Destaques, Saúde

Você dorme menos de 7 horas por dia? Estes são os efeitos mortais da privação de sono

efeitos da privação de sono

O conselho dos especialistas é dormir oito horas para que o nosso corpo fique em perfeito estado físico e mental. Porém, com a correria do dia-a-dia é difícil para muita gente conseguir dormir ao menos 5 horas.

O sono transformou-se em moeda de troca na sociedade contemporânea. Deixamos de dormir para fazer muitas outras coisas: trabalho, diversão, participação em redes sociais etc. Mas é bom que você saiba que a falta de sono traz sérios problemas para a sua saúde.

Esta questão teve grande relevância na mídia depois que o CEO da SpaceX e da Tesla, Elon Musk, disse ao New York Times que suas duras horas de trabalho e pouco tempo para dormir cobraram seu preço. Confira as consequências de dormir menos de 7 horas por dia durante muito tempo:

Câncer

Um estudo da Harvard Medical School mostrou que pessoas que trabalham à noite e não cumprem o mínimo de 7 horas de sono são mais propensas a sofrer de câncer, especialmente cólon, pulmão e mama.

Obesidade

O departamento de neurociências da Universidade de Uppsala, na Suécia, descobriu que pessoas que dormem menos horas recorrem frequentemente a alimentos com maior conteúdo calórico, o que leva a problemas de obesidade. Isso acontece devido ao grande número de distúrbios hormonais decorrentes da insônia.

Perda de memória a curto prazo

Um estudo da escola de neuropsicologia da Universidade de Harvard descobriu que aqueles que não dormem o suficiente têm mais dificuldade em aprender coisas novas, mesmo que sejam simples. A privação de sono faz com que o cérebro perceba uma carga maior de trabalho na área da memória de curto prazo.

Alzheimer

O departamento de neurologia da Universidade de Washington encontrou uma quantidade maior de proteína beta-amilóide – uma das causas da doença de Alzheimer – entre as pessoas que não dormiam o suficiente.

Especialistas dizem que é porque o cérebro o elimina nas horas de sono, então quanto menos você dorme, maior a quantidade de beta-amilóide que você terá em seu cérebro.

Problemas cardíacos

Não deveria surpreender que a frequência cardíaca aumentasse em pessoas com poucas horas de sono, mas também um estudo do departamento de cardiologia do Centro Médico Lahey, em Boston, descobriu que a proteína C reativa (PCR) ocorre em maior quantidade entre as pessoas que dormem pouco. Isso inflama o coração e gera diferentes doenças coronarianas.

Sistema imunológico vulnerável

Especialistas do Departamento de Neuroendocrinologia da Universidade de Lübeck, na Alemanha, descobriram que ficar sem dormir por pelo menos sete horas por dia faz com que as vacinas sejam menos eficazes e seu sistema imunológico torne-se mais lento. Com isso, você passa a obter doenças de uma maneira mais frequente e sua recuperação será mais lenta.

Diabetes tipo 2

Um estudo realizado pelo departamento de endocrinologia do Hospital Maharaja Agrasen, na Índia, mostrou que as pessoas que dormem menos tendem a desenvolver resistência à insulina, o que resulta em diabetes tipo 2.


Agora que você leu tudo isso, é bom ficar esperto e começar a dormir um pouco mais… é vital para sua saúde.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.