Destaques, Economia

Prazo para entrega do Imposto Rural começa nesta segunda (13)

Quem for proprietário rural deve ficar atento à entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural, a DITR. O prazo de apresentação do documento começa já na próxima segunda-feira (13) e segue até 28 de setembro. De acordo com a Receita Federal, as normas para a prestação de contas referente ao exercício 2018 incluem pessoa física ou jurídica e pode ser pago pelo proprietário da terra, pelo titular do domínio útil ou pelo possuidor a qualquer título.

O tributo federal, que é cobrado anualmente, incide sobre os imóveis localizados distante das áreas urbanas dos municípios e a alíquota varia de acordo com o tamanho da propriedade e o grau de utilização da terra. “A DITR é um dos documentos mais importantes para o bom gerenciamento de uma propriedade rural. O produtor não deve pensar na declaração só como um modo de tributação, mas sobretudo, nas conseqüências que terão as informações prestadas no comprovativo”, explica Daniel Carvalho, diretor executivo da Rui Cadete Consultores e Auditores Associados.

As informações prestadas influenciam no valor final do imposto, na cotação da terra para contratos de arrendamento e até mesmo na desapropriação de imóveis rurais, por isso a necessidade de atenção. Procurar orientação de serviço especializado no assunto na hora de declarar o ITR pode ajudar no planejamento para diminuição de impostos e até mesmo na obtenção de mais crédito.

Daniel Carvalho ainda alerta que, caso não declare, o proprietário estará sujeito a restrições para venda de terrenos rurais e poderá encontrar dificuldade na obtenção de financiamentos. A aplicação de multa está prevista nos casos de descumprimento do prazo – o valor cobrado pelo atraso é de 1% ao mês ou fração sobre o imposto devido ou R$ 50, prevalecendo sempre o maior valor.

Read More...

Negócios

Netshoes anuncia prejuízo e ações despencam 22%

As ações da Netshoes, empresa de comércio eletrônico dona dos sites Netshoes e Zattini, vem despencando na casa dos 22,12% na Bolsa de Nova York na tarde desta sexta-feira (10). Os papéis chegam a ser negociados na casa dos 2,50 dólares.

A companhia divulgou que teve prejuízo de 38,1 milhões de reais, no segundo trimestre deste ano. No mesmo período do ano passado, o prejuízo apresentado foi um pouco menor de 35,2 milhões de reais.

O resultado operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado foi de 200 mil reais, ante Ebitda negativo de 4,6 milhões de reais no mesmo período do ano anterior.

Em nota, a companhia justificou o mau desempenho no trimestre “devido à greve dos caminhoneiros, no final de maio, que fez com que as vendas líquidas recuassem 2,5% ficando em 449,8 milhões de reais”.

IPO

A Netshoes estreou na NYSE em abril do ano passado. Desde então, a companhia tem apresentado forte desvalorização na bolsa americana. Do IPO até última quinta-feira, o valor de mercado da companhia passou de 376,19 milhões de dólares para 72,23 milhões de dólares, um perda de 303,96 milhões de dólares.

Os papéis da companhia começaram a ser negociados na bolsa americana na casa dos 18 dólares. Hoje, as ações eram vendidas por cerca de 2 dólares. Uma queda absurda!

Read More...

Negócios

Volume de pesquisas no Google pode prever o valor das criptomoedas, diz estudo

Um estudo realizado pelos economistas Liu Yukun e Alesh Tsyvinski, da Universidade de Yale, sugere que o volume de pesquisa no Google pode prever os movimentos de preços futuros das criptomonedas mais importantes da atualidade: Bitcoin, ethereum e XRP.

O estudo, intitulado “Riscos e Ganhos de Criptomonedas” circulavam pelo Bureau Nacional de Pesquisa Econômica dos Estados Unidos, e, basicamente, afirma que os movimentos de preços em mercados de criptomonedas são um resultado direto do tipo de atenção recebida – uma métrica observável através do volume de pesquisa do Google.

O estudo também observa que criptomonedas não estão expostas a fatores macroeconômicos que afetam o mercado de ações. Por exemplo, sua faixa de risco de ganho é diferente dos metais preciosos e moedas fiduciárias.

Segundo o estudo, o mercado de criptomoedas é aceito por diferentes parâmetros, que giram principalmente em torno da atenção dos investidores. Seus resultados são baseados em um modelo financeiro chamado de modelo de avaliação de ativos de capital, ou CAPM; que “descreve a relação entre o risco sistemático e o ganho esperado para bens”.

Bossa Nova Investimentos lança fundo através da criptomoeda Security Token

Este modelo é normalmente usado com alta – os ativos de risco, e descobriu que “alta atenção dos investidores prevê grandes ganhos futuros ao longo de um período de 1-2 semanas para Bitcoin, uma semana para XRP e 1-6 semanas para ethereum.”

Usando esse modelo, os pesquisadores descobriram que um aumento no desvio padrão do volume de buscas do Bitcoin, no Google, levou a um aumento de 2,3% no preço da criptomoeda em um período de duas semanas. Da mesma forma, um aumento em um desvio padrão nos posts do Twitter sobre o BTC levou a um aumento de até 2,5% no período de uma semana.

Por outro lado, a atenção negativa dos investidores faz com que os preços caiam. Quando as pesquisas do Google por “Bitcoin Hack” aumentaram, seu preço caiu para 2,75% em uma semana.

Nesse sentido, a pesquisa conclui que: “Nossa principal conclusão é que de fato as criptomoedas representam uma classe de ativos que podem ser avaliados usando ferramentas financeiras simples. Ao mesmo tempo, as criptomoedas pertencem a uma classe de ativos radicalmente diferente das classes tradicionais.”

Read More...

Destaques, Economia

Cotista de qualquer idade pode sacar PIS/Pasep até setembro de 2018

Até o dia 28 de setembro, o pagamento das cotas do Fundo PIS/Pasep será ampliado para contribuintes de todas as idades. Quem trabalhou com a carteira assinada entre 1971 e 1988 pode acessar os recursos. Ao todo, 23,8 milhões de pessoas estão aptas a receber os recursos.

Para os correntistas da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil o depósito é automático a partir desta quarta-feira (8). Já os saques nessas agências bancárias começa na próxima terça-feira (14). Para conferir se há recursos do PIS/Pasep para receber, basta consultar as páginas da Caixa [aqui] e do BB [aqui].

Depois do prazo, o PIS/Pasep volta a ficar disponível apenas para cotistas com mais de 60 anos, aposentados, pessoas em situação de invalidez (inclusive seus dependentes), pessoas acometidas por enfermidades específicas, participantes do Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) e herdeiros de cotistas falecidos.

Read More...

Destaques, Economia

Consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda já está disponível

A Receita Federal abriu, nesta quarta-feira (8), a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2018, que liberará um total de R$ 3,6 bilhões em crédito bancário a cerca de 2,8 milhões de contribuintes. O valor será disponibilizado no dia 15 de agosto e é composto ainda por restituições residuais referentes aos exercícios entre 2008 e 2017.

O contribuinte que quiser saber se teve a declaração liberada deve acessar a página da Receita Federal na internet, na qual também é possível, por meio do serviço e-CAC, ter acesso ao extrato da declaração e corrigir eventuais inconsistências nos dados informados com o envio de declaração retificadora.

O cidadão também pode verificar se receberá ou não a restituição nesse lote por meio do Receitafone 146. Há ainda um aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones para consulta sobre a liberação das restituições e a situação cadastral do contribuinte.

O saque dos valores disponibilizados pode ser feito pelo banco em até um ano. Após esse período, o contribuinte precisará fazer o pedido por meio de Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição ou pelo e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Read More...