Destaques, Tecnologia

Conheças as principais características do JavaScript

Se você tem interesse em investir na carreira de programador, então certamente vai adotar no seu vocabulário diário a palavra JavaScript. Essa linguagem de programação é muito famosa quando o assunto é a criação de sites.

A linguagem JavaScript, criada pelo desenvolvedor Brian Eich em 1995, atualmente está no mesmo nível de importância da linguagem CSS e do HTML. Graças ao JavaScript os sites adquirem mais funcionalidades, facilitando a interação com o usuário.

Por ser uma linguagem voltada para a web, grande parte dos navegadores que utilizamos para acessar a internet já contam com estruturas e motores voltados para funcionamento do JavaScript.

No entanto, é sempre bom esclarecer: ainda que os nomes sejam semelhantes, JavaScript é diferente da linguagem Java.

JavaScript no seu dia a dia

Quem atua no ramo da programação é requisito básico saber como funciona e para que serve essa linguagem de programação.

Por outro lado, mesmo quem não trabalha como programador, mas usa diariamente a internet (ou seja, boa parte da população mundial), se depara com o JavaScript no seu dia a dia.

Por ser uma linguagem voltada para a web e ser muito importante para os navegadores, ele é praticamente onipresente na internet. Sendo assim, não se surpreenda ao perceber que a maioria dos sites conta com JavaScript em seus sistemas.

Por isso, se você pretende criar um blog para a sua empresa, ou quem sabe até investir na administração de uma loja virtual, lá vai estar o JavaScript para ajudar você, ainda que você não saiba.

Até mesmo os imbatíveis WordPress e Joomla!, duas das mais importantes plataformas para a criação de projetos web utilizam recursos do JavaScript em sua estrutura.

Nos sites e páginas da web, o JavaScript entra em cena realizando uma série de tarefas importantes, tais como adquirir e enviar informações importantes do navegador do usuário, bem como validar formulários antes de enviar para o servidor.

E você sabe aqueles detalhes interativos que aparecem em alguns sites, tais como jogos, recursos multimídia e elementos animados? Pois então, tudo isso é mérito do JavaScript.  

JavaScript no mundo dos games

Se você pretende investir em um projeto web voltado para games, além de ter que utilizar uma hospedagem VPS, que traz uma série de benefícios para esse tipo de empreitada, certamente você vai se deparar com a linguagem JavaScript.

No caso o VPS (Servidor Virtual Privado) é vantajoso para projetos que envolvem games online, pois ele conta com recursos importantes para o bom funcionamento de sites com elevado volume de tráfego.

Já a linguagem JavaScript, diante da sua versatilidade em relação a elementos interativos e animados em sites, é bastante recomendado para o desenvolvimento de games.

Nesse caso, é possível contar com frameworks de JavaScript destinados especialmente para a elaboração de jogos. O Phaser, por exemplo, é um desses frameworks.

As características básicas da linguagem JavaScript

Os motivos que tornam essa linguagem uma das mais utilizadas e conhecidas no ramo da programação são vários. Veja mais a seguir!  

Baseada em objetos

Devido a essa característica, não se torna complicado para o usuário se adaptar a essa linguagem.

A grande parte das propriedades de um objeto na linguagem JavaScript pode ser enumerada por meio de uma estrutura baseada em repetição “for… in…”.

Funcionalidade

A linguagem JavaScript apresenta funções de primeira classe, funções aninhadas e fechamentos. Cada uma delas conta com as suas características específicas.

Versatilidade

Pode ser aplicada em projetos em Desktop e também para dispositivos móveis. Atualmente, em que a tecnologia mobile é importante para o êxito de muitos projetos web, o JavaScript ganha ainda mais relevância.

Como aprender e dominar os conceitos da JavaScript

Se você é um profissional da área da programação ou apenas um entusiasta do assunto, vale lembrar que se a sua intenção é aprender como utilizar essa linguagem, existem várias possibilidades.

Além disso, antes de se aventurar no maravilhoso mundo do JavaScript, é importante já possuir uma noção básica de programação, especialmente conhecendo alguns outros programas, tais como o HTML e o CSS.

Por se tratar de uma linguagem muito famosa e tão influente nos mais variados projetos web, existe um vasto material a respeito dela, tais como blogs, e-books, vídeos e artigos.

Há também apostilas e outros tipos de conteúdo fora da web que podem ser de grande auxílio em seus estudos. Além disso, existem cursos online de programação que certamente irão abordar o tema JavaScript.

Conclusão

Seja na criação de um site, um blog ou até mesmo para o bom funcionamento de uma loja virtual, a linguagem JavaScript marca presença.

Por essa razão, profissional ou não de programação, vale a pena saber como é o funcionamento e como essa linguagem poderá trazer vários benefícios para o seu projeto web.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.