Esticadinha do Brasileirão: Campeonato ganhará mais dias em dezembro

Com as recentes mudanças no calendário do Campeonato Brasileiro, a competição será encerrada no meio da semana, ao invés do domingo.
Esticadinha do Brasileirão: Campeonato ganhará mais dias em dezembro (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Esticadinha do Brasileirão: Campeonato ganhará mais dias em dezembro (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)Esticadinha do Brasileirão: Campeonato ganhará mais dias em dezembro (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), anunciou uma mudança importante no calendário do Campeonato Brasileiro Série A 2023. A alteração divulgada nesta sexta-feira (27), aumentará em três dias o Brasileirão, que agora será encerrado apenas no dia 6 de dezembro.

Baseada no Regulamento Específico da Competição do Brasileiro Série A 2023 e também em artigos do Regulamento Geral das Competições (RGC), a mudança visa garantir mais “integridade e equilíbrio técnico” na rodada final do Campeonato. Com a alteração os dez jogos finais serão concluídos em uma quarta-feira, ao invés do domingo, como ocorre tradicionalmente.

De acordo com a CBF “a decisão foi tomada após a realização de inúmeras simulações e estudos para a garantia da integridade e equilíbrio técnico da competição, incluindo o fato de não perder uma conquista do futebol brasileiro nesta temporada, que foi a preservação das Datas-FIFA. Além disso, também foi levado em conta o melhor interesse para clubes, atletas e torcedores”, divulgou a instituição.

Mudanças no calendário da Conmebol

Em ofício publicado pela CBF e assinado pelo Diretor de Competições, Julio Avellar, a entidade pontuou as mudanças que foram necessárias a partir das alterações de datas promovidas pela Conmebol. Destacando por exemplo, a alteração na data da final da Libertadores, adiantada do dia 11 para o dia 04 de novembro no Maracanã.

Entre outros fatos que mudaram o planejamento de datas do Brasileirão 2023, estiveram as mudanças no calendário da Conmebol Sul-Americana, ocorridas, de acordo com a CBF, sem qualquer aviso prévio ou consulta.

Nesta edição a Conmebol instituiu a fase de play-off entre o final da etapa de grupos e o início das oitavas de final, a decisão impactou diretamente a 18ª rodada do Brasileirão, ficando esta sobreposta às semifinais de ida da Copa do Brasil. Diante disto, a Confederação chegou a enviar a entidade máxima do futebol sul-americano um ofício quanto as alterações promovidas. Contudo não foi fornecido nenhum tipo de retorno.

Para se adaptar as datas e buscar não prejudicar as equipes envolvidas, a CBF acabou por alterar também em função disso, algumas rodadas do Brasileirão (entre a 18ª e a 33ª). Além disso, sofreu com fatores adversos que impactaram algumas partidas.

Um dos fatos mais recentes foi o problema envolvendo a partida entre Botafogo x Athletico-PR no Nilton Santos. No qual, por falta de energia a partida precisou ser interrompida e retomada no dia seguinte, acarretando também no adiamento da partida entre Fortaleza x Botafogo. As novas alterações serão aplicadas a partir da 35ª rodada da competição.

Vale salientar que as alterações visam preservar também, dentro do possível, a sequência de clubes brasileiros nas competições continentais. Atualmente o Fortaleza disputará neste sábado (28) a final da Conmebol Sul-Americana. Enquanto o Fluminense terá no sábado seguinte (04), a final da Libertadores para disputar.

Brasileirão 2024

As alterações no calendário realizadas em 2023, em nada afetarão o calendário do Brasileirão em 2024, garante a CBF. A Confederação deverá divulgar em breve o calendário para 2024.

COMPARTILHE: