Economia

Com cacau mais caro, Páscoa 2024 promete ser ‘mais salgada’

À medida que a Páscoa de 2024 se aproxima, o setor varejista brasileiro se prepara para um período de vendas intensas, com um destaque especial para os produtos de chocolate. Este ano, contudo, os consumidores podem esperar preços mais elevados, principalmente devido ao aumento no custo do cacau, que recentemente atingiu recordes na bolsa de valores de Nova York, marcando uma alta significativa nos preços por tonelada (alcançando a marca de US$ 6.218 ).

Apesar disso, dados divulgados pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), revelam que a expectativa é de que as vendas de chocolate cresçam cerca de 4,5% em relação ao mesmo período do ano passado.  Essa estimativa, deve-se a aspectos macroeconômicos, dentre os quais está o aumento do salário-mínimo, além do registro da menor taxa de desemprego no país desde 2014, segundo o IBGE.

Em 2023, as vendas de chocolates na Páscoa já apresentaram um crescimento de 4,6% em relação a 2022, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Para este ano, a expectativa é ainda mais positiva“, explica o especialista em gestão de supermercados e atacarejos, Leandro Rosadas, ao Portal N10.

Outra tradição da Páscoa é o consumo de peixe por conta de aspectos culturais e religioso. “Não podemos esquecer que além dos chocolates, há uma procura maior pelos peixes. Em algumas regiões do Brasil, há um aumento de 50% a 300%, conforme a localidade, durante a Semana Santa“, afirma o especialista

E para quem deseja economizar, sem deixar a tradição de lado, a educadora financeira e fundadora do Instituto Soaper, Aline Soaper, dá algumas dicas.

Segundo ela, quem não quer deixar de presentear amigos ou familiares com os tradicionais ovos de Páscoa precisam definir um valor fixo a ser gasto com esses mimos. “Esse valor precisa ser definido com base na realidade de cada família e dividido pela quantidade de pessoas que serão presenteadas. Além disso, é fundamental evitar os parcelamentos, porque apesar das parcelas serem pequenas, elas podem se acumular com outras que já foram feitas anteriormente”, explica Aline Soaper.

Outra dica da educadora financeira é pesquisar e usar a criatividade na hora das compras. “Para quem está com um orçamento apertado, trocar as marcas mais famosas por outras que estão chegando no mercado, com preços mais acessíveis, é uma boa forma de economizar sem deixar de presentear”, aconselha a educadora financeira. E se os ovos de Páscoa estão fora do orçamento, Aline Soaper indica os bombons e as barras de chocolate, além das opções feitas em casa, como forma de manter a tradição da troca de doces nesse período sem gastar muito.

Para itens do almoço de Páscoa, também há alternativas. “Escolha os alimentos da estação, divida a responsabilidade da ceia com outras pessoas da família e não desperdice”, indica a educadora financeira diante do aumento dos preços. No caso do bacalhau, a sugestão é usar a criatividade e recorrer a outras receitas, utilizando outros tipos de peixes. “O importante é celebrar a data com união da família e a consciência financeira”, aconselha Aline.

Páscoa favorece ganhos extras para as famílias

E se o setor varejista aposta nas boas vendas deste ano, a produção caseira dos ovos de Páscoa não fica atrás. Segundo Aline Soaper, investir nas datas comemorativas pode ser uma excelente oportunidade para gerar uma fonte de renda extra. “Por isso, vale a pena produzir chocolates artesanais, ovos, bombons e presentes em geral nessa época do ano”, explica a educadora financeira.

Quem tem poucos recursos, mas não quer deixar a qualidade da produção de lado, também encontra alternativas. “Para economizar na produção dos chocolates artesanais é importante escolher bem os ingredientes, não desperdiçar na hora do preparo e reaproveitar itens em receitas diferentes, como o recheio dos bombons”, conclui Aline Soaper.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.