Cultura

Quais benefícios a leitura proporciona para as crianças?

Estimular a leitura desde o período infantil traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento da criança, pois é nessa fase que elas mais absorvem informações. Embora, nos dias de hoje, existam aparelhos eletrônicos que estimulam a imaginação e trazem entretenimento, colocar as crianças em contato com os livros ainda é a melhor opção, pois, as obras literárias são cruciais para a formação intelectual, social, moral e emocional dos pequenos.

A leitura é fundamental para o aperfeiçoamento das habilidades cognitivas, expressão de sentimentos e da comunicação das crianças. O bacana de mantê-las familiarizadas com os livros é que elas já se acostumam com o objeto de leitura e vão aprendendo, interpretando e entendendo as histórias através das figuras que ajudam a mediar o conto.

Se mesmo depois desses motivos você ainda não se convenceu sobre a importância da leitura para os baixinhos, a Estrela Cultural, editora especializada em livros destinados ao público infantil, listou alguns dos benefícios que a leitura pode trazer para a criançada:

Desenvolve a personalidade

Um dos fatores para querer incentivar a leitura é o desenvolvimento da personalidade das crianças, pois os livros são essenciais para que os pequeninos criem uma visão de mundo e reconheçam as qualidades que se identificam. Além disso, quando eles entram em contato com diversos personagens – cada qual com um jeito diferente, faz com que construam uma identidade, facilitando assim, suas relações sociais.

Entende a alteridade

As obras ajudam os pequenos, muitas vezes, a se colocar no lugar dos outros. Dessa forma, passam a conhecer os sentimentos e os pontos de vista de outras pessoas: isso ajuda as crianças a criar empatia, ser gentil e estimula a vontade de ajudar o próximo.

Fortalece o vínculo entre pais e filhos

Peter Pan: Papa-Páginas (Divulgação/ Editora Estrela Cultural)

No período infantil, quando a leitura ainda tem quer ser mediada por um adulto, faz com que fortaleça a conexão entre a criança e quem lê para ela. Desse modo, os pais criam uma relação mais forte com seus filhos e ficam a par de todo o processo de aprendizado.

Aflora a imaginação e a criatividade

Cada livro tem seu universo único, que permite que as crianças descubram novos mundos e explorem sua imaginação e criatividade. Através das histórias e das ilustrações, os pequenos podem se colocar dentro do conto, recriando personagens e lugares totalmente diferentes em suas mentes. E vale frisar que, eles ainda podem trazer esses elementos criativos para a realidade, seja através de desenhos ou de brincadeiras e, isso também é um conjunto fundamental para a formação intelectual.

Aprendem novas palavras

Quando eles leem uma história, aprendem um novo vocabulário e a usar corretamente as palavras, desenvolvendo habilidades linguísticas e evitando futuros problemas ortográficos.

Aumenta a concentração

Os livros envolvem os pequenos através das vantagens que a leitura traz, e com isso ajuda a fortalecer sua concentração. Por conta do interesse de saber o desfecho da narrativa, eles acabam prestando atenção quando necessário. Isso faz com que eles passem a ser mais atenciosos quando alguém estiver explicando ou ensinando alguma lição importante.

Read More...

Cultura

“O Cavaleiro das Trevas” ressurge com obras inéditas

A coleção A Lenda do Batman é um encontro cataclísmico entre o homem-morcego e todo o seu universo. São 100 volumes com momentos que transformaram Bruce Wayne cada vez mais em um dos heróis mais conhecidos em todo mundo.

Aproveitando a comemoração dos 80 anos da primeira aparição do Batman, a curadoria feita em conjunto com a DC Comics fez questão de fazer dos livros um incrível compilado das histórias mais aclamadas pelo público e também tiveram o cuidado de reunir HQs que nunca foram traduzidas para o português.

A coleção é repleta dos acontecimentos mais importantes da vida do herói, desde o momento em que ele veste pela primeira vez o famoso traje, as ocasiões em que conhece seus maiores inimigos, até quando fez parcerias heroicas e trouxe importantes pessoas para o seu lado.

Nos volumes, os leitores poderão conhecer o mistério de Robin, o filho do homem-morcego, um universo alternativo de época e mortes de importantes aliados. Desfrutarão de quando pequeno, Batman tentava ser um cavaleiro solitário e quando lutou para colocar Gotham em ordem após uma destruição em massa.

Duas Caras, Coringa, Bane, Ra’s al Ghul, entre outros ícones do universo do Cavaleiro das Trevas, estão impressos por meio da arte dos maiores quadrinistas e roteiristas já conhecidos. Cada livro contextualiza a história e descreve os personagens explicando o que os torna tão especiais.

Além da capa dura, as obras foram produzidas com ilustrações e narrativas inteiramente modernas. Cada um deles contém mais de 110 páginas e muitas das edições vêm com bônus, como capas alternativas e esboços dos artistas.

A coleção, produzida pela Eaglemoss, vendida e distribuída pela Planeta DeAgostini, estará disponível exclusivamente para assinaturas na primeira semana de maio no site e o primeiro livro começa a chegar às bancas na segunda quinzena do mesmo mês.

Para assinaturas: www.planetadeagostini.com.br.

Read More...

Cultura

O retrô “Príncipe Valente” e a “Lenda do Batman”

Para o Dia do Orgulho Geek, que é comemorado no dia 25 de maio, nada melhor que celebrar com duas coleções incríveis de quadrinhos, Príncipe Valente e A Lenda do Batman.

A coleção A Lenda do Batman é um encontro cataclísmico entre o homem-morcego e todo o seu universo. São 100 volumes com momentos que transformaram Bruce Wayne cada vez mais em um dos heróis mais conhecidos em todo mundo. Aproveitando a comemoração dos 80 anos da primeira aparição do Cavaleiro das Trevas, a coleção é um compilado das histórias mais aclamadas pelo público e também de algumas HQs que nunca foram traduzidas para o português.

O Príncipe Valente, de Harold Foster, deve ser cultuado como o melhor dos quadrinhos de época. Desde a publicação da sua primeira página, em 13 de fevereiro de 1937, as tiras do herói foram lançadas ininterruptamente até hoje nas páginas dominicanas dos jornais norte-americanos. São 82 livros dos quadrinhos, um para cada ano, desde a primeira tira até 2018, e oferece aos leitores uma criação artística transbordante e uma aventura épica inesquecível.

A Lenda do Batman – a coleção, produzida pela Eaglemoss, vendida e distribuída pela Planeta DeAgostini, estará disponível exclusivamente para assinaturas na primeira semana de maio no site e o primeiro livro começa a chegar às bancas na segunda quinzena do mesmo mês.

Príncipe Valente – A coleção já está disponível para assinatura e a primeira edição já está nas bancas de diversas regiões do país. Para assinaturas: https://www.planetadeagostini.com.br/.

Read More...

Cultura

Turma da Mônica e o novo personagem portador de doença rara infantil

Um novo personagem com doença rara infantil ganha sua primeira história nos quadrinhos e encontra com colegas da Turma da Mônica no primeiro dia de aula. O lançamento da revista será realizado nesta terça-feira (26), às 13h, no Congresso Paulista de Pediatria. O projeto editorial Cada Passo Importa é uma parceria da Sarepta Farmacêutica, líder em medicamentos genéticos para doenças neuromusculares raras, e a Mauricio de Sousa Produções (MSP).

Edu, um garoto de 9 anos de idade é portador de Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), uma doença hereditária e degenerativa, caracterizada pela deterioração muscular progressiva que acomete meninos: um a cada 5 mil em todo o mundo e tem evolução rápida. Nesta primeira história é possível perceber que o personagem é um menino alegre, amoroso, sensível, brincalhão e seu grande companheiro é o Sapeca, um cãozinho que também ganha vida nos quadrinhos. A mãe e a professora do Edu recebem um papel importante na revistinha e trazem uma abordagem didática e educacional sobre o tema na linguagem das crianças.

O objetivo com a chegada do novo personagem é falar sobre inclusão e, principalmente, chamar a atenção das pessoas para a importância do diagnóstico precoce do DMD. O diretor-geral da Sarepta, Fábio Ivankovich, foi quem levou a ideia até a MSP, com a intenção de fazer o tema chegar ao conhecimento de outras crianças, famílias, professores e profissionais de saúde.

Segundo ele, quanto mais se fala sobre Distrofia Muscular de Duchenne, maiores são as chances dos pais ficarem atentos aos principais sintomas da doença e saber como agir. “É cada vez mais importante se falar sobre doenças raras no Brasil, para que estes pacientes se sintam incluídos. O projeto Cada Passo Importa busca educar a todos sobre DMD. Queremos reforçar a importância de a doença ser detectada o mais rápido possível, que pode ser facilitada com a solicitação de um exame de sangue chamado CK, permitindo que o tratamento seja iniciado rapidamente para que as crianças tenham uma qualidade de vida melhor”.

Para Mauricio de Sousa, este é um personagem que veio inspirar e dar voz a uma questão que pode impactar a vida de famílias de todo o mundo. Novas histórias serão lançadas ao longo do ano. “Nesta primeira história mostramos como o Edu pode brincar e viver as aventuras com os amigos, apesar de algumas limitações da doença. A Turma da Mônica tem um papel fundamental na história, preocupada em entender melhor a situação do colega, ela quer envolvê-lo nas atividades para ajudá-lo a superar as possíveis dificuldades do dia a dia”.

Serviço

Local: Centro de Convenção Frei Caneca, localizado na região da Av. Paulista, instalado no 4º, 5º e 6º Pisos do Shopping Frei Caneca.

Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo

Horário: 12h30 às 13h45

Read More...

Cultura

Coleção apresenta o universo nerd aos bebês

Nunca é cedo demais para apresentar o universo da leitura para as crianças. Os bebês, por exemplo, gostam de livros que estimulam a visão, a audição e o tato. A leitura, mesmo intermediada por um adulto, auxilia a criança no desenvolvimento da imaginação e a experimentar sensações e sentimentos de forma significativa.

Neste recente lançamento da Editora Ciranda Cultural, cada Box DC Comics apresenta seis minilivros com capa dura, feitos em material resistente e com ilustrações lindas e vibrantes. Indicada para crianças a partir de 2 anos, a coleção ainda estimula a participação dos pais nessa fase do desenvolvimento que é fundamental para novas descobertas e aprendizagens.

De forma divertida e lúdica, os pequenos irão conhecer o universo dos super-heróis, e ainda obter noções do que é certo e errado. Personagens como Batman e Super-Homem, por exemplo, estão sempre prontos para ajudar quem precisa, e dão um show quando o assunto é a vitória do bem contra o mal. Adorados em todo o planeta, introduzir a criança no universo desses personagens é algo que pode ajudar no desenvolvimento do pequeno leitor como cidadão. Além das histórias cheias de aventura, cada box traz também um quebra-cabeça, capaz de incentivar a curiosidade e a coordenação motora dos jovens leitores.

Coleção Box DC Comics

A Coleção Box DC Comics apresenta quatro títulos, e cada minilivro da coleção permite a criança manusear e a se envolver com as ilustrações, inspirando futuramente nas brincadeiras, jogos e também no desenhar.

Box DC Comics

Títulos: DC Super Friends – Trabalhando em equipe, Super-homem – As histórias do homem de aço, Batman – Histórias de herói e Mulher Maravilha – Aventuras da super-heroína

Preço: R$ 29,90 (cada)

Editora: Ciranda Cultural

Read More...