“Climão?”: Tite revela como foi a conversa com Gabigol

O clima tenso entre o treinador e o jogador do Flamengo era esperado após o atleta participar de um canto ofensivo contra o treinador.
"Climão?": Tite revela como foi a conversa com Gabigol (Foto: Gilvan de Souza / CRF)
"Climão?": Tite revela como foi a conversa com Gabigol (Foto: Gilvan de Souza / CRF)

Junto com as expectativas para que Tite assumisse o comando técnico do Flamengo, vieram as perguntas sobre como se daria a relação entre o treinador e Gabriel Barbosa, o Gabigol. As dúvidas principais eram voltadas a um possível mal estar entre eles, após o atleta participar de um ato com torcedores que questionaram a sua ausência entre os convocados para Copa do Mundo no Qatar.

Um dos principais atletas símbolos da trajetória do Flamengo nos últimos cinco anos, Gabigol, encara em 2023 uma queda de rendimento com o time. Sem grandes atuações nos últimos jogos, o atacante símbolo da torcida, tem enfrentado questionamentos.

Diante desta situação surgiu um possível “constrangimento” envolvendo o ex-treinador da Seleção Brasileira e atual técnico do Flamengo e o atleta. No final de 2022, após o título da Libertadores com o Rubro-Negro, o jogador entoou junto a torcida um canto ofensivo ao técnico, por deixá-lo fora da lista de convocados para a Copa do Mundo no Qatar.

Com a chegada do novo treinador a Gávea, muito se falou sobre um possível constrangimento entre eles. Questionado sobre isso, Tite abriu o jogo sobre o papo que teve com o atleta e destacou os motivos de não tê-lo convocado.

Eu conversei com o Gabi. Coloquei que eles concorreram a ir para a Copa. Foi papo reto, sem filtro. Mas eles (Pedro e Gabigol) não concorreram pelas mesmas características. Um disputava como pivô e o outro como jogador de movimentação. Inclusive por isso eles podem atuar junto, dentro do ponto de equilíbrio que a equipe precisa ter”, revelou o treinador.

Números de Gabigol na temporada

Acostumado a decidir jogos para o Flamengo, Gabigol tem tido uma temporada abaixo do esperado. Até o momento, o atacante esteve presente em 51 partidas pelo clube, nas quais foi as redes em 20 oportunidades e contribuiu com quatro assistências.

Diante das atuações por vezes apagadas em campo, o Camisa 10 da Gávea chegou a ser banco em alguns momentos da temporada. No Brasileirão, por exemplo, foram 19 partidas disputadas e apenas cinco gols e uma assistência.

Como será o Flamengo de Tite?

O novo técnico do Flamengo tem a sua frente um desafio: resgatar o DNA ofensivo da equipe“. Questionado sobre isso, Tite, que também é conhecido por ter equipes com sólidos sistemas defensivos, ressaltou que deve se adaptar aos atletas disponíveis no clube.

“O jogo é um mecanismo vivo, mas parte de alguns princípios. Você manter a posse de bola, porque historicamente ser criativo e ofensivo está no DNA do Flamengo. E vai continuar sendo dessa forma, porque o técnico tem que se adaptar aos atletas e à equipe, não o contrário”, destacou.

Em termos de elenco, o Flamengo que será comandado por Tite é o mais caro do Brasil atualmente. Mas não tem dado os resultados esperados nesta temporada.

Parte da dificuldade em conseguir resultados pode estar relacionado ao equilíbrio ofensivo e defensivo da equipe. Em termos ofensivos, a dificuldade está em equilibrar esse ataque estrelado, e a dúvida sobre Pedro e Gabigol jogarem juntos na equipe.

“Eu conversei com Gabi e com o Pedro a respeito e falei da possibilidade de utilização dos dois, sim. O conjunto da obra, com o Bruno, começa a ter uma variável maior. Com o Bruno ou com outro atacante como o Cebolinha, o Luiz, que são jogadores verticais, agudos. Ele começa a ter naquilo que uma estrutura de uma equipe possa balançar. Jogar bem é jogar bem nas fases ofensivas e defensivas, nas bolas paradas. Como alguma coisa dessas não funcionar bem, você está mais longe da vitória”, iniciou o treinador.

“Eu perguntei para o Pedro e para o Gabi. Como poderia contribuir um com o outro. E o Pedro disse: ‘A gente competindo e elevando o nível técnico dentro dos treinos e dos jogos, a gente vai estar trazendo um nível nosso acima’”, complementou.

Cruzeiro x Flamengo

O primeiro teste deste novo Flamengo de Tite será contra o Cruzeiro no Mineirão. Diante da Raposa, o Rubro-Negro terá a chance de reencontrar o caminho para a vitória, após um empate amargo com o Corinthians. A partida acontecerá na próxima quinta-feira (20), às 19h00 (horário de Brasília) e será válida pela 27ª rodada do Brasileirão.

COMPARTILHE: