Negócio Fechado: Vitor Roque é do Barcelona

O atacante deverá integrar o elenco Blaugrana após o término da atual temporada pelo Athletico-PR, onde é artilheiro e líder de assistências.
Negócio Fechado Vitor Roque é do Barcelona - José Tramontin - Athletico-PR
Negócio Fechado Vitor Roque é do Barcelona - José Tramontin - Athletico-PR

Chegou ao fim a novela pela contratação do atacante Vitor Roque pelo Barcelona. Neste sábado (08), após ser pressionado pelo Athletico-PR, o time catalão fechou o contrato de seis anos com o jogador brasileiro.

Considerado uma das grandes promessas do futebol brasileiro, Vitor Roque pode se tornar uma das maiores contratações da história do futebol nacional. Ao lado de Endrick do Palmeiras e Neymar, quando saiu do Santos.

Os valores da negociação divergem quanto ao custo final do contrato. De acordo com informações do jornal espanhol Marca, a transferência pode chegar até 61 milhões. Contudo, somados outros custos operacionais, o valor alcança cifras ainda maiores, 74 milhões de euros ao todo (em torno de R$ 394,8 milhões).

Nesse sentido, o jogador ficaria atrás apenas de Neymar, que teria custado 88,4 milhões de euros ao Barcelona (custo final, após muita polêmica envolvendo o caso). Além disso, ultrapassaria os 72 milhões de euros pagos por Endrick pelo Real Madrid.

Bônus de contrato e permanência no Athletico-PR

Como parte da oferta pelo atacante Vitor Roque estão os possíveis bônus contratuais que dependerão do cumprimento de algumas metas previamente estabelecidas. Uma delas é de que o jogador seja um dos três finalistas do prêmio Bola de Ouro. Ou seja, a presença do atacante como um dos três melhores jogadores do mundo.

Além disso, o Athletico-PR ficou ainda com 20% (dos 85% que possuía, os outros 15 % são do América-MG) dos direitos econômicos de Vitor Roque. Outra vantagem foi poder contar com o atacante até o final da temporada atual. Artilheiro e líder de assistências do Furacão, o jogador tem 15 gols e 6 assistências em 30 jogos disputados em 2023.

Outros interessados por Vitor Roque

Outro fator que ajudou a adiantar as negociações e até conseguir aumentar o valor da transferência no contrato final foi o assédio de outros clubes europeus. Recentemente Manchester United, PSG e Tottenham entraram em contato com o clube paranaense em busca de informações do jogador.

Assim, com receio de perder a oportunidade de contar com a joia brasileira, o Barcelona adiantou as negociações. Desse modo o acordo foi fechado neste sábado, sob a supervisão do diretor do Barcelona, Deco, e do executivo do Athletico-PR, Alexandre Mattos.

Interesse do Barcelona em Andrey Santos

Outro jogador brasileiro que teve sondagens do Barcelona foi o volante Andrey Santos. Atualmente no Chelsea, o meia, que foi vendido pelo Vasco, despertou o interesse do clube catalão após a saída do volante Sergio Busquets.

Talentoso, dinâmico e com bom passe, o jovem volante seria uma boa aquisição no processo de renovação do elenco Blaugrana. Apesar disso, as chances do negócio de fato acontecer são muito pequenas, uma vez que o atual treinador dos blues Mauricio Pochettino tem planos para a jovem promessa.

COMPARTILHE: