Notícias

Direção veicular: faltas que mais reprovam no exame do Detran

Cerca de 20,34% das pessoas são reprovadas nos exames práticos; Confira essa lista e prepare-se da melhor maneira possível para conseguir sua CNH

O exame de direção veicular é uma etapa crucial na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação – CNH (ou mudança de categoria de Habilitação), e requer que os candidatos demonstrem habilidade e conhecimento no manuseio de um veículo. O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) é responsável por realizar o exame e aprovar ou reprovar o candidato com base em sua performance.

Infelizmente, muitos candidatos são reprovados por cometer faltas durante o exame. Embora algumas faltas possam ser consideradas pequenas ou bobas, elas ainda podem ser o suficiente para causar a reprovação.

Dados coletados pelo Setor de Estatística do Detran contabilizaram a efetivação de 88.896 exames práticos monitorados de direção veicular durante o ano de 2022. Desse total, a quantidade de aprovações foi de 70.817, ou seja, 79,66% dos candidatos foram considerados aptos, e 18.079 de usuários foram inaptos, alcançado um índice de reprovação de 20,34%.

A seguir, listamos as faltas mais comuns que resultam na reprovação do exame de direção veicular do Detran por categoria de habilitação:

Categoria A (motocicletas)

  • “colocar os pés no chão com o veículo em movimento” (25,70%);
  • “não manter o equilíbrio na prancha, saindo lateralmente” (25,45%);
  • “iniciar a prova sem estar com o capacete devidamente ajustado na cabeça, ou sem viseira ou óculos de proteção” (16,75%);
  • “descumprir o percurso preestabelecido” (15,15%), os erros mais encontrados.

Na Categoria B (Carros, picapes e vans)

  • falta eliminatória de “avançar sobre o balizamento quando é realizado o estacionamento em vaga de veículos” foi a mais pontuada, chegando a 46,77% das eliminações;
  • seguida por “avançar sobre meio-fio” (31,25%);
  • “desobedecer à sinalização semafórica de parada obrigatória” (12,76%).

Na Categoria D (ônibus, micro-ônibus, vans de passageiros)

  • O maior número de eliminações foi resultante da infração de “avançar sobre o meio-fio” (57,31%);
  • Vindo logo depois “avançar sobre o balizamento quando é realizado o estacionamento em vaga de veículos” (15,24%);
  • Por fim, na Categoria E (treminhões, ônibus articulados), a falta de “não colocar o veículo na área balizada” respondeu por 61% das reprovações.

O coordenador de Habilitação de Condutores do Detran, Jonas Godeiro, explicou que a divulgação das faltas eliminatória mais incidentes no processo de avaliação prática de motoristas é justamente uma iniciativa para que o candidato tenha mais atenção nessa provas e possa ser aprovado.

Todo o processo de avaliação prática é importante para a aprovação do candidato. Ele deve estar atento a todos os itens analisados. Agora a falta eliminatória é preciso maior atenção, pois se cometer já está reprovado, tendo que refazer o exame. Essa divulgação das infrações eliminatórias mais comuns é uma forma do Detran alertar para o que mais reprovou em 2022 e para que o candidato cumpra essa fase com maior cuidado e alcance êxito no final”, comentou Jonas Godeiro.

A prova prática monitorada de direção veicular é a última etapa para que o cidadão possa ter direito à CNH. O Detran realiza esses exames de forma itinerante no interior do RN e de maneira fixa a exemplo de Natal e Mossoró, onde cidadão pode agendar a valaição diretamente pela internet no Portal de Serviços do Detran (https://portal.detran.rn.gov.br/servicos/habilitacao).

Em resumo, o exame de direção veicular do Detran é uma etapa importante para a obtenção da CNH e requer que o candidato demonstre habilidade e conhecimento no manuseio de um veículo. É importante se preparar e conhecer bem as regras de trânsito para garantir uma performance segura e eficiente durante o exame.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.