Marcelo fora da Libertadores? Conmebol toma decisão rigorosa

O lateral-esquerdo do Fluminense foi punido pela expulsão na partida de ida das oitavas de final contra o Argentinos Juniors
Marcelo fora da Libertadores? Commebol toma decisão rigorosa (Marcelo Gonçalves/FFC)
Marcelo fora da Libertadores? Commebol toma decisão rigorosa (Marcelo Gonçalves/FFC)

Nesta quinta-feira (10), a Conmebol Libertadores divulgou a decisão sobre a punição que será dada ao lateral-esquerdo Marcelo, do Fluminense. O jogador recebeu o vermelho direto e foi expulso na partida de ida contra o Argentinos Juniors nas oitavas de final da competição.

Na sentença, Marcelo foi suspenso por três partidas e terá de pagar uma multa no valor de US$ 6 mil (R$ 29,4 mil). O lateral-esquerdo já cumpriu a primeira partida no jogo de volta, ocorrido na última terça-feira (08). Desse modo, restariam mais duas partidas de punição, o que o tira dos jogos das quartas de final.

O confronto em questão ocorrerá contra o Olimpia, que eliminou o Flamengo nas oitavas de final da Libertadores. Em busca de poder reverter a sentença e contar com o jogador, o Fluminense já confirmou que pedirá a anulação da decisão.

Vale lembrar que para a decisão, não cabe recurso pela punição esportiva, apenas para a multa. Por isso a necessidade da anulação do julgamento.

Caso não obtenha êxito em seu pedido, o Fluminense só poderá contar novamente com o Marcelo na Libertadores, se avançar as semifinais da competição.

Relembre o lance envolvendo Marcelo

Por volta dos 10 minutos do segundo tempo, Marcelo conduzia a bola driblando pela esquerda próximo ao meio-campo de defesa. Três marcadores do Argentino Juniors pressionavam o lateral-esquerdo do Fluminense.

Ao tentar girar sobre a bola, Marcelo acabou acertando um pisão na altura do joelho do defensor Luciano Sanches. Ao perceber o acidente contra o adversário, o experiente lateral de Real Madrid e Seleção Brasileira parou o lance.

Marcelo ficou desolado ao ver a lesão grave provocada ao companheiro de profissão. O zagueiro do Argentinos Juniors foi diagnosticado com uma luxação no joelho esquerdo e deverá passar 12 meses fora dos gramados.

Diante da gravidade do lance, o árbitro chileno Piero Maza, após conferir o replay no VAR, optou pela expulsão de Marcelo. Na súmula, Maza anotou que a expulsão ocorreu devido a “jogo brusco grave” da parte do lateral tricolor.

Decisão da Conmebol

Geralmente a Conmebol tem aplicado dois jogos de suspensão a jogadores em caso de expulsão por vermelho direto. Além disso, a indicação de “jogo brusco grave” pode resultar de um até cinco jogos de suspensão, a depender do entendimento.

No caso de Marcelo, o Fluminense entende que a pena de três jogos de suspensão, que fora aplicada ao jogador excederia o período devido. Para isso o clube alega como argumentação que na jogada existiria a “ausência de dolo”. Ou seja, não a intenção em atingir o jogador adversário, sobretudo da maneira como ocorreu.

Confira a nota do Fluminense sobre o julgamento:

“Para a surpresa do Departamento Jurídico do Fluminense, o Tribunal da Conmebol ignorou o pedido de depoimento do jogador e proferiu decisão logo no dia seguinte da apresentação da defesa escrita. Diante disso, os advogados do clube irão apresentar o recurso pedindo anulação do julgamento pela falta de análise das provas solicitadas.”

COMPARTILHE: