Home Notícias Variedades Curiosidades Por quê o teclado não está em ordem alfabética? A resposta pode vir da ‘língua inglesa’

Por quê o teclado não está em ordem alfabética? A resposta pode vir da ‘língua inglesa’

Por quê o teclado não está em ordem alfabética? A resposta pode vir da ‘língua inglesa’
Teclado no padrão QWERTY, baseado no idioma inglês
1

Um equipamento mundialmente difundido e utilizado atualmente é o teclado de escrever, e muito provavelmente você já se perguntou por que as letras estão dispostas nele de forma tão aleatória, e não segue o padrão da ordem alfabética. Na verdade, a disposição não é aleatória e a razão é simples e segue uma lógica. Em 1868, o americano Christopher Scholes, inventou o telado QWERTY, inicialmente idealizado para as maquinas de escrever, este nome foi adotado devido à disposição das primeiras seis teclas do teclado.

Scholes estudou quais as combinações de letras mais utilizadas na língua inglesa e dispôs as teclas de forma que o ato de digitar tona-se mais fácil, rápido e eficiente, segundo ele a melhor opção era distanciar as teclas mais utilizadas. Por esse motivo as letras do teclado não seguem a ordem alfabética. A partis disso, este padrão espalhou-se por todo o mundo, sendo hoje adotado pela grande maioria dos teclados de computadores.

Apesar de o teclado QWERTY ser utilizado em todo o mundo, alguns locais usam preferencialmente o teclado AZERTY na França e Bélgica, o teclado QWERTZ na Alemanha ou teclado QZERTY na Itália, mesmo que o teclado de QWERTY ter sido baseado na utilização da língua inglesa, no Brasil ele foi totalmente incorporado, e os brasileiros se adaptaram totalmente ao seu uso.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
  • Detta inkluderar bilder av text med irrelevanta bilder som don lägger sammanhanget. Gör en egen post i stället. Exempel

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!