DestaquesRio Grande do Norte

Sesap diz que RN vive transmissão comunitária da varíola dos macacos

Mossoró é primeira cidade fora da Grande Natal a ter caso confirmado para a doença

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap RN) confirmou, nesta sexta-feira (5), o primeiro caso da varíola dos macacos na cidade de Mossoró, na região Oeste – o segundo maior município potiguar. Este é o quarto caso registrado no estado.

Ainda de acordo com o governo, o estado já vive a transmissão comunitária da doença – que acontece quando um paciente infectado que não esteve nos países com registro da doença transmite a doença para outra pessoa, que também não viajou. Ou seja: a doença já circula no estado.

A gente percebe que essa transmissão já acontece entre a população do Rio Grande do Norte, ou seja, a transmissão comunitária. A última pessoa diagnosticada não teve contato com ninguém de fora do estado“, considerou Diana Rêgo, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap.

Ainda de acordo com ela, todos os casos registrados até esta sexta-feira (5) são leves. Os pacientes ficam isolados nos seus próprios domicílios.

A Sesap ainda afirmou que também monitora as pessoas que tiveram contato com os pacientes, que podem desenvolver sintomas da doença. Além disso, orienta os municípios sobre as ações vigilância e notificação de casos suspeitos.

Dados sobre a doença no RN

Casos confirmados

  • Natal (2)
  • Mossoró (1)
  • Parnamirim (1)

Casos prováveis

  • Natal (2)

Casos suspeitos

  • Natal (9)
  • Parnamirim (4)
  • São Gonçalo do Amarante (2)
  • Angicos (1)
  • Ceará-Mirim (1)
  • Lagoa de Pedras (1)

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.