Tecnologia

McDonald’s volta a ser isca em golpe no WhatsApp

Uma falsa campanha distribuída no Brasil, que promete prêmio nas lojas da rede McDonald’s, voltou a ser propagada via WhatsApp, de acordo com a PSafe, empresa brasileira de segurança e performance mobile. Para atrair as vítimas, os cibercriminosos usam falsos cupons de vale presente da lanchonete, cuja real intenção é baixar programas maliciosos nos celulares.

Segundo especialistas da PSafe, o golpe consiste em receber uma mensagem de um contato conhecido ou de algum grupo do WhatsApp, convidando as pessoas a participarem da promoção e compartilhá-la com seus contatos para obter um cupom no valor de R$ 500,00. O falso comunicado induz o usuário a compartilhar com dez amigos ou grupos para receber o falso voucher.

mcdo_whats

Ao clicar no link do falso voucher, a vítima é direcionada para uma página com a imagem do McDonald’s, que solicita o compartilhamento do link do falso cupom com amigos via WhatsApp. Em seguida, o usuário é orientado a fazer o cadastro em sites maliciosos que efetuam cobranças indevidas ou a baixar apps falsos (que podem infectar o smartphone), deixando o aparelho do usuário vulnerável a outros tipos de crimes ou tendo prejuízo financeiro.

Para evitar esse tipo de golpe, o CEO da PSafe, Marco DeMello, reforça o conceito de que um “cérebro biológico” não é capaz de se defender de um “cérebro eletrônico” (ataque cibernético). Por isso, ter um antivírus instalado no celular é extremamente importante.

O usuário que utiliza um aplicativo de antivírus que possua bloqueio de antiphishing (páginas maliciosas) é alertado sobre a ameaça assim que ele clica na URL, podendo evitar o dano. Além de instalar um programa confiável de antivírus é aconselhável manter o sistema operacional sempre atualizado, nunca abrir anexos com extensões executáveis (.exe) e desconfiar de links que chegam por mensagens.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.