Variedades

As 5 teorias da conspiração mais populares: verdade ou fantasia?

Lista com as cinco teorias da conspiração mais famosas do mundo

Você já se perguntou se as verdades que nos são apresentadas são, de fato, a realidade? Teorias de conspiração existem há muito tempo, desde a antiguidade, mas com a era digital e a facilidade de compartilhamento de informações, essas teorias se espalharam ainda mais.

Neste artigo, vamos discutir as cinco teorias de conspiração mais famosas da história e examinar o que há de verdadeiro ou fictício em cada uma delas.

Teoria da Terra Plana

Você já parou para pensar que a Terra pode ser plana? Parece absurdo, mas essa é exatamente a teoria que vem ganhando força nos últimos anos, apesar de todas as evidências científicas e observações empíricas em contrário. Mas afinal, de onde vem essa teoria da conspiração da Terra plana?

Teoria da Terra Plana
Foto: Pixabay

Os defensores da teoria afirmam que a Terra é um disco plano cercado por uma barreira de gelo na borda, com o sol e a lua orbitando em círculos acima dela. Segundo eles, a razão pela qual a maioria das pessoas acredita que a Terra é esférica é porque a NASA e outras organizações governamentais estariam envolvidas em uma grande conspiração para encobrir a verdadeira forma do planeta.

Mas se isso fosse verdade, como explicaríamos todas as evidências científicas que comprovam a esfericidade da Terra? As imagens de satélite, por exemplo, mostram claramente a curvatura da Terra, além de permitirem a observação de fenômenos como as estações do ano e o movimento das nuvens. E o que dizer das observações feitas por astrônomos ao longo da história, que comprovam a rotação da Terra em torno de seu próprio eixo e sua translação em torno do sol?

Alguns defensores da teoria da Terra plana argumentam que todas essas evidências são falsas e manipuladas por interesses escusos. Mas será mesmo que a NASA e outras organizações seriam capazes de manter uma conspiração dessa magnitude por tanto tempo, envolvendo tantos cientistas e profissionais ao redor do mundo? Parece bastante improvável.

Outra questão importante é que a teoria da Terra plana não apresenta uma explicação satisfatória para muitos fenômenos naturais, como as marés, o movimento dos planetas e estrelas e a forma das sombras durante um eclipse lunar. A esfericidade da Terra é fundamental para compreendermos esses fenômenos, e a teoria da Terra plana simplesmente não oferece uma explicação plausível para eles.

Apesar de todas essas evidências em contrário, a teoria da Terra plana vem ganhando cada vez mais adeptos ao redor do mundo, especialmente nas redes sociais. Muitos defensores da teoria afirmam que estão apenas questionando a ciência estabelecida e defendendo a liberdade de pensamento. Mas será mesmo que acreditar em uma teoria da conspiração sem fundamentos é um sinal de pensamento crítico?

11 de setembro

O atentado de 11 de setembro de 2001 foi um dos eventos mais chocantes e traumáticos da história recente dos Estados Unidos. Dois aviões comerciais foram sequestrados e colidiram contra as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York, resultando na morte de quase 3.000 pessoas.

Foto: Reprodução/Netflix

No entanto, desde o ocorrido, uma teoria de conspiração vem circulando por aí, que questiona os eventos que levaram ao ataque e o papel do governo dos EUA na sua execução. De acordo com essa teoria, os atentados de 11 de setembro foram na verdade uma operação interna realizada pelo próprio governo dos EUA para justificar a invasão do Afeganistão e do Iraque e expandir seu domínio no Oriente Médio.

Os defensores dessa teoria argumentam que o governo dos EUA tinha motivos políticos e econômicos para realizar o ataque. Alegam que as torres foram derrubadas por uma demolição controlada e que os aviões foram apenas um disfarce. Eles também apontam para o fato de que o edifício 7 do World Trade Center, que não foi atingido por nenhum avião, também desmoronou, sugerindo a presença de explosivos.

No entanto, a maioria dos especialistas em aviação e engenharia civil rejeitam a teoria da conspiração do 11 de setembro, citando evidências científicas e lógicas que contradizem essas alegações. A investigação oficial liderada pelo governo dos EUA concluiu que os ataques foram realizados por um grupo terrorista liderado pela organização Al-Qaeda e não encontrou nenhuma evidência de envolvimento do governo dos EUA.

Além disso, muitas pessoas que estavam diretamente envolvidas nos eventos, incluindo sobreviventes, parentes das vítimas e investigadores, testemunharam sobre o que viram e ouviram no dia do ataque, refutando a teoria da conspiração.

Mas por que essa teoria continua a ser tão popular e persistente? Talvez seja porque a história oficial é tão chocante e difícil de aceitar que as pessoas preferem acreditar em uma explicação mais simples e manipulada pelos governantes. Além disso, o acesso fácil à informação e a capacidade de disseminar teorias da conspiração na internet tornou mais fácil para indivíduos compartilharem essas ideias e reunir seguidores.

Mas a teoria da conspiração do 11 de setembro não apenas perpetua informações falsas, mas também é profundamente ofensiva para as vítimas e suas famílias. Ela sugere que seus entes queridos foram mortos como parte de um plano malicioso do próprio país, desmerecendo sua dor e perda.

Nova Ordem Mundial

A teoria da conspiração da Nova Ordem Mundial (NOM) é uma das mais controversas e temidas entre as teorias da conspiração. Essa teoria afirma que existe um grupo secreto de elites globais que conspiram para estabelecer um governo único e centralizado em todo o mundo, conhecido como a Nova Ordem Mundial. Essa teoria ganhou popularidade nos anos 90 e ainda é discutida por muitas pessoas hoje em dia.

A crença na Nova Ordem Mundial geralmente está ligada à ideia de que as elites mundiais são controladas por uma força oculta, como os Illuminati ou a Maçonaria. Segundo a teoria, essas sociedades secretas trabalham em conjunto para controlar a economia, a política e a cultura, a fim de atingir seus objetivos.

Teoria da Nova Ordem Mundial
Imagem: Adobe Stock

Os conspiradores por trás da Nova Ordem Mundial seriam pessoas influentes em áreas como a política, a mídia e as finanças. Eles estariam manipulando a opinião pública para obter o controle completo sobre o mundo. Essa conspiração envolveria, entre outras coisas, a implementação de um governo mundial, a redução da população mundial através de meios como guerras, doenças e controle da natalidade, e a criação de um estado de vigilância total.

A teoria da Nova Ordem Mundial é baseada em várias suposições e teorias conspiratórias, incluindo a ideia de que o atentado de 11 de setembro foi uma conspiração orquestrada pelas elites globais para justificar a guerra contra o terrorismo e a invasão do Iraque. Outra teoria associada é a suposta criação do vírus da AIDS em laboratórios para reduzir a população mundial.

Os defensores da teoria da Nova Ordem Mundial frequentemente apontam para os símbolos usados pelas sociedades secretas como evidência de sua existência, como a pirâmide e o olho que tudo vê na nota de um dólar americano. Eles também citam discursos e documentos históricos de líderes mundiais, como o ex-presidente americano George H.W. Bush, que mencionou a Nova Ordem Mundial em um discurso em 1991.

No entanto, muitos dos argumentos usados pelos defensores da teoria da Nova Ordem Mundial foram desacreditados por especialistas em história, política e ciência. Não há evidências concretas de que uma elite mundial esteja controlando os destinos do mundo ou trabalhando em conjunto para estabelecer uma Nova Ordem Mundial.

Alguns críticos também afirmam que a teoria da Nova Ordem Mundial tem raízes em preconceitos, como o antissemitismo, já que algumas das sociedades secretas citadas são historicamente associadas a pessoas de origem judaica.

Anunnakis

Você já ouviu falar dos Anunnakis? Se não, prepare-se para mergulhar em uma das teorias mais controversas e misteriosas da conspiração. De acordo com essa teoria, os Anunnakis eram uma raça alienígena altamente avançada que visitou a Terra há milhares de anos e teve um papel significativo em nossa história.

A história dos Anunnakis começa com as tabuletas de argila sumérias, que foram descobertas na antiga Mesopotâmia. Essas tabuletas contêm histórias que descrevem os Anunnakis como deuses que desceram à Terra para criar a humanidade. Segundo essa teoria, eles foram responsáveis por ensinar aos seres humanos sobre agricultura, astronomia e outras habilidades avançadas.

Teoria da conspiração dos Anunnakis
Imagem: Domínio Público

Alguns teóricos da conspiração acreditam que os Anunnakis eram responsáveis por algumas das estruturas antigas mais impressionantes do mundo, como as pirâmides do Egito e da América Central. Essas estruturas são consideradas impossíveis de serem construídas na época em que foram criadas e, portanto, acreditam que a tecnologia avançada desses seres foi usada para sua construção.

Além disso, a teoria da conspiração dos Anunnakis também sugere que essa raça alienígena controla secretamente o mundo hoje. Alguns acreditam que eles são os verdadeiros governantes do mundo e usam a elite global como seus representantes. Aqueles que sustentam essa teoria afirmam que os governos e as organizações internacionais são apenas fachadas para o verdadeiro poder dos Anunnakis.

Então, qual é a evidência para apoiar essa teoria da conspiração? A verdade é que não há evidências concretas para apoiar a existência desses seres alienígenas. A maioria dos especialistas em história, arqueologia e ciência considera a história dos Anunáquis como um mito antigo, sem base científica.

No entanto, aqueles que acreditam na teoria dos Anunáquis argumentam que há evidências em toda a história e arqueologia que apontam para sua existência. Eles apontam para os desenhos antigos que representam seres que se assemelham aos Anunáquis, bem como as descobertas de ossos e crânios que possuem características que não são típicas dos humanos.

Mas essas “evidências” são frequentemente consideradas como interpretações equivocadas ou simplesmente fraude. Alguns acreditam que essa teoria é uma forma de escapismo da realidade, uma maneira de explicar a complexidade do mundo e da história com uma narrativa mais simples e misteriosa.

No final das contas, a teoria da conspiração dos Anunáquis permanece altamente controversa e sem provas substanciais. Embora a história possa ser fascinante, é importante lembrar que não há nenhuma evidência real que comprove a existência desses seres alienígenas. Como com todas as teorias da conspiração, é importante analisar os fatos e a ciência por trás das afirmações antes de aceitá-las como verdadeiras.

Teoria da conspiração do aquecimento global

O aquecimento global é um assunto que tem sido discutido há décadas, com muitas teorias da conspiração surgindo ao longo do tempo. A ideia principal é que governos e organizações internacionais estão exagerando a gravidade do aquecimento global e seus efeitos negativos para ganhar controle político e financeiro.

No entanto, a ciência prova que o aquecimento global é real e é causado principalmente pela atividade humana. As emissões de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono, resultantes da queima de combustíveis fósseis e outras atividades humanas, contribuem para o aumento da temperatura média da Terra. O derretimento das calotas polares, o aumento do nível do mar e a intensificação de fenômenos climáticos extremos são apenas alguns dos efeitos que já estão sendo sentidos em todo o mundo.

Teoria da conspiração do aquecimento global
Imagem: Adobe Stock

Apesar dessas evidências científicas, muitos indivíduos e grupos ainda afirmam que o aquecimento global é uma farsa. Alguns acreditam que a mudança climática é simplesmente um ciclo natural do planeta, enquanto outros afirmam que os governos estão exagerando a situação para impor medidas draconianas de controle da população e da economia.

Essas teorias conspiratórias são frequentemente baseadas em informações falsas ou distorcidas, que são divulgadas por fontes pouco confiáveis ​​ou por indivíduos com interesses próprios. A verdade é que o aquecimento global é um fenômeno complexo que requer a cooperação global para ser enfrentado. É necessária uma mudança significativa no comportamento humano para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e limitar o impacto do aquecimento global.

Embora muitas pessoas ainda acreditem nas teorias da conspiração do aquecimento global, a maioria dos cientistas concorda que a mudança climática é um problema real e urgente que precisa ser enfrentado. A negação ou minimização da gravidade do aquecimento global só atrasa a tomada de medidas importantes para proteger nosso planeta e suas futuras gerações.

Portanto, é importante que todos entendam a realidade do aquecimento global e trabalhem juntos para encontrar soluções para mitigar seus efeitos. Isso pode incluir reduzir as emissões de gases de efeito estufa, aumentar a eficiência energética, investir em fontes de energia renovável e promover práticas sustentáveis ​​em todas as áreas da vida.

Acreditar em teorias da conspiração pode ser bastante perigoso. Elas podem levar as pessoas a rejeitarem fatos científicos estabelecidos, propagando informações falsas e potencialmente prejudiciais para a sociedade. Além disso, a crença em teorias conspiratórias pode gerar um clima de desconfiança e paranoia, afetando negativamente a saúde mental das pessoas e a própria dinâmica da sociedade.

É importante que as pessoas tenham acesso a informações confiáveis e baseadas em evidências científicas, a fim de evitar a propagação de teorias da conspiração sem fundamentos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.