Notícias

Novos tremores de terra são registrados no RN nesta segunda (26)

Dois novos tremores de terra foram registrados no Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (26), após uma série de eventos sísmicos na região litorânea do estado no último domingo.

Os eventos de hoje, segundo o Laboratório Sismológico da UFRN, ocorreram às 13h28 UTC (10h28 no horário de Brasília) com um tremor de magnitude preliminar 2.7 mR, registrado pelas estações sismográficas operadas pelo LabSis/UFRN, e outro às 15h46 UTC (12h46, hora local).

O primeiro evento teve seu epicentro em alto mar, conforme a imagem a abaixo.

Localização epicentral simbolizada pela estrela vermelha no mapa (Foto: LabSis/UFRN)

O segundo abalo sísmico foi registrado na região do município de Equador, no Rio Grande do Norte, com magnitude preliminar 2.3 mR. O último evento registrado no estado ocorreu no início do mês (09/07), às 16h15 UTC, no município de Parazinho. O evento, que teve sua magnitude preliminar calculada em 2.0 mR, foi sentido por moradores do município de Pedra Preta. Até o momento desta publicação não há informações de moradores que tenham escutado ou sentido o evento desta segunda-feira no município ou na região do município de Equador.

Localização epicentral simbolizada pela estrela vermelha no mapa (Foto: LabSis/UFRN)

Falha de Samambaia

Samambaia é a maior falha geológica do Brasil. Tem 38 km de comprimento por cerca de 4 km de largura e atravessa os municípios de Parazinho, João Câmara, Poço Branco e Bento Fernandes. Sua profundidade varia entre 1 e 9 km. Próximo a ela se encontra a falha geológica de Poço Branco, que apesar de ser bem menor também contribui por alguns tremores naquela região.

As atividades sísmicas ao redor da falha de Samambaia são constantes e em alguns casos podem causar tremores de magnitude elevada, como a de 1986, que ocasionou o terremoto mais conhecido no Rio Grande do Norte em João Câmara. O sismo de maior magnitude em uma série de eventos foi sentido inclusive em Natal, aconteceu no dia 21 de agosto e alcançou 4.3 na Escala Richter. No mês seguinte, foram dois eventos sísmicos: 4.3 e 4.4, respectivamente. O terremoto principal ocorreu no dia 30 de novembro, com magnitude de 5.1, seguido por milhares de réplicas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.