ColunasWagner Santos

Como administrar uma clínica médica?

Administrar uma clínica médica. O trabalho de administrar qualquer coisa nessa vida pode parecer um desafio bem grande. Sem contar que a maioria de nós não frequentou um curso de administração ou sequer temos experiência, talvez.

Contudo, qualquer trabalho se torna mais simples quando se tem as ferramentas certas para tal. É sobre isso que falaremos neste artigo. Afinal, como se administra uma clínica médica?

O que faz um gestor clínico?

Um gestor clínico se trata de um profissional responsável por tudo o que acontece dentro de uma clínica médica. Seu trabalho envolve toda a parte administrativa, desde  pensar o espaço físico, por exemplo, até a contração e qualidade dos atendimentos.

A missão de um gestor nessa área é a de zelar por toda a vida de uma clínica médica. Isso quer dizer, por exemplo, que um profissional nessa função precisa ser atento aos detalhes.

Começar a trabalhar na área com a consciência de que os detalhes fazem toda a diferença, já é um ótimo passo. Isso, somado ao esforço diário e às ferramentas certas, garantirão o sucesso da clínica.

O que é uma gestão clínica?

A gestão clínica é aquilo que faz com que a clínica seja verdadeiramente uma clínica. Em outras palavras, trata-se de fazer a clínica andar, ir para frente e crescer. O sucesso de uma gestão se dá quando  se tem pessoas que sabem bem o que estão fazendo.

Mas como se pode saber de tudo isso para que a coisa aconteça? Uma pessoa que trabalha com a gestão clínica tem duas opções. Ela pode muito bem se arriscar, e confiar no seu taco, mesmo sendo perigoso. Ou pode, por exemplo, recorrer a uma consultoria em gestão clínica.

Com certeza, aprender com quem sabe é uma grande iniciativa para quem deseja levar o negócio a grandes patamares.

Por onde começar?

O primeiro passo para quem quer começar do jeito certo é observar como acontece o dia a dia de uma clínica. Depois disso, é muito útil pensar em quais são os objetivos de uma clínica. Ou seja, para que é que ela serve.

Sim, uma clínica existe para atender as pessoas. Portanto, começar com o pé direito uma gestão de clínica médica é pensar desde o início nas pessoas. Quais são as características de uma clínica que as pessoas gostariam de encontrar ao chegarem ali?

É claro que com uma ajuda isso se torna ainda mais fácil de se pensar. Toda a logística de uma clínica deve ser pensada em seus detalhes. Para isso se pode contar com a Seven Gestão, por exemplo. Saber como fazer do jeito certo é a maneira ideal para uma gestão de qualidade.

Veja tambem:

Dicas para uma gestão clínica de sucesso!

Os exemplos sempre são grandes instrumentos para entendermos o que devemos fazer. Então, queremos agora te oferecer algumas dicas para que a sua gestão possa garantir a qualidade no atendimento numa clínica.

Observemos as mais importantes:

1. Legislação

Para que um espaço desse tipo exija, precisa estar em conformidade com a legislação. O que isso quer dizer? A primeira coisa que precisa pensar ao iniciar uma administração clínica é se tudo está corretamente nas normas da lei. Ou seja, alvará, certificação sanitária e o que mais for  preciso.

2.  Equipe

O gestor que conta com uma equipe proativa faz do seu trabalho algo muito mais participado. Quando a equipe acredita no trabalho que faz, todos são os olhos e mãos do gestor. Isto é, prontos a ver e a mudar o que for preciso.

Toda a equipe é uma grande administradora. Por isso, saiba escolher bem na hora de contratar a sua.

3. Finanças

O grande vilão de um negócio são os gastos. E é claro que com a clínica não é muito diferente. Portanto, o controle é sempre necessário. Por isso, é muito bom ter um sistema bom para acompanhar as finanças e ver como andam os gastos na clínica.

Depois disso, o próximo passo é pensar nas pequenas atitudes de todos os dias que farão com que se economize mais.

4. Qualidade do atendimento!

Tenha sempre a certeza de que não há uma maneira melhor de aumentar a qualidade do atendimento do que saber a opinião das pessoas. Por isso, pense em maneiras de ter um retorno dos pacientes que ali foram atendidos.

Há uma infinidade de possibilidades para se fazer isso. Desde fichas que se preenche na hora, até mesmo uma conversa ou um questionário online.

Além disso, aceitar o cartão de todos é um excelente caminho para atender mais pacientes.

Conclusão

Nada é tão difícil que não possa melhorar com as ferramentas certas. Por exemplo, se o trabalho de um gestor parece difícil, vimos que o que não faltam são ferramentas para torna-lo mais fácil de lidar. Portanto, na hora de pensar em qual o melhor modelo de gestão para se administrar uma clínica médica, coloque todos os detalhes em um planejamento. Ele será o mapa para vencer esse deságio de fazer tudo funcionar da melhor maneira possível.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.