Tecnologia

Musk quer implantar chips cerebrais em humanos em 2023

Objetivo é restaurar a visão e recuperar a mobilidade muscular

A empresa de biotecnologia Neuralink, de propriedade de Elon Musk, planeja começar a testar seus chips cerebrais em humanos dentro de seis meses. Os ensaios clínicos, disse o empresário nesta quarta-feira (30, começarão assim que a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA autorizar o pedido apresentado.

Durante o evento ‘Neuralink Show and Tell: Fall 2022’, o magnata explicou que as duas primeiras aplicações humanas de seu dispositivo cerebral serão para restaurar a visão e recuperar a mobilidade muscular.

Da mesma forma, o empresário destacou os avanços no desenvolvimento das interfaces e do dispositivo cerebral sem fio durante o último ano, no qual foi testado com sucesso em primatas. No início de sua apresentação, ele mostrou como o implante permitiu que um macaco controlasse telepaticamente um cursor de computador para selecionar letras em um teclado e até mesmo jogar videogames.

Musk garantiu que sua empresa está pronta para testar a tecnologia em cérebros humanos. “Queremos ser extremamente cuidadosos e ter certeza de que funcionará bem antes de colocarmos um dispositivo em um ser humano, mas acho que enviamos a maior parte de nossa documentação ao FDA e achamos que provavelmente em cerca de seis meses poderemos ter nosso primeiro Neuralink implantado em uma pessoa”, afirmou.

O objetivo de curto prazo da Neuralink é desenvolver um chip que permita ao cérebro controlar dispositivos eletrônicos complexos e, em uma segunda instância, permitir que pessoas com paralisia recuperem a função motora e tratem doenças cerebrais como Parkinson, demência ou Alzheimer, além de restaurar visão. A longo prazo, o objetivo é criar uma rede neural que permita a fusão do cérebro com a inteligência artificial.

No entanto, os planos da empresa para iniciar os testes clínicos foram adiados por quase dois anos, deixando-a atrás da concorrente de biotecnologia Synchron, que alcançou um marco importante em julho passado ao implantar pela primeira vez um de seus dispositivos em um paciente nos Estados Unidos. , além de ter concluído quatro protocolos com humanos na Austrália.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.