Seleção Brasileira: Convocados iniciam preparação nesta segunda

Joelinton se apresenta a Seleção Brasileira para amistosos na Espanha e Portugal Créditos: Joilson Marconne/CBF

Na manhã desta segunda-feira (12), os primeiros jogadores da Seleção Brasileira se apresentaram a comissão técnica em Barcelona, na Espanha. Assim, entre os primeiros a chegar estiverem o atacante do Real Madrid Vinícius Júnior, o lateral-direito do Mônaco Vanderson e o volante do Manchester United Casemiro.

Da mesma forma outro jogadores que atuam no continente Europeu chegam em seguida, entre eles o goleiro Alisson, os zagueiros Éder Militão e Ibañez, os laterais Alex Telles e Danilo, o volante Joelinton, além dos atacantes Richarlison e Rodrygo. Assim também, até o final do dia, os demais jogadores que compõem a equipe do técnico interino Ramon Menezes deverão se apresentar normalmente.

Caras novas na Seleção

Estreantes na Seleção, o lateral-direito do Mônaco Vanderson e o volante do Newcastle Joelinton participaram de coletiva de imprensa na tarde desta segunda. Dessa maneira o primeiro entrevistado na coletiva, Vanderson falou sobre o fato de ainda não ser tão conhecido no Brasil e se apresentou para aqueles que não acompanham tanto o seu futebol.

Eu comecei no Grêmio, no final do ano de 2019, fiz um ano em 2021 e em seguida fui vendido para o Mônaco. Eu tenho minhas características ofensivas, tenho melhorado muito desde que cheguei na França às minhas características defensivas. Estou procurando evoluir o que preciso, ser um jogador mais constante”, declarou o lateral do Mônaco.

Desse modo, o jovem estreante contou sobre se inspirar em dois grandes ex-jogadores da Seleção, entre eles o meia Ronaldinho e o lateral-direito Maicon. Além disso, Vanderson revelou onde estava quando soube da notícia de sua convocação.

Eu estava em casa vendo a Formula 1, estava acontecendo o evento em Mônaco, na oportunidade. E ai começou a tocar o telefone e logo eu percebi que meu nome estava na lista. Fiquei muito feliz e liguei para os meus pais, que sempre estiveram comigo e me apoiaram desde o começo. Foi uma emoção tremenda. Até agora é difícil para a ficha cair porque é um sonho realizado, um sonho de criança realizado, estou muito honrado e feliz de estar aqui”, concluiu.

Outro novato na Seleção Brasileira, Joelinton falou sobre a oportunidade que recebeu agora com Ramon Menezes e sobre ouvir mais os companheiros mais antigos de Seleção.

É um momento feliz na minha vida, de muita emoção de estar aqui hoje vestindo a camisa da Seleção é um sonho de criança“, iniciou. “Com o Casemiro foi uma conversa normal, ele estava me dando uns toques, uns conselhos. Cara experiente, que está aqui há muitos anos, campeão e eu estou aqui chegando agora. Então é ouvir todos os jogadores, escutar, absorver as coisas boas, para poder me acomodar o mais rápido possível aqui e desempenhar meu melhor futebol”, completou o meia do Newcastle .

Inicialmente um atacante, o Joelinton mudou de posição dentro do Newcastle, onde o treinador Eddie Howe lhe ajudou na troca de posição para volante. No clube Inglês o jogador atua ao lado do também Brasileiro e companheiro de função Bruno Guimarães.

O Eddie primeiramente, desde a chegada dele ao clube, minha carreira renasceu. A mudança de posição foi algo natural e foi acontecendo aos poucos. Ele via que eu tinha qualidade para fazer outras funções em campo e as coisas foram acontecendo no meio campo e estou muito feliz na posição“, revelou o jogador.

Combate ao Racismo

No próximo amistoso a Seleção Brasileira jogará pela primeira vez com seu uniforme completamente preto. O ato acontece como forma de chamar a atenção para a necessidade de combater o racismo no esporte.

Dessa forma Joelinton também enalteceu o combate ao racismo no futebol. E confidenciou uma ocasião na qual ele mesmo foi vítima de ataques racistas após uma partida contra o Arsenal na Premier League.

Dentro de campo não, mas depois do jogo com o Arsenal nesta temporada em casa, recebi algumas mensagens com insultos racistas“, revelou o jogador.

Amistosos da Seleção

A Seleção Brasileira entra em campo contra a Seleção de Guiné no próximo sábado (17), às 16h30 (horário de Brasília). O Brasil ainda terá um novo amistoso contra Senegal, que ocorrerá na terça-feira (20), às 16h00 (horário de Brasília). Em ambos os jogos a Seleção será comandada pelo técnico interino Ramon Menezes.

COMPARTILHE: