Notícias

Caixa inicia pagamentos do abono salarial de 2021

É importante ressaltar que o abono salarial é um direito dos trabalhadores, e o valor pago não é descontado do salário

A Caixa Econômica Federal começou a pagar, nesta quarta-feira (15 de fevereiro), o abono salarial referente ao ano-base 2021 para trabalhadores da iniciativa privada nascidos em janeiro e fevereiro. O benefício será pago aos trabalhadores que estão inscritos no Programa de Integração Social (PIS) e que tenham trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada em 2021, recebendo uma remuneração média de até dois salários mínimos.

O abono salarial é um benefício garantido pela Constituição Federal e tem como objetivo auxiliar os trabalhadores de baixa renda a complementarem seus rendimentos. O valor do abono pode chegar a um salário mínimo, que atualmente está fixado em R$1.302,00. O benefício é pago de acordo com o mês de nascimento do trabalhador e estará disponível para saque até 28 de dezembro.

Além dos trabalhadores da iniciativa privada, o abono salarial também será pago a servidores públicos, militares e empregados de estatais inscritos no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). O pagamento para esses trabalhadores também começou nesta quarta-feira e será feito pelo Banco do Brasil.

Para ter direito ao benefício, é preciso que o trabalhador esteja inscrito no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos e tenha trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base do benefício. Além disso, a remuneração mensal média do trabalhador não pode ter ultrapassado dois salários mínimos.

É importante ressaltar que o abono salarial é um direito dos trabalhadores, e o valor pago não é descontado do salário. Caso o trabalhador não saque o valor até a data limite, os recursos voltarão para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que é responsável por financiar o seguro-desemprego e o abono salarial.

Para receber o abono salarial, os trabalhadores devem estar atentos aos prazos e documentação necessária. Para os trabalhadores inscritos no PIS, é necessário apresentar o Cartão do Cidadão e senha cadastrada. Já para os servidores públicos inscritos no Pasep, é preciso apresentar um documento de identificação com foto.

Calendário do abono PIS/Pasep para 2023

Abono PIS – Concedido pela Caixa Econômica Federal

Disponível para aqueles que trabalharam em empresas privadas:

  • Janeiro e fevereiro – de 15/02/2023 até 28/12/2023;
  • Março e abril – de 15/03/2023 até 28/12/2023;
  • Maio e junho – de 17/04/2023 até 28/12/2023;
  • Julho e agosto – de 15/05/2023 até 28/12/2023;
  • Setembro e outubro – de 15/06/2023 até 28/12/2023;
  • Novembro e dezembro – de 17/07/2023 até 28/12/2023.

Abono Pasep – Concedido pelo Banco do Brasil

Disponível para aqueles que trabalharam em empresas públicas:

  • 0 – 15/02/2023 até 28/12/2023;
  • 1 – 15/03/2023 até 28/12/2023;
  • 2 e 3 – 17/04/2023 até 28/12/2023;
  • 4 e 5 – 15/05/2023 até 28/12/2023;
  • 6 e 7 – 15/06/2023 até 28/12/2023;
  • 8 e 9 – 17/07/2023 até 28/12/2023.

Os valores pagos a cada trabalhador variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2021. Devem receber o benefício cerca de 22 milhões de pessoas, com valor total de mais de R$ 20 bilhões.

A Caixa informou que o crédito será depositado automaticamente para quem tem conta no banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser feito com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, sempre de acordo com o calendário de pagamento.

Abonos esquecidos: saiba como recuperar o dinheiro do PIS/Pasep referente a 2020

Milhares de trabalhadores ainda podem recuperar o dinheiro do abono salarial do PIS/Pasep referente a 2020, que ficou disponível até o dia 29 de dezembro do ano passado. Segundo dados do Ministério do Trabalho, cerca de 400 mil pessoas não retiraram o benefício, o que equivale a menos de 1% dos trabalhadores com direito ao PIS e a 10% com direito ao Pasep.

Mas se você esqueceu de sacar o seu abono salarial de 2020, não se preocupe. Ainda é possível recuperar o dinheiro, desde que você entre com recurso administrativo em até cinco anos. Veja a seguir como fazer o pedido ao Ministério do Trabalho.

Como pedir o abono salarial esquecido

Existem três formas de pedir o abono salarial esquecido ao Ministério do Trabalho: presencialmente, por telefone ou pela internet. Confira os detalhes de cada opção.

Presencialmente

O pedido presencial pode ser feito em qualquer unidade do Ministério do Trabalho, incluindo superintendências regionais de Trabalho e Emprego, gerências regionais do Trabalho e Emprego, agências regionais, agências do Sistema Nacional do Emprego (Sine) e unidades móveis do trabalhador.

Para encontrar o endereço mais próximo, acesse a página do Ministério do Trabalho na internet.

Por telefone

O pedido por telefone deve ser feito por meio da Central Alô Trabalhador, no número 158. As ligações são recebidas das 7h às 19h e são gratuitas para telefones fixos, mas são cobradas para celulares.

Pela internet

O trabalhador pode fazer o pedido pela internet, por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou por e-mail. No caso do e-mail, a mensagem deve ser enviada para trabalho.uf@economia.gov, trocando “uf” pela sigla da unidade da Federação onde o trabalhador mora.

Não se esqueça de levar a documentação

Independente da forma escolhida para fazer o pedido ao Ministério do Trabalho, é importante levar a documentação necessária para comprovar o direito ao abono salarial. Será preciso apresentar um documento de identificação com foto e o número do PIS/Pasep.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.