Variedades

Por que o Domingo de Páscoa muda de data todo ano?

Entenda a razão por trás do Domingo de Páscoa mudar de data todos os anos e sua relação com o calendário lunar

Ao contrário do Natal, a Páscoa curiosamente cai em uma data diferente a cada ano. Embora a Páscoa seja sempre no domingo, às vezes pode ocorrer em março e no ano seguinte no final de abril.

Em 2023, a Páscoa será celebrada neste domingo, 9 de abril (para os cristãos ocidentais), enquanto a Páscoa de 2024 será em 31 de março e a Páscoa de 2025 será em 20 de abril.

Neste momento, você deve ter se questionado: “Por qual motivo essa mudança (um tanto confusa), acontece todo ano?

O calendário da Páscoa é baseado no calendário lunar, em oposição ao calendário solar. Ele também leva em conta a forma como o feriado deve acontecer em determinados dias da semana, ou seja: Sexta-feira Santa, Sábado Santo, Domingo de Páscoa e Segunda-feira de Páscoa (sendo considerado feriado em numerosos países de todo o mundo).

O que é o Calendário Lunar?

O que é o Calendário Lunar
Foto: Ponciano / Pixabay

Enquanto o calendário solar, que é usado no dia a dia, é baseado na rotação da Terra em torno do Sol e equivale (em média) a 365,2 dias, o calendário lunar é baseado nos ciclos mensais das fases da Lua. Um mês lunar é de 29,5 dias, e um ano lunar é de 354 dias e algumas horas, um pouco mais curto que o ano solar.

A data da Páscoa para os cristãos ocidentais ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio da primavera no hemisfério norte. Como o equinócio aconteceu em 20 de março este ano, a próxima lua cheia – chamada de “SuperLua Rosa” – ocorreu na última quinta-feira, 6 de abril de 2023. Portanto, o domingo de Páscoa é o primeiro domingo após esta data, que cai em 9 de abril de 2023.

Por que a Páscoa segue o calendário lunar?

A Páscoa é o feriado cristão que celebra a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Assim diz a tradição, o Cristo foi crucificado na cruz na sexta-feira santa. O sábado santo marca o dia em que seu corpo foi colocado no túmulo, enquanto o domingo de Páscoa é o dia em que ele ressuscitou dos mortos.

A mudança de datas ocorre porque é importante que o Domingo de Páscoa realmente caia em um domingo.

A razão pela qual a Páscoa segue o calendário lunar, ao contrário do outro grande feriado cristão do Natal, é um pouco menos óbvia. No entanto, provavelmente tem algo a ver com as raízes da Páscoa na Pessach (a Páscoa Judaica), uma importante festa judaica que comemora a libertação dos judeus da escravidão no Egito. Como o calendário hebraico é baseado nos ciclos lunares, a Páscoa também segue essa tendência.

Por que o Natal é em 25 de dezembro?

No tocante ao Natal, a maioria dos estudiosos agora acredita que é altamente improvável que Jesus tenha nascido em dezembro. A igreja começou oficialmente a celebrar o Natal em 25 de dezembro de 336 dC sob o governo do imperador romano Constantino, embora não tenha se tornado um grande festival cristão até séculos depois.

A razão pela qual dezembro foi escolhido ativamente foram suas ligações com as festividades pagãs celebradas em torno do solstício de inverno em 21 ou 22 de dezembro. Talvez o Natal estivesse prestando homenagem a essas tradições pagãs profundamente enraizadas ou, provavelmente, o imperador Constantino queria torná-las irrelevantes.

Tentativas de mudar a data da Páscoa

Embora tenha havido sugestões de que a Páscoa deveria seguir o calendário solar em vez do lunar, principalmente para simplificar a celebração, as tradições são difíceis de mudar. Em 1928, foi aprovada a Lei da Páscoa no Reino Unido, que propunha que o domingo de Páscoa fosse celebrado no domingo seguinte ao segundo sábado de abril. No entanto, a lei nunca foi posta em prática.

Por fim, a data da Páscoa muda todos os anos devido ao calendário lunar e à tradição cristã de celebrá-la no primeiro domingo após a primeira lua cheia após o equinócio da primavera. Embora muita gente tenha proposto que a Páscoa seguisse o calendário solar, principalmente por uma questão de simplicidade.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida. Celebrando o Amor Materno com Lembranças Entenda o fenômeno da Lua Cheia Rosa e saiba o melhor momento para vê-la! Plataformas de música evoluem; Gemini lidera o streaming moderno. Monitores U3 Graphic Pro: A Escolha Profissional da AOC Citroën Lança Versão Avançada do C3 Aircross na Europa GWM Lança Fusca Moderno no Mercado Brasileiro O legado de Robert Downey Jr no cinema Android 15: Expansão da Vida Útil

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.