Tecnologia

Inteligência artificial poderá forçar humanos a receber “salário básico universal”

Foto: Pixabay

As máquinas estão ficando cada vez mais autônomas e eficazes quando equipadas com inteligência artificial. Esta combinação poderá, em breve, substituir os humanos em vários ramos de trabalho, forçando o governo a pagar-lhes uma “renda básica universal”, de acordo com Elon Musk, empresário com participações nas empresas Paypal, SpaceX e Tesla Motors.

O bilionário explicou que as nossas opções podem ser limitadas no futuro, e isto poderia até mesmo deixar as pessoas com mais tempo para desfrutar suas vidas. Musk disse que os humanos poderão conseguir uma simbiose com a “super-inteligência digital”, a fim de lidar o avanço tecnológico – mas, advertiu que isso pode ser o maior desafio de todos.

Em entrevista à CNBC, o empresário disse que certos empregos, como motorista de caminhão, poderão ser extintos e substituídos por tecnologias automatizadas. O CEO da Tesla apontou como exemplo do avanço os caminhões semi-reboque. Um dia, esses caminhões não precisarão de motoristas, sendo operado de forma autônoma, enquanto um ser humano supervisiona uma frota inteira. Quando surgir um problema, o operador de frota poderia assumir o controle remotamente.

E com as máquinas assumindo a força de trabalho, a renda humana mudaria, exigindo pagamentos universais do governo. “Há uma boa chance de ter que recebermos uma renda básica universal, ou algo parecido, devido à automação,” Musk disse à CNBC.

Musk explicou ainda que algumas pessoas podem ter planos de fazer apenas coisas mais “complexas” e “mais interessantes” e isto irá abrir portas para mais tempo de lazer, disse ele. “E então nós temos que descobrir como podemos integrar-se em um mundo futuro com inteligência artificial avançada”, disse, notando que esta será provavelmente a parte “mais difícil”.

A notícia veio após Musk revelar que todos os carros da Tesla serão equipado com capacidade autônoma completa – incluindo o Modelo 3. Ele afirma que a tecnologia irá em breve permitir a “autonomia completa em todo o caminho de Los Angeles para Nova York”, dizendo que isso seria alcançado “sem a necessidade de um único toque”.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.