Carros, Dicas

Compensa instalar o sistema de GNV no seu carro?

Com o constante aumento dos preços da gasolina e do etanol, cada vez mais os motoristas estão optando pela compra de carros mais econômicos, isto é, que rodam mais quilômetros com menos combustível. Porém, para trocar de carro, o condutor terá que desembolsar uma grande quantia, isso sem falar na demora do processo de vender o automóvel antigo e adquirir um novo.

Todavia, existe uma outra opção que você pode tomar para economizar mais com combustível: a instalação do kit de Gás Natural Veicular (GNV). Essa medida é bem mais em conta do que adquirir um carro novo e pode ser feita no seu atual veículo.

Para ajudá-lo a escolher a melhor alternativa, fiz uma lista em que explico as vantagens e as desvantagens da instalação do GNV no seu veículo. Além disso, também vou falar a respeito das leis e das normas referentes ao uso desse combustível.

Custo-benefício

Um dos principais motivos que leva os condutores a instalarem o kit de Gás Natural Veicular é o custo-benefício apresentado pelo combustível. O GNV consegue fazer com que você economize cerca de 30% com combustível se comparado à gasolina.

Esse número sobe se for comparado ao álcool, podendo chegar em até 58% de economia. Ou seja, é um combustível mais em conta que os demais.

Entretanto, é importante deixar claro que esses números variam de acordo com o modo que o condutor dirige.

Os valores estipulados por quem vende o Gás Natural são mais baratos do que os do etanol e da gasolina. Além disso, o combustível solta menos gases poluentes e tem um rendimento maior comparado aos outros, sendo seu preço médio por quilômetro rodado  R$0,13.

O GNV é a opção mais pura de combustível quando comparado à gasolina e ao álcool, pois é um gás natural, o que traz mais segurança para o motorista em relação ao que está sendo colocado no seu carro.

Um fato interessante relativo ao GNV é que existem alguns estados brasileiros, como o Rio de Janeiro e o Paraná, que oferecem um desconto no IPVA pago por condutores que possuem carros movidos a esse tipo de combustível.

Quanto custa e onde consigo instalar o equipamento?

Em média, os kits de GNV junto com a instalação possuem um preço aproximado de R$4.500, mas os valores podem mudar de acordo com o tipo de kit que você for usar.

Para poder instalar esse sistema em seu carro, você precisa encontrar uma oficina mecânica que tenha autorização do Instituto Nacional de Normalização, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para fazer esse tipo de alteração. O artigo 2º da Resolução 280 do Contran prevê essa norma:

Art. 2º Os fabricantes e importadores de veículos automotores com sistema de alimentação de combustível para uso do GNV, ao obterem do DENATRAN o código de marca-modelo-versão, devem fornecer ao INMETRO as especificações técnicas referentes ao sistema GNV instalado no veículo. Parágrafo único. É obrigatória a realização de inspeção dos veículos a cada 12 (doze) meses, contados a partir da data do primeiro registro e licenciamento do veículo.”

A instalação do equipamento pode demorar aproximadamente dois dias para ser concluída.

Prós e contras do GNV

Como podemos ver, o GNV traz vários benefícios ao condutor que optar por ele, como o aumento do rendimento do carro, economia e dificuldade de adulteração do combustível. No entanto, o GNV também possui suas desvantagens.

Inicialmente, o motorista precisa pedir uma nova documentação para seu carro, informando a alteração feita no veículo, ou seja, terá que pagar para obter a nova documentação do carro com o novo informe sobre o tipo de combustível usado.

O GNV é mais difícil de ser encontrado em cidades pequenas por causa da forma como é transportado. O combustível chega por meio de tubulações aos postos, que é um meio mais rápido, porém raro em cidades mais afastadas dos grandes centros.

Os carros novos que recebem o equipamento de Gás Natural Veicular perdem a garantia de fábrica, sem contar no espaço reduzido dentro do seu porta-malas por conta do cilindro de combustível.

Mas a maior desvantagem do GNV é o aumento dos custos da manutenção do seu veículo. O combustível promove um maior desgaste do sistema de ignição do carro, o que aumenta os gastos com mecânicos.

O que é preciso saber antes de instalar o equipamento?

Antes de procurar a oficina mais próxima que ofereça o serviço de instalação do kit de GNV, é necessário saber de algumas coisas em relação à utilização desse combustível. Para instalar o componente no seu carro, o motor precisa possuir mais de 1000 cilindradas.

O artigo 104 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que todos os veículos em circulação no país, inclusive os que rodam com GNV, precisam ter as condições de segurança, controle de emissão de gases e de ruído avaliadas:

“Art. 104 – Os veículos em circulação terão suas condições de segurança, de controle de emissão de gases poluentes e de ruído avaliadas mediante inspeção, que será obrigatória, na forma e periodicidade estabelecidas pelo CONTRAN para os itens de segurança e pelo CONAMA para emissão de gases poluentes e ruído.”

A avaliação é de acordo com as normas estabelecidas pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) e pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que emite o CAGN, espécie de certificado que permite o uso do gás.

Para os veículos movidos a GNV, a Resolução nº 280 do Contran serve de base em relação à inspeção anual feita nos veículos. Nela, é dito que esses carros devem possuir componentes com o selo de inspeção do Inmetro e também o Certificado de Segurança Veicular.

Além disso, o artigo 3º da Resolução prevê:

Art. 3º A partir do segundo licenciamento, os veículos automotores com sistema de alimentação de combustível para o uso do GNV, devem comprovar a realização da inspeção periódica de que trata o artigo anterior através da obtenção de Certificado de Segurança Veicular – CSV, emitido eletronicamente por Instituição Técnica Licenciada pelo DENATRAN.”

Ou seja, é necessário comprovar que o veículo foi inspecionado e que obteve Certificado de Segurança Veicular.

Contato

Nosso e-mail: doutormultas@doutormultas.com.br

Telefone: 0800 6021 543

O Doutor Multas não presta qualquer serviço restritivo de advogado ou outro tipo de serviço jurídico, atuando apenas na esfera administrativa.

You Might Also Like

One comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.