Palmeiras vira contra o Barcelona e se classifica na Libertadores

Palmeiras vira contra o Barcelona e se classifica na Libertadores - Foto: Reprodução

Na noite desta quarta-feira (07), o Palmeiras recebeu no estádio Allianz Parque o Barcelona de Guayaquil, em partida válida pela penúltima rodada da fase de grupos da copa Libertadores da América. Após susto no primeiro tempo com dois gols dos visitantes, o Verdão teve ser mais uma vez “o time da virada“.

Assim, com dois gols do impronunciável atacante do Barcelona Francisco Fydriszewski, os visitantes abriram o placar no primeiro tempo de jogo. Contudo, no segundo tempo empurrado pela sua torcida, o Palmeiras voltou para mostrar que era o “Time da Virada, o Time do Amor“. Desse modo, com gols de Gustavo Gomez, Joaquim Piquerez, Arthur e Endrick, o Verdão virou o jogo para 4×2.

Com o resultado, o Palmeiras se classificou para disputar as oitavas de final da Libertadores e agora irá decidir com o líder Bolívar, qual dos times avançará como primeiro colocado do grupo. Desse modo, o Verdão precisará de uma vitória simples em casa, para ter a melhor campanha.

Enquanto isso, o Barcelona de Guayaquil e o Cerro Porteño, já eliminados, decidirão qual das equipes terá uma chance nas oitavas de final da copa Sul-Americana. Lembrando que a vaga é dada ao terceiro classificado de cada grupo da Libertadores.

Como foi Palmeiras x Barcelona de Guayaquil?

O Palmeiras veio a campo com seu tradicional esquema 4-2-3-1, com variações para 3-4-3 nas fases de construção da jogada. Ao mesmo tempo, o 4-2-3-1 da equipe do Barcelona de Guayaquil priorizava a bola no centroavante grandalhão Fydriszewski.

Apesar de pressionar e até chegar a abrir o placar do jogo no primeiro tempo com o atacante Rony, a posição irregular identificada pelo VAR anulou o lance. Assim quem abriu o placar foi mesmo o Barcelona, após Fydriszewski receber uma bola de Leonai com desvio do zagueiro Gómez. Aos 33′ minutos o lance deu ao centroavante a chance de chutar de primeira a bola cruzada no canto do goleiro Weverton.

Após o gol, o Palmeiras continuou pressionando, mas parou no travessão em cabeçada de Raphael Veiga. No entanto, quem chegaria as redes novamente seria Fydriszewski, aos 38′ minutos, aproveitando bola cruzada na área por Ortíz. O goleiro palmeirense até defendeu na primeira finalização, mas no rebote o grandalhão não perdoou e mandou as redes da equipe verde.

O Time da Virada, o Time do Amor

Após tomar o segundo gol, o Palmeiras continuou pressionando empurrado pela torcida que cantava a já tradicional música da virada. Porém foi só na segunda etapa que o time conseguiria chegar ao seu primeiro gol.

Logo no primeiro minuto do segundo tempo, após cruzamento de Veiga, o xerifão Gustavo Gómez mandou de cabeça para o fundo do gol. Em resposta, o verdão tomou um novo susto, Díaz de fora da área mandou um belo chute no travessão do goleiro Weverton.

Mas seria o Palmeiras que chegaria mais vezes a meta adversária. Em um ritmo muito intenso o verdão foi empilhando chances até chegar ao segundo gol com Piquerez aos 13′ minutos da etapa final, após Rony ajeitar de peito, o cruzamento de Dudu. O lateral esquerdo não pensou duas vezes e chutou para o gol empatando o duelo.

Se perdendo por dois gols a torcida já acreditava na virada, com o empate os palmeirenses “incendiaram” a partida. E aos 25′ minutos, Rony cabeceou para o gol depois do belo cruzamento de Piquerez. No primeiro lance o goleiro do time equatoriano até defendeu, mas no rebote Arthur concluiu de cabeça, virando o jogo para o Palmeiras.

Para fechar a noite, o jovem atacante Endrick aproveitou o rebote da cabeçada de Flaco López no travessão. Com a bola nos pés, a joia alviverde mandou para as redes do time equatoriano aos 41′ minutos da segunda etapa, apenas dois minutos após ter entrado em campo. Com o gol Endrick não apenas fechou a vitória de virada, como marcou seu nome como o mais jovem jogador do Palmeiras a fazer um gol na Libertadores. Final Palmeiras 4×2 Barcelona de Guayaquil!

Próximo jogo

O Palmeiras retorna a campo no domingo (11), quando vai ao Morumbi enfrenta o São Paulo, às 16h00 (horário de Brasília). A partida é válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023.

COMPARTILHE: