Notícias

Servidores do Detran/RN são presos por suspeita de fraude em provas teóricas

Suspeitos foram detidos por associação criminosa, falsidade ideológica e prevaricação

Policiais civis da Delegacia Especializada de Defesa do Patrimônio Público e do Combate à Corrupção (DECCOR), com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN), prenderam, nesta sexta-feira (11), quatro suspeitos por práticas de crimes em aplicações de provas teóricas do órgão, na unidade do shopping Via Direta.

Eles foram autuados em flagrante delito pela suspeita das práticas dos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica e prevaricação.

Segundo as investigações, um suspeito com a conivência de servidores do órgão, ocupava o local de aplicação da prova do verdadeiro candidato, que era dispensado ainda com a prova em curso. No decorrer do trabalho investigativo, foram identificados três servidores e um terceirizado (que já trabalhou naquela autarquia).

As investigações começaram no início de fevereiro, com a direção do Detran oficiando à DECCOR com imagens de locais de prova. Ainda de acordo com as investigações, a verificação de documentos oficiais nas provas, mediante a presença do suspeito fraudador, era feita somente do verdadeiro candidato. O suspeito que ficava para realizar a prova falsamente já costumava ficar no local, aguardando o momento de entrar na sala e dar continuidade à prova de forma indevida.

Para o verdadeiro candidato ser dispensado, não havia justificativa; conforme constatou a investigação, ele simplesmente recebia um sinal de um servidor do DETRAN e saia da sala antes de acabar a prova, momento em que o falso candidato atuava na conclusão do exame teórico. As investigações sinalizaram que este esquema de fraude era praticado há, aproximadamente, três meses.

Quem pagou para fazer a prova no lugar dele está cometendo um crime também e isto vai ser investigado ainda. A vítima é a sociedade, porque você vai estar colocando pessoas na rua habilitadas sem, de fato, serem aprovadas na prova teórica“, falou o delegado Anderson Dutra, da Deccor.

Os quatro suspeitos foram conduzidos até a delegacia; três pagaram fiança e foram liberados e um dos suspeitos foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.