orgulho e também com um forte apelo educativo. Se ensinado de forma correta, o futebol pode formar na pessoa, desde criança, os seguintes conceitos fundamentais: honestidade; que nem sempre é possível ser vitorioso; e de que é importante respeitar as regras e entende-las.

Vamos jogar futebol, lançamento da Editora Ciranda Cultural, ensina as regras do esporte de maneira lúdica e divertida, além de ser uma obra que explora o potencial educativo na prática, como liderança, trabalho em equipe, coletividade etc.

“A cultura do futebol tem muitos vícios, como o uso constante de palavrão e o xingamento ao árbitro, independente se ele erra ou acerta, e as crianças são “esponjinhas” que absorvem tudo! Tanto coisas boas, quanto ruins. O principal objetivo do livro é introduzir o pequeno leitor no mundo do futebol, e fazer com que ele entenda os limites e as regras”, explica a autora e ex-bandeirinha, Fernanda Colombo.

vamos jogar futebol fernanda colombo

Com instruções claras, o livro aborda os aspectos de cada regra de um jeito divertido. A apresentação do campo, do que é feita a bola, os equipamentos utilizados na partida, a função do árbitro, o que é uma falta, um impedimento, são alguns dos assuntos abordados.

“No livro está presente a essência da regra. Com certeza, quem não entende de futebol, vai conseguir compreender”, finaliza a autora.

Vamos jogar futebol leva a reflexão de como a ética deve estar presente em todo o contexto de uma partida para que ela seja saudável e vibrante, afinal, o futebol é um esporte que une pessoas e proporciona alegria e emoção em todo o mundo.

Sobre a autora

Fernanda Colombo Uliana nasceu dia 24 de abril de 1991, na cidade de Criciúma, Santa Catarina. Sempre apaixonada por esportes, em especial por futebol, formou-se em 2012 em Bacharelado em Educação Física pela UFSC. Foi árbitra-assistente de futebol de 2010 a 2016, trabalhando nas Federações Catarinense e Pernambucana de Futebol e na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Vamos jogar futebol

Editora: Ciranda Cultural
Autora: Fernanda Colombo
Pág: 32
Preço: R$ 29,90

Read More...

Cultura

Coleção “Onde está?” apresenta duas das maiores referências da música do século XX

A pergunta “Onde está Wally?” fez a alegria de crianças e adultos no final da década de 1980. Criada pelo ilustrador inglês Martin Handford, a série se tornou uma febre mundial e ainda influencia publicações em todo o planeta. Nela, um garoto de gorro, óculos redondos e blusa listrada desafiava o leitor a encontrá-lo na praia, no Império Romano ou na cidade, sempre camuflado em meio a objetos e personagens.

Inspirada na obra de Handford, a coleção “Onde está?”, lançamento da editora Ciranda Cultural, estimula o jovem leitor a encontrar as maiores lendas da música do século XX, Elvis Presley e os meninos de Liverpool, The Beatles, em cenários paradisíacos, divertidos e históricos.

Em cada livro o público se depara com ilustrações que ocupam duas páginas inteiras, nas quais em algum lugar estão Elvis, John, Ringo, Paul e George. Cada obra trata-se de um jogo que também proporciona um exercício prático de atenção visual.

Para os adultos, a coleção é uma forma de relembrar a infância, e para os jovens leitores, um modo de promover o contato com os livros, com a cultura musical, além de estimular a concentração.

Onde está a banda The Beatles?”, coloca os meninos de Liverpool escondidos no meio de uma multidão em locais como o Cavern Club, bar londrino em que grupo tocou pela primeira vez em 1961; na Abbey Road, rua do estúdio que leva o mesmo nome e famoso no mundo todo por ter sido utilizado pelo grupo para a gravação, ao vivo, da canção All You Need Is Love; na plateia do programa “The Ed Sullivan Show” que ganhou fama e importância para a cultura mundial por ser o responsável pela primeira apresentação da banda nos Estados Unidos, em fevereiro de 1964. O livro ainda coloca George, Paul, John e Ringo em um imenso e bagunçado retiro indiano, no aeroporto JFK, em Nova Iorque, em um show no topo de um edifício, entre outros lugares e situações. O leitor também poderá procurar em todos os cenários personagens como David Bowie, Bob Dylan, Eric Clapton Yoko Ono, Linda McCartney, George Martin etc.

Onde está o Elvis?” esconde o rei do rock em Graceland, sua mansão, que hoje é alvo da visitação de milhares de pessoas de todo o mundo; no Alladin Hotel, local de seu casamento com Priscilla Presley, em maio de 1967; em Honolulu, Havaí, locação de um dos mais famosos filmes de Elvis, Feitiço Havaiano. O livro ainda instiga o público a procurar o rei do rock em Las Vegas, numa prisão, em um quartel do exército e em um divertido barco abarrotado de belas garotas, rapazes, paparazzis e artistas. O leitor ainda poderá procurar celebridades como Marilyn Monroe, Johnny Cash, Frank Sinatra, BB King entre outros.

“Onde está a banda The Beatles?” e “Onde está o Elvis?” não se esgotam no aspecto lúdico, uma vez que estimulam também a pesquisa e o conhecimento. Cada obra retrata a cultura que permeou os anos de 1960 e 1970. Cada livro é também uma sucessão de extraordinárias aventuras!

Onde está o Elvis? | Onde está a banda The Beatles?

Editora: Ciranda Cultural

Autores/Ilustrações: Moreno Chiacchiera e Dani Geremia

Preço: R$ 19,90

Faixa etária: a partir de 12 anos.

Read More...

Cultura

Livros tridimensionais colocam a criançada para interagir com um simpático invasor de histórias

Emma Yarlett é uma das mais promissoras e produtivas autoras do universo da literatura infantil britânica da atualidade. Graduada em Artes pela University College Fallmouth, estreou como autora em 2013 com Sidney, Stella and the moon. Como ilustradora, fez a capa da edição inglesa de O menino do pijama listrado, de John Boyne, e de vários títulos do escritor Roald Dahl, criador de A fantástica fábrica de chocolate. Premiadíssima, ela já conquistou o Oxfordshire Book Award e o Cambridgeshire Children’s Picture Book Award.

Neste mais recente lançamento da Editora Ciranda Cultural, Coleção Mordisco, a autora apresenta dois títulos ao público infantil: O monstro do livro e O guia dos dinossauros, ambos tridimensionais e com práticas lúdicas.

Mordisco é um simpático monstrinho que se move em um ritmo acelerado, o que obriga o leitor a virar as páginas para segui-lo. Em O monstro de livro, ele invade clássicos da literatura mundial como Cachinhos dourados e os três ursos, Chapeuzinho vermelho, João e o pé de feijão e Rapunzel. Já no livro O guia dos dinossauros, o monstrinho sapeca provoca uma verdadeira bagunça no mundo jurássico, entrando em florestas misteriosas e interagindo com as mais belas criaturas da era mesozoica.

As ilustrações da coleção são ousadas, saltam aos olhos literalmente, e possuem recursos que despertam o interesse dos pequenos, como colagens e recortes que proporcionam boas noções de profundidade. Os títulos também contribuem para uma experiência literária diferente, que parece fugir do papel e alcançar a vida real.

O projeto é capaz de agradar pessoas de todos as idades por conta da interação que ocorre em vários níveis. São livros com detalhes primorosos, que certamente desafiarão o leitor, afinal, Mordisco é cheio de surpresas e a cada mordida algo sempre pode escapar. A leitura também pode proporcionar que a criança encontre sempre algo novo, possibilitando a cada página virada, uma surpresa diferente!

Mordisco está em mais de 10 países entre eles Estados Unidos, Austrália, Japão, Alemanha e Portugal, aqui no Brasil ele chega às livrarias neste mês de fevereiro.

Mordisco – O monstro de livro

Autor: Emma Yarlett

Páginas: 32

Preço: R$ 44,90

Mordisco – O guia dos dinossauros

Autor: Emma Yarlett

Páginas: 32

Preço: R$ 44,90

Editora: Ciranda Cultural

Read More...