O Smart Compose, recurso do Gmail que sugere palavras enquanto os usuários digitam um e-mail, começará a ser liberado nesta terça-feira, 9, em quatro novos idiomas: português, espanhol, francês e italiano. O recurso utiliza inteligência artificial para fazer recomendações de como continuar a escrever a frase, que podem ser aceitas ou não pelo usuário. A funcionalidade estará disponível para todos os usuários ao longo dos próximos meses.

O recurso foi lançado nos Estados Unidos em julho durante o Google Cloud Next. O Smart Compose utiliza um modelo de machine learning para prever a próxima palavra que a pessoa vai digitar. As sugestões apresentadas baseiam-se em bilhões de frases comuns, que são mostradas para tornar o processo de escrever um e-mail mais eficiente.

Apesar de o Smart Compose não conseguir identificar o estilo de escrita do usuário, a ferramenta aprende continuamente com o contexto das mensagens escritas. O modelo considera mensagens anteriores de uma mesma conversa para fazer sugestões mais precisas.

Gmail anuncia Smart Compose em português

Além dos usuários do Gmail, funcionários de empresas que utilizam G Suite – suíte de aplicativos de produtividade que inclui o Drive, o Gmail e o Docs – também passam a ter acesso ao recurso em português. O Smart Compose ainda não está disponível para dispositivos móveis.

Além de ajudar os usuários a escrever de forma mais ágil os emails, o lançamento dará mais confiança às pessoas no momento de escrever suas mensagens, já que palavras sugeridas seguem as regras gramaticais e de ortografia da Língua Portuguesa. Para tornar este recurso mais rápido, o Google utiliza a tecnologia Cloud TPUs para treinar e veicular o modelo.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.