FIFA confirma a sede do Novo Mundial de Clubes de 2025

FIFA confirma a sede do Novo Mundial de Clubes de 2025 - Foto: Acervo FIFA

Nesta sexta-feira (23), a Federação Internacional de Futebol (FIFA) definiu o país que abrigará o Novo Mundial de Clubes com 32 equipes. A escolha foi pelos Estados Unidos, o país que já será uma das sedes da Copa do Mundo de 2026, também receberá a primeira competição de clubes nesse novo formato em 2025.

A decisão foi tomada de forma unânime após ser submetida ao Conselho da FIFA. As motivações apresentadas pela instituição máxima do futebol dizem respeito a infraestrutura e de serviços. Além disso, também teve destaque algo que a FIFA chamou de “objetivos estratégicos mais amplos“.

Ao justificar a escolha, o presidente da FIFA Gianni Infantino destacou o papel do novo formato do mundial. A competição será para ele o ponto mais alto do futebol masculino mundial.

O Mundial de Clubes de 2025 será o auge do futebol profissional masculino de elite e, com a infraestrutura necessária e um grande interesse local, os Estados Unidos são o anfitrião ideal para dar início a esse novo torneio global”, enalteceu Infantino.

Datas e equipes já confirmadas

Embora não tenha atualmente uma data definida para a disputa do Novo Mundial de Clubes, a decisão deverá levar em conta questões relacionadas ao país sede e ao calendário de algumas das competições disputadas pelos envolvidos. Assim é possível que a competição ocorra no meio do ano, onde há o final da temporada europeia e o verão americano.

Entre os clubes já confirmados na competição estão os europeus Chelsea e Manchester City da Inglaterra, além do Real Madrid da Espanha. Nesse mesmo sentido, na América do Sul, os confirmados são os clubes brasileiros Palmeiras e Flamengo.

Assim também, o Al-Hilal da Arábia Saudita e Urawa Red Diamonds do Japão, já estão confirmados. Da mesma forma, Al Ahly do Egito e Wydad Casablanca do Marrocos, completam a lista de classificados da África. Assim, juntam-se a estes Monterrey e León do México, além de Seattle Sounders dos EUA como representantes da América do Norte e país-sede.

Sobre o Formato do Novo Mundial de Clubes

Conselho da FIFA definiu Estados Unidos como país-sede do Novo Mundial – Foto Acervo FIFA

Na disputa do Novo Mundial de Clubes estarão 32 equipes, entre elas 12 serão europeias, 6 serão sul-americanas 4 norte-americanas, 4 africanas e 4 asiáticas. Além de 1 representante da Oceania e mais 1 do país-sede.

Assim como acontece com a Copa do Mundo, as equipes serão inicialmente divididas em grupos com quatro representantes. A fase seria precedida de mata-mata iniciado pelas quartas de finais, assim classificando-se para esta fase apenas os primeiros colocados de cada grupo.

Além dos campeões continentais de 2023 e 2024, as demais vagas para o torneio serão definidas pelas entidades do futebol continental, nesse caso UEFA e CONMEBOL. Ou seja, apenas para os continentes que detém mais de quatro vagas para o Novo Mundial de Clubes, que será disputado à cada quatro anos.

COMPARTILHE: