Portal N10

Aquisição de carro sem impostos

Você está planejando comprar um carro 0 km?

Você está planejando comprar um carro 0 km? Veja, neste artigo, algumas dicas importantes que separei para você e que podem lhe ajudar muito na hora de adquirir o seu veículo.

As vantagens de ter um veículo novo são muitas. No seu dia a dia, quantas situações exigem um deslocamento ágil, não é mesmo? Muitas vezes, desistimos de ir aos lugares desmotivados pela ideia de enfrentar um ônibus lotado e que demora horas para chegar ao destino.

Sem falar nos dias de tempo ruim em que uma simples ida ao trabalho parece mais um filme de aventura! Se levarmos em consideração o conforto que um carro novo proporciona, a tentação de comprar um é muito grande.

Outro fator que contribui de forma relevante na decisão de comprar um veículo são as exigências do estilo de vida do mundo moderno. Por exemplo, a maioria das pessoas trabalha durante o dia e estuda à noite. Além disso, muitos fazem academia ou frequentam algum tipo de curso complementar.

Pensando nisso, elaborei este artigo com informações que podem fazer com que você economize um bom dinheiro. Acompanhe este artigo até o final e descubra se você tem direito a descontos na compra de um carro novo.

Conhecendo os preços abusivos dos carros novos disponíveis no mercado e estando cientes de que boa parte desse valor refere-se aos vários impostos automaticamente embutidos, percebe-se o quanto é necessário correr atrás de alternativas que facilitem as condições de compra.

Alguns cuidados são fundamentais na hora da compra de um veículo novo, por exemplo:

 

  • Comparar valores. Se você está disposto a adquirir um carro novo, é bom que você esteja disposto a bater perna por aí. Isso porque existem muitas concessionárias, e essa concorrência faz com que elas adotem medidas para conquistar o cliente, como, por exemplo, ofertas de preços mais atrativos. Portanto, vale a pena pesquisar os valores, pois você poderá poupar um bom dinheiro.

 

  • Prefira modelos de veículos fabricados no ano passado. Muitas vezes, os modelos do ano passado estão em oferta porque, devido à crise, eles ainda continuam no estoque, e as lojas terão grande disposição em vendê-los. Com esse procedimento, você poderá poupar entre 10% e 20% de desconto.

 

  • Negocie o seu veículo usado de forma particular. Se você tiver um carro e a sua intenção for entrega-lo à concessionária como entrada no negócio, não o faça. Apesar de ser um negócio que oferece mais segurança e praticidade, ele não é financeiramente a sua melhor opção. Em vez disso, você pode anunciá-lo nos vários recursos disponíveis na internet, por exemplo. Certamente, você irá achar esse método mais trabalhoso, mas pelo menos você não perderá de 10% a 15% do valor do seu veículo na troca. Outro fator que pode valorizar o seu veículo é deixá-lo sempre em dia com as revisões, assim como deixá-lo sempre com aparência limpa.

 

  • Prefira lançamentos de versões reestilizadas. Caso você não se importe em adquirir uma versão prestes a ser substituída (do modelo que você tem interesse), você poderá conseguir um preço bem mais acessível em lojas dispostas a queimar estoque.

 

  • Aproveite os programas de benefícios. Fique atento aos programas de descontos ofertados pelas montadoras. Por exemplo, há montadoras que oferecem cartões de crédito para você conseguir comprar um carro zero quilômetro.

 

  • Usufrua dos benefícios previstos por lei. Conforme o inciso IV da Lei N° 10.690, todas as “pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autistas” têm direito de usufruir do benefício.

 

Esse benefício trata-se de um direito de até 30% de desconto em impostos. Esse benefício abrange uma considerável parcela de usuários do trânsito brasileiro. A lei, válida desde 16 de junho de 2003, beneficia certos casos e condições do cidadão que vai adquirir o seu veículo.

 

Muitas pessoas não sabem que têm esse direito e acabam pagando o valor cheio do veículo novo, sendo que os preços dos carros novos que se encontram no mercado geralmente são abusivos. No entanto, uma boa parte desse valor refere-se aos impostos, como:

 

IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);

ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);

IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores).

 

Os beneficiados são portadores de enfermidades específicas, como:

  • Parkinson, hérnia de disco, câncer, artrose, artrite reumatoide, hepatite c, diabetes, derrame, nanismo, escoliose, paraplegia, amputação, tetraplegia, tendinite, bursite, paralisia cerebral, Síndrome de Down, vítimas de AVC, hemofilia, portadores de HIV positivo, lesão por esforço repetitivo, dentre outras.

 

Devo lembrar que eu citei apenas alguns casos em que se pode requerer a isenção. A estimativa é que esse direito é válido para, aproximadamente, 70 situações.

 

Para receber o benefício, é preciso que você vá até os órgãos competentes e dê entrada ao processo de isenção. Você deverá se certificar se na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) o motorista é identificado como PNE (Portador de Necessidade Especial).

Se não for, será preciso que você procure o DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) do seu estado e faça uma perícia médica. Em seguida, você deverá, com o laudo médico em mãos, procurar um CFC (Centro de Formação de Condutores) para alterar o documento.

 

Após essa etapa, você deverá ir à Receita Federal munido do laudo médico e de outros documentos necessários e solicitar a isenção do IPI. O próximo passo é escolher o modelo na concessionária.

 

Lembrando que o carro deverá ser 0 km, nacional e seu valor deverá ser de até 70 mil reais. Você receberá, na concessionária, uma carta, que deverá ser levada até a Secretaria da Fazenda do Estado e pedir a isenção do ICMS.

 

Depois de ter comprado o veículo, você deverá apresentar o documento ao DETRAN, o qual será nomeado como “intransferível”, sendo possível, então, solicitar a isenção do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor).

 

Para ajudar você nesse processo de aquisição de um carro novo com desconto, o Doutor Multas se propõe a tirar todas as suas dúvidas. Se você quer saber se tem direito a esse benefício, entre em contato com o Doutor Multas, a minha equipe fará a análise do seu caso gratuitamente. Deixe seu comentário. Compartilhe.

You might also like
1 Comment
  1. tgs says

    Olá !! Sou portador de HIV e queria saber se tenho desconto na compra de um caro novo e isenções dos impostos?

Leave A Reply

Your email address will not be published.