“Um ajuste de datas”, Tite revela o motivo de assumir o Flamengo ainda em 2024

Durante a coletiva, o novo treinador do Rubro-Negro Carioca falou sobre seus planos para o clube para esta reta final de Brasileirão.
"Um ajuste de datas", Tite revela o motivo de assumir o Flamengo ainda em 2024 (Foto: Marcelo Cortes /CRF)
"Um ajuste de datas", Tite revela o motivo de assumir o Flamengo ainda em 2024 (Foto: Marcelo Cortes /CRF)

Uma semana depois de ser apresentado aos jogadores no Flamengo, o técnico Tite concedeu a sua primeira entrevista coletiva no clube. O treinador respondeu a diversos questionamentos, principalmente sobre o planejamento para o Brasileirão e a antecipação do retorno ao futebol brasileiro.

O ex-treinador da Seleção Brasileira, Tite foi finalmente apresentado pelo Flamengo uma semana após assumir o comando técnico da equipe. O novo comandante chega ao clube nesta reta final de temporada, em um momento no qual está em disputa o Campeonato Brasileiro, atualmente o clube ocupa a quinta posição, com 44 pontos.

Vindo da Seleção Brasileira, na qual esteve à frente de dois ciclos de Copa do Mundo, Tite anunciou após sua saída no final de 2022, com a intenção de tirar um “ano sabático”. No planejamento revelado pelo treinador a época, ele só retornaria de fato ao Futebol em 2024.

Além disso, Tite estava focado em receber propostas do mercado internacional, o que acabou não ocorrendo como esperado. Neste cenário, o treinador foi “convencido pelo Flamengo a voltar ao futebol brasileiro ainda em 2023, após recusar pedidos do Corinthians, último clube no qual esteve e cujo trabalho o levou a Seleção. Questionado sobre isso, o treinador foi evasivo e classificou a mudança de postura como um “ajuste de datas”, visando 2024.

“Eu prefiro colocar como um ajuste de datas. O objetivo de 2024 foi a premissa do interesse do clube, da minha forma também, para 2024. O Braz perguntou como a gente podia ajustar os meus objetivos profissionais e o projeto do Flamengo. O projeto pesou mais forte para o ajuste de datas. É uma situação que traz risco e benefícios. O objetivo real é a classificação direta para a Libertadores”, iniciou o treinador.

De acordo com o site de análise Chance de Gol, o Flamengo tem 75,7% de chance de alcançar uma vaga direta na Libertadores. Quanto ao título da competição as chances são mínimas. A quase quatro vitórias de distância do atual líder, o Rubro-Negro tem matematicamente apenas 0,3% de chance de conseguir conquistar o Brasileirão. Tite também respondeu sobre as chances de brigar por seu primeiro título ainda este ano.

A perspectiva de título é matemática e é sonho. Nós temos a realidade. Tem o risco porque são nove equipes com possibilidade de classificação. Para o projeto de 2024, era importante conhecer todos os atletas e estar trabalhando agora. Foi esse ajuste que aconteceu dentro do projeto inicial. Foi uma percepção da grandeza do Flamengo e do meu objetivo particular de trabalho”, complementou.

Reformulação no Flamengo?

No comando do Flamengo, Tite está diante de um processo natural de reformulação do elenco visando 2024. Entre os principais atletas do elenco, Bruno Henrique, Everton Ribeiro e Filipe Luis tem seus contratos encerrando no final deste ano.

Questionado sobre esse processo de renovação do elenco, o novo comandante foi evasivo. Destacou o foco na Libertadores e nos 12 jogos restantes da temporada, como sua prioridade junto ao elenco.

“O técnico é uma figura importante na engrenagem do clube, mas acima na hierarquia tem uma direção, que já tem uma diretriz… Há um encaminhamento, porém são 12 jogos decisivos, e todos são importantes para a classificação para a Libertadores”, enfatizou Tite.

Estreia de Tite no Flamengo

O Flamengo terá Tite como técnico à beira de campo pela primeira vez na próxima quinta-feira (20). O treinador comandará a equipe diante do Cruzeiro em Minas Gerais. A partida será válida pela 27ª rodada do Brasileirão e acontecerá às 19h00 (horário de Brasília), no Mineirão.

COMPARTILHE: